domingo, 9 de junho de 2019

Há dois anos, Parque do Itapiracó une lazer, saúde e proteção ambiental em São Luís

Atividades de lazer e esporte no Parque do Itapiracó.
(Foto: Nael Reis)
No dia 27 de maio de 1981, foi publicado decreto presidencial instituindo no Brasil a Semana Nacional do Meio Ambiente, para complementar as comemorações pelo Dia do Meio Ambiente, celebrado no dia 5 de junho por recomendação da Organização das Nações Unidas (ONU).

Nos últimos anos, o Maranhão tem avançado nas políticas voltadas para a preservação e uso sustentável do meio ambiente. Um exemplo é a Área de Proteção Ambiental (APA) do Itapiracó, em São Luís. Em 2017, obra de revitalização completa da APA do Itapiracó transformou o parque no maior espaço público de convivência, lazer e proteção ambiental do estado.

Com 322 hectares, a APA Itapiracó contempla três praças (Praça do Atleta, Praça da Criança e Praça da Família), campos de futebol, quadra poliesportiva coberta, parquinhos infantis, circuito de skate, áreas para futebol de areia e futevôlei, o parque atrai diariamente centenas de pessoas que aproveitam a natureza para práticas esportivas e de lazer.

Esse é o caso da cantora e jornalista Lena Machado. Com 10 anos de carreira e três discos gravados, a artista aproveita o tempo em que está longe dos palcos para fazer atividades físicas e encontrar amigas na APA do Itapiracó.

“Eu acho que é esse é um espaço fundamental para a cidade. Acho que todas as áreas urbanas deveriam ter espaços como esses, porque é importante para a saúde e é importante para a cidade. É um espaço de lazer, de encontros, de esporte e de vivência”, avalia Lena Machado.

Beneficiada com equipamentos para lazer e com a recuperação de áreas verdes, a APA Itapiracó atrai pessoas de vários bairros da capital maranhense. O entregador Valdinei Constantino Filho mora no São Bernardo e, sempre que pode, ao sair do trabalho aproveita para fazer exercícios.

“Esse aqui é um local muito bacana. Todos os dias aqui tem muita gente fazendo caminhada. Depois que fizeram o parque ficou muito melhor. É um local que todo mundo vem para cá. Quando eu saio do serviço eu encosto logo aqui para fazer minha caminhada. Me sinto muito bem aqui”, diz Valdinei.

Morador do João de Deus, o corretor de imóveis Ricelly Amaral é adepto do ciclismo e aproveita as ciclovias do Parque Itapiracó para praticar o esporte. Para Ricelly, esse tipo de espaço público é diferenciado por promover a fusão entre sustentabilidade e recreação.

“Acho que além de um espaço desse aqui, que traz o desenvolvimento, é importante que a gente tenha ciclovias por toda a cidade para que a gente possa ter mais sustentabilidade, para gente não poluir o meio ambiente, cuidar da saúde, se locomover pela cidade, isso é qualidade de vida”, ressalta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário