quarta-feira, 28 de fevereiro de 2018

Aprovado projeto que extingue auxílio-moradia para os deputados maranhenses


O Plenário da Assembleia Legislativa do Maranhão aprovou por unanimidade, na sessão desta quarta-feira (28), o Projeto de Decreto Legislativo nº 001/2018, que extingue o auxílio-moradia para os deputados maranhenses. Antes da votação, a proposição passou pela Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ). O texto foi publicado na edição de quinta-feira (22) do Diário Oficial da Casa.

O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Othelino Neto (PCdoB), que conduziu os trabalhos da sessão plenária, destacou a importância da aprovação da matéria. “Este Decreto Legislativo é fruto do entendimento de todos os parlamentares desta Casa. Cabe frisar que este projeto foi concebido em face do momento de dificuldades financeiras que o nosso país está atravessando. Agora, com a extinção deste benefício, a Assembleia fica liberada para aplicar estes recursos em áreas prioritárias”, declarou.

Em seu primeiro parágrafo, a proposta revoga as disposições do Decreto Legislativo nº 448. “Fica revogado o Decreto Legislativo nº 448 que institui o benefício do auxílio-moradia aos deputados da Assembleia Legislativa e dispõe sobre sua concessão”, estabelece o projeto.

Com a aprovação pelo Plenário, o Decreto Legislativo extingue o benefício do auxílio-moradia a que os deputados tinham direito e passa a valer a partir da data de sua publicação.

O projeto é assinado pelo presidente da Casa, deputado Othelino Neto (PCdoB), e pelos outros parlamentares integrantes da Mesa Diretora: Fábio Macedo (1º vice-presidente), Josimar de Maranhãozinho (2º vice-presidente), Adriano Sarney (3º vice-presidente), Levi Pontes (4º vice-presidente), Stênio Rezende (1º secretário em exercício), Zé Inácio (3º secretário) e Nina Melo (4ª secretária).

HISTÓRICO

O auxílio-moradia foi criado na Assembleia Legislativa, no ano de 1984, através da Resolução Legislativa nº 129/84, que previa “encargos gerais de gabinete” e destinava, dentre outras finalidades, verbas com o objetivo de custear despesas com moradia dos deputados.

Em 2001, houve uma regulamentação determinando a forma de concessão do benefício e as vedações à sua concessão, através do Decreto Legislativo nº 241/2001.

Em 2014, ocorreu, através do Decreto Legislativo nº 448/2014, nova regulamentação, detalhando a forma de prestação de contas e de concessão do benefício. Agora, na sessão desta quarta-feira, o auxílio-moradia foi extinto através da Resolução Legislativa nº 468/2018, que revogou o Decreto Legislativo nº 448/2014.

Professor Railson Lima é candidato à Presidência do Sindicato dos Servidores Públicos de Vargem Grande

Professor Railson Lima.
Por Blog do Alpanir Mesquita.

Na tarde desta quarta-feira (28) o professor Railson Lima registrou chapa para concorrer à presidência do Sindicato dos Trabalhadores no Serviço Público Municipal de Vargem Grande/SINTRANSPM-VG. A "Chapa 1 - Só a Luta Muda a Vida", encabeçada pelo professor Railson, conta com Josemar Nascimento como vice-presidente, Vanuza Cristina como tesoureira e Ana Maria (Morena) como secretária.

O grupo que comanda a diretoria do sindicato desde a sua fundação, há mais de 10 anos, desta vez não se entendeu e se dividiu em duas candidaturas. Na Chapa 2: Jeuvane Farias (presidente), Raí Fernandes (vice-presidente), Marcos Bandeira (tesoureiro) e Raimundo Nonato Fernandes (secretário). Na Chapa 3: José Carlos (presidente), Messias (vice-presidente), Mathias Barros (tesoureiro) e Edna Espíndola (secretário).

Vale ressaltar que a eleição para eleger a nova diretoria do sindicato era para ter acontecido ainda em 2017, mas a atual presidente Edna Espíndola fez uma artimanha para se perpetuar mais um ano no poder (reveja aqui e aqui). E como podemos ver, ela não está satisfeita, visto que, ainda permanece na chapa para esta nova eleição.

Há 13 anos temos uma Faculdade que é nossa. Parabéns FAP!

Faculdade do Baixo Parnaíba.

Festejar uma data é sinônimo de reviver o seu significado, é festejar as alegrias que este dia é capaz de proporcionar àqueles que reconhecem o seu valor. No dia de hoje, a cidade de Chapadinha sente-se honrada em poder sediar e viver mais um novo ciclo que se inicia na FAP e reviver este dia é uma alegria imensurável.

São treze anos de muitas histórias que se intercruzaram e de muitos sonhos que deixaram de serem sonhados para se tornarem realidade, exatos 1.286 sonhos.

A FAP surgiu como um projeto que tinha como principal objetivo oferecer uma educação honesta e de qualidade àqueles que confiassem em seu trabalho e ao longo de sua trajetória tem conseguido manter-se fiel ao seu compromisso junto à comunidade de Chapadinha e região.

Atualmente, esta IES tem discutido de maneira veemente sobre a necessidade de compreender e respeitar os direitos humanos no intuito de incitar no outro a necessidade em preservar o respeito mútuo que precisa ser a base das relações e a FAP é um ambiente que se relaciona diretamente à arte de educar!

A cada dia a sociedade tem deixado de lado os seus valores, as pessoas têm se esquecido de preservarem aquilo que as tornam mais humanas, o universo tem sido um terreno propício para o cultivo daquilo que é nocivo para a humanidade, mas são projetos como a FAP que conseguem resgatar, ou mesmo manter íntegro o desejo de que seja contínua a prática da bondade e da sapiência entre os seres humanos.

Hoje, as pessoas que por aqui passaram levaram um pouco da FAP em si e deixaram um pouco delas, e é dessa forma que a IES tem se constituído, de maneira heterogênea, diversificada e coerente aos princípios que norteiam os Direitos Humanos e de cidadania que estão sendo debatidos em nossa contemporaneidade.

As pessoas têm o livre arbítrio de escolherem aquilo que for melhor para as suas vidas e se ao longo desses treze anos a FAP tem sido escolhida pelas pessoas que dela fizeram, fazem e farão parte significa dizer que esta IES é a melhor e a mais digna de confiança da maioria das pessoas, haja vista que ao longo de seus anos de existência o número de sonhos que versam o contexto histórico desta instituição tem sido ampliado significativamente, a isso chamamos sucesso, e esta é a marca da FAP!

Conseguir manter-se no mercado com o seu nome limpo, crédulo diante da comunidade que a recebeu no passado e que hoje sente-se bem representada pela FAP muito nos alegra, muito nos motiva a continuar a nossa caminhada buscando sempre por melhorias que sejam capazes de ampliarem as possibilidades de crescimento de Chapadinha e região.

Festejemos esse dia com honrarias, celebremos o dia 28 de fevereiro com bastante entusiasmo, nos envaideçamos por fazermos parte do contexto histórico e social que a FAP conseguiu melhorar!

Viva a todos nós que fazemos parte dessa história de sucesso! Viva a FAP, porque ela é nossa!

Viva!!!

Adelmo Soares é recebido por Othelino Neto na Assembleia Legislativa


O presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão (AL), deputado Othelino Neto (PCdoB), recebeu, na tarde desta segunda-feira (26), em seu gabinete, o secretário de Estado de Agricultura Familiar, Adelmo Soares, com quem discutiu programas em execução pela pasta, conforme diretrizes do governo Flávio Dino.

“Conversamos a respeito dos programas da Secretaria de Estado de Agricultura Familiar e também sobre algumas ações a serem postas em prática este ano. Foi uma conversa extremamente positiva. Nós temos observado que o governo Flávio Dino investe bastante nesse setor. O secretário Adelmo Soares está desempenhando um bom trabalho para o fortalecimento da agricultura familiar no Estado. O governo Flávio Dino, entre outras coisas, valoriza o homem do campo e investe em capacitação”, ressaltou o deputado.

Adelmo Soares afirmou que vários programas e ações estão em andamento. “No fim de semana, por exemplo, promovemos o ‘Dia D do mais IDH’, com a entrega de sementes selecionadas. No próximo dia 23, teremos vasta programação voltada para o trabalhador rural”, anunciou.

E acrescentou: “O governo Flávio Dino mostra-se atuante na área da agricultura familiar, pois as ações são variadas. Com relação à Assembleia Legislativa do Maranhão, frisamos que o presidente Othelino Neto tem sido receptivo para com as nossas demandas. Todos os projetos oriundos do Executivo que dizem respeito à agricultura familiar tramitam com muita agilidade no parlamento estadual”, observou. 

Desde 2015, professores do Maranhão tiveram 30% de aumento salarial


Desde 2015, os professores do Maranhão tiveram reajuste salarial de 30,35%. É bem acima da inflação do período medida pelo IPCA (índice oficial), de 21,46%. Isso significa que os professores tiveram um significativo aumento real, ou seja, elevaram o poder de compra diante da inflação.

O governador Flávio Dino anunciou na noite de terça-feira recomposição salarial deste ano, de 6,81%, a todos os integrantes do Subgrupo Magistério da Educação Básica do Maranhão e professores contratados. Com a medida, um professor em início de carreira com 40 horas de jornada semanal terá remuneração de R$ 5.750, 83. Já o docente em início de carreira com 20 horas semanais receberá o equivalente a R$ 2.875,41.

O mais alto do Brasil

Com o reajuste, o professor maranhense tem o melhor salário em início de carreira para jornada de 40 horas. São 31 mil professores beneficiados com o reajuste. Além disso, o Maranhão foi o único Estado brasileiro até agora a anunciar reajuste para os professores neste ano. 

Vem mais por aí

Para o ano de 2018, estão previstas diversas ações para melhorar a Educação. Entre elas, a realização de concurso público para professores indígenas, quilombolas e do campo. Também deve ser feita a ampliação da jornada e a unificação de matrícula para mais de 1.200 profissionais.

Criminosos fazem reféns e explodem agências bancárias em Aldeias Altas


Cerca de 15 criminosos ainda não identificados realizaram um arrastão na madrugada desta quarta-feira (28) e acabaram aterrorizando a população do município de Aldeias Altas, a 392 km de São Luís.

Segundo informações da polícia, os criminosos estavam fortemente armados e explodiram na cidade as agências do Banco do Brasil e do Bradesco, a agência dos Correios, casa lotérica e até um supermercado.

Ainda de acordo com a polícia, o grupo fez algumas pessoas reféns. Eles foram deixados em uma estrada próximo da cidade e nada sofreram. Os criminosos fugiram sem deixar pistas.

Os policiais ainda tentaram capturar os bandidos com a ajuda de viaturas, mas foram impedidos porque pregos foram espalhados na estrada danificando os pneus dos veículos da polícia.

G1 MA.

Colisão entre picape e caminhão provoca congestionamento na BR-135


A Polícia Rodoviária Federal atendeu na manhã desta quarta-feira (28), no km 7 da BR 135, em São Luís-MA, um acidente tipo colisão traseira, sem vítimas.

Por volta das 9h, quando saía da capital, o condutor do veículo GM/Montana de placas OIR- 7593 reduziu a velocidade devido a sinalização por cones, utilizada por uma equipe terceirizada que realizava corte do mato nas margens da rodovia, foi abalroado na traseira pelo caminhão de placas NXP-3132. 

O acidente provocou engarrafamento no local. Não houve feridos. A pista ficou parcialmente interditada das 09h às 10h30, sendo necessário sinalização de trânsito.

Fonte: PRF.

Faculdade do Baixo Parnaíba inicia ano letivo com Aula Magna de Duarte Júnior


Por Blog do Alpanir Mesquita.

Na noite da última quinta-feira (22) a Faculdade do Baixo Parnaíba, sediada em Chapadinha, iniciou o primeiro semestre letivo de 2018. Para coroar o momento, o atual diretor do Procon e Viva do Maranhão Duarte Júnior esteve presente proferindo Aula Magna aos alunos da instituição, educadores e simpatizantes de seu trabalho. 


A diretora de ensino da FAP, professora Nony Braga, aproveitou o momento para desejar boas vindas aos alunos, reafirmou o compromisso da instituição com a docência e agradeceu a presença de Duarte Júnior, que também é professor universitário, pela belíssima palestra.


Para aqueles que ainda não se matricularam, não percam a chance de se inscrever em nosso vestibular agendado e VEM PRA FAP!

Ginecologista e Urologista na Clínica São Lucas em Vargem Grande


Por Blog do Alpanir Mesquita.

A Clínica São Lucas comunica a população de Vargem Grande e das cidades vizinhas que dia 06 de março, terça-feira, a partir das 8h30 estará consultando em nosso estabelecimento a médica especialista em ginecologia Dra Graça Martins, da clínica Cegine de Sao Luis, e dia 08 de março, quinta-feira, estará em nossa clínica o médico Dr. Arthur Belchior, Urologista do Hospital São Domingos de São Luís.

Maiores informações e agendamento de consultas pelo telefone 99211-9327.

Clínica São Lucas, aqui a saúde de sua família está em boas mãos.

terça-feira, 27 de fevereiro de 2018

Caso do bebê encontrado em lixão de Vargem Grande ganha repercussão estadual


Por Blog do Alpanir Mesquita.

O caso do bebê do sexo masculino recém-nascido que foi encontrado por populares nas primeiras horas da manhã desta terça-feira (27) em um lixão de Vargem Grande repercutiu em todo Maranhão (reveja). A criança foi socorrida por uma mulher de nome Reciane Mendes, que o levou ao Hospital Municipal Benito Mussoline e em seguida o acompanhou até o Hospital da Criança, em São Luís.

O caso ganhou destaque nas redes sociais e muitas pessoas mostraram revolta com o abandono de recém-nascido. O crime tem pena prevista de detenção de 1 a 3 anos. Caso tivesse resultado em morte, a pena aumentaria de 2 a 6 anos. A polícia investiga o caso de perto e já tem fortes evidências para solucioná-lo, mas o Blog prefere não adiantar nenhuma informação para não atrapalhar o trabalho dos policiais. O JMTV segunda edição, da TV Mirante, afiliada da Rede Globo no Maranhão, destacou o fato.

Andrea Murad quer que o Maranhão continue com Escolas de Taipa

Deputada Andrea Murad.
Do Blog do Clodoaldo Correa.

Certa vez em entrevista à revista “Carta Capital”, o senador João Alberto afirmou que o povo do Maranhão gosta de morar em casas de taipa. Discurso que já havia sido proferido pelo marido de Roseana Sarney e irmão do pré-candidato ao governo, Ricardo Murad, Jorge Murad, que afirmou que não vê nada de mau em morar em casa de taipa.

Parece que o Clã Sarney se regozija com o povo maranhense em situação degradante. Enquanto eles moram em mansões na Península, Calhau e Olho d’Água e estudaram nas melhores escolas de São Luís e do exterior. Desta vez foi a deputada Andrea Murad (MDB) que disse não significar nada tirar os alunos maranhenses de escolas de taipa para escolas de alvenaria.

Após a deputada Valéria Macedo (PDT) falar sobre o programa Escola Digna e tirar os alunos da péssima condição de estudo. Andrea respondeu: “Eu respeito sua opinião, mas pra mim isso não é nada”.


Filha da elite

O deputado Marco Aurélio fez um duro discurso sobre a falta de conhecimento da deputada Andrea sobre a situação na qual seu grupo político deixou o Maranhão. A deputada fugiu do plenário para não ouvir. “Uma pessoa que nunca estudou em uma escola público, sempre estudou nas melhores escolas vem dizer que conhece a educação do Maranhão. Não conhece! Filha da elite!”, pontuou.

Advogado filho de ex-desembargador está na Seccor para depor sobre caso Bardal


O Informante/Jornal Pequeno.

O advogado Ricardo Belo já está na Superintendência de Combate à Corrupção (Seccor), da Secretaria da Segurança Pública, para prestar depoimento sobre o caso que envolve o delegado Thiago Bardal, afastado do cargo de superintendente estadual de investigações criminais por quebra de confiança e suspeita de envolvimento com uma organização criminosa integrada por militares e civis.

Ricardo Belo é filho do ex-desembargador Benedito Belo. Ele estaria acompanhando Bardal na madrugada da última quinta-feira, quando o delegado foi abordado na estrada do Quebra Pote, zona rural de São Luís, área onde acontecia a gigantesca operação das polícias civil e militar que desbaratou uma organização criminosa especializada em contrabando de armas, bebidas, cigarros e drogas.

Aguarde mais informações.

Após ser preso e cantar na delegacia de Itapecuru-Mirim, R. Morais tenta voltar ao mundo da música


Por Blog do Alpanir Mesquita.

Você lembra de Rafael Morais? Não? Vamos relembrar então. Rafael Morais, ou R. Morais, como gosta de ser chamado, foi o jovem itapecuruense que foi preso no dia 10 de janeiro acusado de envolvimento em furto a uma residência. Ao chegar na delegacia de Itapecuru-Mirim, ele foi gravado pelo delegado de plantão cantando a música Festa de Vaquejada do cantor Mano Walter.

O vídeo foi espalhado em grupos de WhatsApp da cidade e publicado em primeira mão no Blog do Alpanir (reveja). No Youtube o vídeo ultrapassou 16 mil visualizações, sendo um sucesso em todo Maranhão e também Brasil a fora.

Tentando abandonar o mundo do crime e voltar a vida de cantor, R. Morais esteve na tarde desta segunda-feira (26) na TV Vale do Itapecuru, onde novamente soltou a voz e fez o pedido de um teclado.

Dia D Mais IDH: Governo promove ações e entrega benefícios em Aldeias Altas

Nos dias 24 e 25 de fevereiro o Governo do Estado do Maranhão promoveu mais uma edição do Dia D MAIS IDH, que faz parte do Programa Mais IDH, que atende 30 municípios de menor Indíce de Desenvolvimento Humano (IDH) do Maranhão.

Neste sábado (24) equipes do Governo do Maranhão foram até o povoado Tabocas, em Aldeias Altas, para realizar ações governamentais. Nas ações foram entregues 32 casas através do programa Minha Casa, Meu Maranhão, diversos insumos agrícolas para agricultores familiares da região e realização de exames rápidos e precisos através da Força Estadual de Saúde - FESMA.

A agricultora Antônia de Maria, 49 anos, beneficiada com o recebimento de sementes agrícolas, comentou sobre o quanto isto significa em sua vida. "Estas sementes irão me ajudar bastante na minha área de plantação. Estou muito contente porque recebi estas sementes e gostaria de agradecer a todos do Governo que me proporcionaram isto. Fiz exames de saúde também, estou muito feliz", disse emocionada.

O secretário do Sistema SAF (Agerp, Iterma, SAF), Adelmo Soares, comentou sobre a importância das ações. "O Dia D é um marco do governo Flávio Dino, hoje, aqui em Aldeias Altas, nós realizamos entregas de casas, insumos agrícolas, atendimentos de saúde e anunciamos a criação de duas casas de farinha que vão beneficiar a vida dos cidadãos maranhenses. Estas ações trazem dignidade e melhoria para a vida de milhares de famílias maranhenses", pontua Adelmo Soares.

Além do secretário de Estado da Agricultura Familiar - SAF, estiveram presentes a secretária de Estado das Cidades Flávia Alexandrina, o secretário de Comunicação Márcio Jerry, além de técnicos do Plano Mais IDH da SAF e demais secretarias do governo. 

Ao todo foram 10 municípios maranhenses contemplados com mais esta etapa do Dia D. 

Bebê é encontrado abandonado próximo a lixão de Vargem Grande


Uma criança do sexo masculino de cor branca foi encontrada no lixão no bairro Moisinho, Zona Urbana de Vargem Grande, nas primeiras horas da manhã de hoje (27) e levada por populares ao Hospital Municipal Benito Mussoline.

A senhora Reciane Mendes Nascimento, que levou a criança até o hospital, declarou naquela unidade de saúde, que tomou conhecimento do achado através de um amigo, que ela não quis identificar. A direção do hospital encaminhou a criança para a Emergência, pois ela apresentava sinais de picada de inseto e mordedura de formigas.

Em seguida o bebê foi encaminhado para São Luís e acompanhado por uma equipe médica. Reciane que se propôs em adotá-lo se não houver nenhum empecilho legal.

Do Blog do Zé de Fátima.

Pavimentação entre povoado Sangue e Santo Amaro impulsiona turismo nos Lençóis Maranhenses

MA-320, entre o povoado Sangue e a cidade de Santo Amaro.
O Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses é um dos roteiros turísticos mais procurados do Brasil. Com a pavimentação da MA-320, no trecho do povoado Sangue até a sede do município de Santo Amaro, o Governo do Maranhão impulsiona o turismo, estimula a economia e amplia a alternativa de lazer e cultura do Estado.

As obras na rodovia estão avançadas. A pavimentação e sinalização horizontal e vertical, do trecho de 47 quilômetros, já foram concluídas. No momento, as equipes da Secretaria de Estado da Infraestrutura (Sinfra) trabalham na construção de duas das quatro pontes que fazem parte do projeto. Pelo cronograma da Sinfra, a estrada será entregue neste primeiro semestre de 2018. 

Por ser uma região de dunas, as equipes de engenharia da Sinfra tiveram que superar algumas adversidades durante a execução da obra. O superintendente de Planejamento da Secretaria-adjunta de Obras Rodoviárias, José Antônio Bernardes, detalha que a técnica utilizada na pavimentação garante a qualidade da rodovia. “Trabalhar em trecho de areia é um pouco complicado, mas existem técnicas para fazermos a via em qualquer situação. Lá, aplicamos o projeto em solo-cimento, fizemos adensamento da areia, da maneira de não ter dificuldade para a gente poder fazer o trecho”, explica José Antônio Bernardes.

Santo Amaro

Santo Amaro é um dos municípios que compõem os Lençóis Maranhenses. Conhecida pelos turistas como “paraíso escondido dos lençóis", Santo Amaro também foi cenário do filme Casa de Areia, dirigido por Andrucha Waddington e interpretado por Fernanda Montenegro, Fernanda Torres, Seu Jorge, Luís Melodia e Stênio Garcia.

Mais investimentos

O Governo do Maranhão está investindo em construção de pontes e estradas que interligam os Lençóis Maranhenses. Em Paulino Neves, os turistas que precisavam passar pelo Rio Novo, principal acesso à Rota das Emoções, tinham dificuldade no acesso. Após a construção de uma ponte de 140 metros de extensão e 12 metros de largura, é possível assegurar a passagem de vários veículos por vez, suportando transportes de carga, caminhões e outros veículos de grande porte. Foram construídas, também, duas pistas, ciclovia e área protegida para pedestres. Em Barreirinhas, está em construção o acesso entre o aeroporto do município e a MA-312, entre Araioses e povoado Montevid.

segunda-feira, 26 de fevereiro de 2018

Policiais militares e civis recebem R$ 20 mil em prêmio por trabalho prestado no combate ao crime no Maranhão

Em 2017, um total de 1.762 armas foram tiradas das mãos de bandidos.
Policiais militares e civis receberam das mãos do governador Flávio Dino a premiação de R$ 20 mil, cada, durante solenidade realizada nesta segunda-feira (26), no Palácio dos Leões. O reconhecimento, uma iniciativa da gestão Flávio Dino, é dado como forma de incentivo aos trabalhos prestados pelos policiais maranhenses no combate ao crime. 

“A nossa luta é pautada na lei e na fé. Quando nós estamos fazendo esse prêmio, é exatamente uma forma simbólica e material de alimentar o ânimo, alimentar o desejo de que continuemos a nos esforçar coletivamente para obter mais resultados”, disse Flávio Dino. 

Ao longo de 2017, um total de 1.762 armas foram tiradas das mãos de bandidos. Desse total, 338 foram apreendidas pela Polícia Civil; e 1.458 mil pela Militar.

Segundo dados da Secretaria de Estado de Segurança Pública do Maranhão (SSP), o número representa um aumento de 149% de armas aprendidas em comparação ao ano anterior, quando 753 armas de fogo foram apreendidas no Maranhão. O número de 2017 também representa um montante de R$ 748 mil pagos no decorrer do ano aos policiais que recuperaram armas de fogo em flagrante e encaminharam à autoridade policial ou judicial devida.

Durante a solenidade, os policiais civis Thiago Mena Barreto de Abreu, Gilmar Pinto Pereira e Jesse Mauro Araujo Rocha; e os militares Joelson Lima da Rocha, Manoel Pacheco de Azevedo Neto e Kleyson Leonam Costa Lima receberem, individualmente, os cheques de R$ 20 mil, totalizando R$ 120 mil em prêmios. 

Para o segundo sargento da PM Manoel Pacheco de Azevedo, lotado no 16º BPM de Chapadinha, a premiação é uma forma de incentivar o trabalho da Policia Militar. O agente da Polícia Civil Gilmar Pinto Pereira, lotado na Senarc, conta que em 30 anos de polícia, essa é a primeira gestão que olha para a categoria.

Prefeito Rodrigues da Iara é recebido pelo Deputado Zé Carlos

Reunião com o deputado Zé Carlos.
Por Blog do Alpanir Mesquita.

Na manhã desta segunda-feira (26) o Deputado Federal Zé Carlos (PT) recebeu em seu escritório político de São Luís uma comitiva de Nina Rodrigues formada pelo prefeito Rodrigues da Iara, o Secretário de Administração Zacarias Neto, o Secretário de Agricultura Alberto Araújo e o Presidente do Diretório Municipal do PT Anildo de Moraes. 

Durante a reunião, o Prefeito Rodrigues da Iara e sua comitiva agradeceram ao deputado Zé Carlos pela destinação de recursos por meio de emendas parlamentares para aquisição de uma patrulha agrícola mecanizada, construção de uma barragem no povoado São Josezinho, além de recursos para a saúde, totalizando cerca de R$ 900 mil. 

Em relação às ementas parlamentares de 2018 ficou acertada a destinação prioritária de recursos para a área da saúde e para a construção de uma barragem no Assentamento Palmares, que é uma antiga demanda da Vereadora Dolores e um compromisso assumido pelo próprio Deputado Zé Carlos com a comunidade. O prazo para o cadastro das emendas parlamentares se encerra nesta quarta feira, dia 28, e a partir desta data o Prefeito será informado dos valores destinados ao município.

O deputado Zé Carlos é um dos dois deputados federais que terão apoio do grupo do prefeito Rodrigues na eleição deste ano.

Homenagem a professora Netta Ribeiro (Por Guilherme Dias)

Nossa eterna professora Netta Ribeiro. É com profunda tristeza que nos despedimos de você! Uma profissional dedicada, mãe, amiga. Quantas são as recordações de suas aulas. Quantos foram os conselhos dados e bons momentos vividos no auge do exercício de seu mister.

A vida é tão breve, tão frágil e tão dura, que quando menos esperamos, somos forçados a nos despedir de pessoas marcantes como você! A alma treme de tamanha dor e pesar.

É com lágrimas nos olhos que escrevo essa pequena mensagem de despedida. E apesar de não ter lhe abraçado mais em vida. De não ter tido a oportunidade de lhe agradecer pelo profissional educador que me tornei, graças a seu empenho e dedicação em minha lapidação moral e ética. Desejo que Deus lhe tenha em bom lugar. E que todos nós possamos ser amparados nesse momento de perda de sua presença em nossas vidas.

Só Deus sabe a tristeza que se abate sobre todos nós que sempre convivemos com você e sabemos de suas lutas diárias para transformar-nos em cidadãos de bem e conhecedores dos mais diversos assuntos educacionais em suas aulas inigualáveis.

Tinha uma forma irreverente de lecionar. Um jeito todo especial que guardaremos para sempre em nossas memórias. Adeus professora Netta Ribeiro! Que o céu a receba com honras dignas da grande mulher que foste para todos nós! De seu aluno Guilherme Antonio Dias Gonçalves. Deus nos ampare!

Comunidade Indígena recebe pela primeira vez Dia D Mais IDH


Neste sábado, 24, setenta e cinco famílias da aldeia Cacimba Velha, cerca de 450 indígenas, localizado no município de Jenipapo dos Vieiras, tiveram a oportunidade de ter um dia diferente: receberam diversas ações do Dia D do Mais IDH. Essa é a primeira vez que o evento acontece numa comunidade indígena. O município recebeu cisternas escolares e para produção, kits esportivos, atendimento da Força Estadual de Saúde e muito mais.

Durante a ação foi entregue 07 cisternas de 25 mil litros, que destina água para produção de alimentos, permitindo que as famílias produzem mesmo no período de estiagem. Ao todo serão 175 cisternas para o município de Jenipapo.

Segundo o beneficiário, Francisco Guajajara, de 34 anos, a dificuldade de água era grande. "A gente andava 2 km para pegar água no balde. Agora com a cisterna a gente tem bastante água, só tenho a agradecer por essa oportunidade", pontuou.

Na oportunidade foi entregue também uma cisterna com capacidade de 52 mil litros de água, beneficiando cerca de 300 alunos que sofrem com o consumo de água salgada.

“Nossos alunos sofrem bastante com o consumo de água salgada. Essa cisterna vai contribuir muito com a qualidade de vida dos nossos alunos. Só tenho a agradecer ao Governo do Estado por esse olhar sensível. Estamos muito felizes”’, declarou Elisângela Oliveira, diretora da escola indígena Anísio Guajajara.

O município de Jenipapo dos Vieiras recebeu também 3 kits esportivos com 306 itens incentivando a prática de esporte no município.

Acesso à Água

Com investimentos de R$ 40 milhões, o Programa Cisternas – Segunda Água, que possibilita às famílias cisternas com capacidade de 25 mil litros, vai beneficiar um total de 4.067 famílias maranhenses com essa tecnologia social de acesso à água para produção de alimentos em 16 municípios. Além da construção das cisternas, os beneficiários recebem fomento para implantação dos arranjos produtivos com o objetivo de alcançar a plena eficácia do programa.

Dos 16 municípios que serão beneficiados com o Programa Cisternas – Segunda Água, oito estão inseridos no Plano de Ações Mais IDH. Serão beneficiados: Jenipapo dos Vieiras, Itaipava do Grajaú, Marajá do Sena, Belágua, Santana do Maranhão, São Benedito do Rio Preto, Humberto de Campos, Primeira Cruz, Santo Amaro do Maranhão, Paulino Neves, Amarante do Maranhão, Arame, Buriticupu, Nina Rodrigues, Presidente Vargas e Cachoeira Grande.

Como Funciona?

As águas pluviais são coletadas do telhadão por meio de calhas e armazenadas em cisternas de placas pré-moldadas de concreto, com capacidade de 25 mil litros, que constitui um reservatório cilindro e coberto. O reservatório, fechado, é protegido da evaporação, das contaminações causadas por animais e dejetos trazidos pelas enxurradas.

No caráter produtivo, as famílias podem investir no cultivo de hortaliças e na criação de suínos e aves. O caráter produtivo proporciona autonomia no consumo e geração de renda com a comercialização do excedente em feiras locais ou nos programas de compras institucionais, como o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE).

Abastecimento de água em Itapecuru-Mirim foi restabelecido, informa Caema


A Companhia de Saneamento Ambiental do Maranhão (Caema) informa que o Sistema de Abastecimento de Água do município de Itapecuru voltou a operar por volta de 21h deste domingo (25). Após a limpeza, lavagem dos filtros e recuperação de nível de reservatórios, a distribuição foi iniciada às 3h da manhã desta segunda (26), e, a partir de então, a volta da água às torneiras é sentida de forma gradativa, dos locais mais baixos para os mais altos.

A parada do sistema de abastecimento deu-se por conta de acidente com o flutuante, peça responsável pela captação de água bruta, que entornou por conta da cheia do rio.

São Luís realiza 450 audiências em processos de violência contra a mulher


Teve início nesta segunda-feira (26), em São Luís, um esforço concentrado de instrução e julgamento de processos do interesse de mulheres em situação de violência. O mutirão “Semana da Justiça pela Paz em Casa” acontece em todo o Brasil no período de 5 a 9 de março, próxima semana. Em São Luís, o início das audiências foi antecipado para esta semana, prosseguindo na próxima semana também em comarcas do interior do Estado.

Em São Luís, foram designadas 450 audiências referentes a inquéritos e ações penais que tramitam na 1ª Vara de Combate à Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher. As audiências acontecem simultaneamente em seis salas, presididas por seis juízes designados pela Corregedoria Geral da Justiça (CGJ-MA) especialmente para o mutirão, do qual defensores públicos e promotores de Justiça também participam.

O corregedor-geral da Justiça, desembargador Marcelo Carvalho Silva, esteve visitando as salas de audiência e conversando com os magistrados, reforçando o empenho dos juízes em dar celeridade aos processos que tratam de casos de violência doméstica e familiar, problema que merece atenção especial do Poder Público. “Precisamos levar adiante esse enfrentamento, que visa garantir o direito à integridade física e psicológica das mulheres”, frisou.

JUSTIÇA PELA PAZ EM CASA - A Campanha Justiça pela Paz em Casa foi criada em 2015, pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) como um esforço concentrado de julgamento de casos de violência doméstica e familiar contra as mulheres, sendo realizado pelos 27 tribunais de justiça.

No Maranhão, a Coordenadoria Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar do Tribunal de Justiça (CEMULHER/TJMA), presidida pela desembargadora Ângela Salazar, é responsável pela coordenação do Programa.

Na última edição, ocorrida em todo o país entre os dias 20 e 24 de novembro de 2017, quase 18 mil processos referentes à violência doméstica contra a mulher tiveram andamento. O número representa 2% dos processos em tramitação na Justiça brasileira, que somam 900 mil causas sobre esse tipo de violência. No período, houve a concessão de 6,4 mil medidas protetivas e o julgamento de 11 mil processos.

Este ano, as Semanas acontecem de 5 a 9 de março; de 20 a 24 de agosto; e de 26 a 30 de novembro.

Vem aí "ONE YEAR"


Sucesso de público nas festas assinadas pelos renomados produtores da Saint Louis, Márcio Cutrim & Jr. Lobo, trazem a festa “One Year”, prepare-se! Vem aí a festa de um ano que traz como tema: África, então vamos celebrar em grande estilo com muita música eletrônica dia 10 de março, a partir das 23h, no Kitaro da Lagoa.

A ideia da balada é reunir amantes da música eletrônica. A festa tem Tickets limitados e será realizada em um ambiente único e seleto.

E para comandar a festa, quem está de volta na ilha, ele, Dj Erik Vilar (SP). Dono de um talento inquestionável, ele promete sacudir a Ilha One Year. Sua energia contagia por onde ele passa, Erik Vilar já tocou em importantes festivais: H&H Cumbuco e Trancoso, onde tocou na festa do Winter Party Festival. Recentemente ele esteve no México, na primeira edição do super festival "Milkshake", onde teve sua primeira edição no Brasil durante a pride em São Paulo. Além do México e EUA, o Dj Erik Vilar já passou por Países como Chile, Colômbia, Argentina e Bolívia.

E para completar o Line up os Djs:

Dj Leandro Mello - São Luís - MA

Dj Thiago Paiva - São Luís - MA

Dj Cássio Moraes - Teresina - PI

Dj Fábio Franco - Belém - PA

Dj Aurélio Mendes - Teresina - PI

One Year vai bombar, no Kitaro da Lagoa.

Serviço:

O que? One Year

Quando? 10 de março

Onde? Kitaro da Lagoa

Quanto?

Primeiro Lote

R$40 inteira

Atrações:

Horário: A partir das 23h

Pontos de venda:

Camisaria (Shopping da Ilha), aceitamos Visa e Master.

Informações:

(98) 98101-1144              

(99) 98285-2343

Realização: Márcio Cutrim & Jr. Lobo (Saint Louis Produções).


Assessoria: Rita Matos Assessoria de Imprensa e Comunicação.

"Temos que repensar a malha rodoviária do Maranhão", alerta deputado Fábio Braga

Deputado Fábio Braga.
O deputado estadual Fábio Braga (SD) acompanha atentamente a situação das estradas que cortam os municípios da região do Baixo Parnaíba. Além de denunciar o rompimento da MA-034, nas proximidades da cidade de Brejo, o deputado tem chamado a atenção das autoridades para a importância da manutenção da malha viária da região, em virtude da expansão do agronegócio.

“É preciso observar que o agronegócio cresce na região de Balsas, Tasso Fragoso, Alto Parnaíba, Riachão e Nova Colinas, mas também ganha cada vez mais importância na região de Chapadinha, Anapurus, Santa Quitéria, São Benedito do Rio Preto, Afonso Cunha, Duque Bacelar e Buriti. Em toda aquela região o agronegócio tem se expandido e as estradas são indispensáveis nesta estratégia de desenvolvimento econômico”, afirmou Fábio Braga.

Ele disse ainda que já procurou a secretaria de Infraestrutura do Estado para falar sobre a necessidade de se repensar a malha rodoviária do Maranhão, principalmente nas cidades onde o agronegócio está implantado, visto que, as rodovias foram construídas há décadas e o tráfego atual é muito superior. O deputado explicou que estas estradas - Chapadinha a Brejo, Brejo a São Bernardo e São Bernardo até Parnaíba – têm hoje uma trafegabilidade muito grande de carretas, que fazem com que esse percurso seja um percurso cada vez mais perigoso.

“Ocorre que até Chapadinha temos a BR-222, que é uma BR larga, feita com acostamento, os aterros mais preparados e a partir de Chapadinha até Parnaíba temos uma estrada mais estreita, sem acostamento, os aterros muito próximos da estrada fazendo com que aconteça esse tipo de estragos nessas vias rodoviárias”, alertou.  

O deputado observou que nessa região, de Chapadinha até Brejo e São Bernardo, existem vários chapadões e uma série de riachos e córregos e quando há uma precipitação muito grande de água, como nesse período principalmente, a estrada fica comprometida.

“Eu acho que temos que repensar não só a essa estrada Chapadinha até Parnaíba, como também a estrada Balsas até Alto Parnaíba e fazendo isso eu acho que o Maranhão vai diminuir um custo operacional que hoje está acontecendo por conta da malha rodoviária do Estado estar sendo danificada, principalmente pela questão climática. Essas duas vias de acesso têm sempre de ser colocadas em prioridade no Estado do Maranhão por conta do custo de investimentos que são feitos nessas regiões, regiões de Balsas, Tasso Fragoso e Alto Parnaíba e também na região de Chapadinha até Parnaíba”, assinalou Fábio Braga. 

Mesa Diretora apresenta projeto de Decreto Legislativo que extingue auxílio-moradia para deputados estaduais


A Mesa Diretora da Assembleia Legislativa apresentou projeto de Decreto Legislativo extinguindo o auxílio-moradia aos deputados estaduais maranhenses. A proposta foi publicada na edição de quinta-feira (22) do Diário Oficial da Casa, está tramitando e deve ser apreciada, em plenário, nos próximos dias.

O projeto é assinado pelo presidente da Casa, deputado Othelino Neto (PCdoB), e pelos outros parlamentares integrantes da Mesa Diretora: Fábio Macedo (1º vice-presidente), Josimar de Maranhãozinho (2º vice-presidente), Adriano Sarney (3º vice-presidente), Levi Pontes (4º vice-presidente), Stênio Rezende (1º secretário em exercício), Zé Inácio (3º secretário) e Nina Melo (4ª secretária).

Em seu primeiro parágrafo, a proposta revoga as disposições do DL nº 448. “Fica revogado o Decreto Legislativo nº 448 que institui o benefício do auxílio-moradia aos deputados da Assembleia Legislativa e dispõe sobre sua concessão”, estabelece o projeto.

Uma vez aprovado o projeto, proposto pela Mesa Diretora, o Decreto Legislativo vai extinguir o benefício do auxílio-moradia a que os deputados têm direito e passa a valer a partir da data de sua publicação.