sábado, 24 de fevereiro de 2018

Defesa Civil do Maranhão atua em 8 cidades prejudicadas pelas fortes chuvas


A Defesa Civil do Maranhão está trabalhando em oito municípios prejudicados fortemente pelas chuvas que vêm caindo no estado. O Governo do Maranhão está monitorando a situação das cidades para ajudar a reduzir o impacto dos estragos causados por alagamentos e elevações dos níveis dos rios. As chuvas em fevereiro já superaram a previsão para todo o mês.

“Quando há fenômenos naturais de grandes proporções, temos consequências, e estamos atentos a elas. Estamos acompanhando a situação de algumas cidades em que a quantidade de chuvas tem elevado o nível dos rios. Temos deslocados equipes para prestar apoio às famílias atingidas e garantir o planejamento de ações para minimizar perdas e danos”, diz o governador Flávio Dino.

As oito cidades que estão sendo atendidas pela Defesa Civil do Estado são Marajá do Sena, Imperatriz, Caxias, Pedreiras, Trizidela do Vale, Cantanhede, Nina Rodrigues e Lago dos Rodrigues.

“O primeiro passo que a gente adota é fazer o reconhecimento do local e levantar os possíveis danos. A partir daí se verifica se é necessária a decretação de situação de emergência. Em Marajá do Sena, por exemplo, houve forte chuva e a cidade foi bastante afetada. Os danos resultantes dessas intensas chuvas requerem que se decrete situação de emergência. O governador, então, faz a homologação”, explica o comandante geral do Corpo de Bombeiros, coronel Célio Roberto de Araújo.

Em Marajá do Sena, as chuvas deixaram cerca de 200 desalojados e desabrigados, além de prejudicar uma escola e duas pontes.

Gabinete de emergência

O coronel Célio Roberto acrescenta que o governador Flávio Dino determinou a instalação de um gabinete de emergência com a participação de diversas secretárias e coordenação da Casa Civil. O objetivo é apoiar os municípios para o restauro da normalidade na medida do possível.

De acordo com o coordenador estadual da Defesa Civil, coronel Izac Muniz Matos, estão sendo feitos “monitoramento constante e acompanhamento de perto de todos os municípios maranhenses. Devido a essas fortes chuvas, estamos acompanhando todos. Tão logo chegue para a gente qualquer solicitação de municípios, nós prestamos o mesmo atendimento já feito para os outros”.

Apoio constante

Segundo Flávio Dino, o Governo do Maranhão está fazendo obras e manutenção emergenciais para garantir o tráfego nas rodovias estaduais prejudicadas pelas fortes chuvas.

O governador lembra que, desde 2015, o Mais Asfalto vem construindo e pavimentando rodovias. Ruas e avenidas, também, estão sendo recuperadas, embora sejam responsabilidades das prefeituras, o Estado tem dado apoio aos municípios.

“Nós não nos omitimos, pelo contrário, colaboramos permanentemente com os municípios. No que se refere, por exemplo, às estradas vicinais, já entregamos 90 motoniveladoras (patrol) para ajudar os municípios a ter os equipamentos necessários à manutenção dessas estradas”, destaca.

Nenhum comentário:

Postar um comentário