segunda-feira, 26 de fevereiro de 2018

Comunidade Indígena recebe pela primeira vez Dia D Mais IDH


Neste sábado, 24, setenta e cinco famílias da aldeia Cacimba Velha, cerca de 450 indígenas, localizado no município de Jenipapo dos Vieiras, tiveram a oportunidade de ter um dia diferente: receberam diversas ações do Dia D do Mais IDH. Essa é a primeira vez que o evento acontece numa comunidade indígena. O município recebeu cisternas escolares e para produção, kits esportivos, atendimento da Força Estadual de Saúde e muito mais.

Durante a ação foi entregue 07 cisternas de 25 mil litros, que destina água para produção de alimentos, permitindo que as famílias produzem mesmo no período de estiagem. Ao todo serão 175 cisternas para o município de Jenipapo.

Segundo o beneficiário, Francisco Guajajara, de 34 anos, a dificuldade de água era grande. "A gente andava 2 km para pegar água no balde. Agora com a cisterna a gente tem bastante água, só tenho a agradecer por essa oportunidade", pontuou.

Na oportunidade foi entregue também uma cisterna com capacidade de 52 mil litros de água, beneficiando cerca de 300 alunos que sofrem com o consumo de água salgada.

“Nossos alunos sofrem bastante com o consumo de água salgada. Essa cisterna vai contribuir muito com a qualidade de vida dos nossos alunos. Só tenho a agradecer ao Governo do Estado por esse olhar sensível. Estamos muito felizes”’, declarou Elisângela Oliveira, diretora da escola indígena Anísio Guajajara.

O município de Jenipapo dos Vieiras recebeu também 3 kits esportivos com 306 itens incentivando a prática de esporte no município.

Acesso à Água

Com investimentos de R$ 40 milhões, o Programa Cisternas – Segunda Água, que possibilita às famílias cisternas com capacidade de 25 mil litros, vai beneficiar um total de 4.067 famílias maranhenses com essa tecnologia social de acesso à água para produção de alimentos em 16 municípios. Além da construção das cisternas, os beneficiários recebem fomento para implantação dos arranjos produtivos com o objetivo de alcançar a plena eficácia do programa.

Dos 16 municípios que serão beneficiados com o Programa Cisternas – Segunda Água, oito estão inseridos no Plano de Ações Mais IDH. Serão beneficiados: Jenipapo dos Vieiras, Itaipava do Grajaú, Marajá do Sena, Belágua, Santana do Maranhão, São Benedito do Rio Preto, Humberto de Campos, Primeira Cruz, Santo Amaro do Maranhão, Paulino Neves, Amarante do Maranhão, Arame, Buriticupu, Nina Rodrigues, Presidente Vargas e Cachoeira Grande.

Como Funciona?

As águas pluviais são coletadas do telhadão por meio de calhas e armazenadas em cisternas de placas pré-moldadas de concreto, com capacidade de 25 mil litros, que constitui um reservatório cilindro e coberto. O reservatório, fechado, é protegido da evaporação, das contaminações causadas por animais e dejetos trazidos pelas enxurradas.

No caráter produtivo, as famílias podem investir no cultivo de hortaliças e na criação de suínos e aves. O caráter produtivo proporciona autonomia no consumo e geração de renda com a comercialização do excedente em feiras locais ou nos programas de compras institucionais, como o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE).

Nenhum comentário:

Postar um comentário