sexta-feira, 31 de outubro de 2025

Homem é baleado em plena luz do dia no Bairro de Fátima

Momento do ataque.
Uma tentativa de homicídio foi registrada na tarde desta sexta-feira (31), na Rua Dom Pedro, no Bairro de Fátima, em São Luís. Imagens de câmeras de segurança mostram o momento em que um carro preto, modelo HB20, para ao lado de um homem identificado como “Juninho” que caminhava pela rua. Em seguida, dois suspeitos armados descem do veículo e efetuam vários disparos.

A vítima tenta fugir correndo e consegue se esconder dentro de uma loja próxima, onde recebeu os primeiros socorros de moradores da região. Em estado grave, foi levada ao Hospital Municipal Djalma Marques (Socorrão I), no centro, onde permanece internada.

De acordo com a Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP-MA), a vítima foi identificada e possui passagem pelo sistema prisional maranhense. A polícia civil esteve no local e deu início às investigações para apurar a autoria e motivação do ataque.

De O Informante/Jornal Pequeno.

Preto prestigia encerramento do Festejo de São Raimundo no Povoado Mulundus

Encerramento do festejo.
O prefeito de Vargem Grande Preto, acompanhado do vice-prefeito Toinho do Juvenil, de vereadores e de secretários municipais, participou, nesta sexta-feira (31), do encerramento do tradicional festejo de São Raimundo Nonato, no povoado Mulundus. O momento foi marcado por fé, devoção e alegria, reunindo moradores e visitantes em uma grande celebração que reforça as tradições religiosas e culturais de Vargem Grande.

Durante o evento, o prefeito destacou a importância de valorizar e preservar as manifestações que fortalecem a identidade e a união da comunidade. "O festejo de São Raimundo Nonato dos Mulundus é uma das celebrações mais tradicionais da zona rural do município, simbolizando a fé e a cultura do povo vargem-grandense", finalizou.

Da Ascom PMVG.

Iracema Vale afirma que apoio aos agentes de endemias é investimento na prevenção à saúde da população

Entrega aos agentes comunitários de saúde.
A presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão, deputada Iracema Vale (PSB), participou, nesta quinta-feira (30), da solenidade “Cuidar de Todos: reconhecimento e inovação para os Agentes Comunitários de Saúde”, ao lado do governador Carlos Brandão.

Segundo a parlamentar, os investimentos representam tanto o cuidado com os profissionais quanto a atenção às demandas dos municípios. “Esse governo valoriza a prevenção e tem apoiado os municípios que mais precisam. O apoio vai direcionar os agentes comunitários e de endemias, que visitam os lares dos maranhenses e realizam um trabalho essencial de prevenção e cuidado com o nosso povo”, afirmou Iracema Vale.

Práticas inovadoras

Durante o evento, foram entregues tablets e novos kits de fardamento aos agentes comunitários de saúde. Também foi assinada a alteração da Lei nº 12.042/2023, que autoriza o Poder Executivo a premiar municípios com práticas inovadoras e melhores resultados em saúde, além de estimular a cooperação entre Estado e prefeituras na implementação de políticas públicas voltadas à área.

O governador Carlos Brandão destacou o compromisso do Estado com o fortalecimento da saúde básica e o reconhecimento dos profissionais. “Este é um momento de valorização e premiação para os agentes que trabalham dia e noite cuidando da vida das pessoas. O apoio dos prefeitos é fundamental nesse projeto, pois a saúde é um desafio que precisa ser enfrentado por todos nós”, ressaltou.

As ações reforçam o compromisso do Governo do Maranhão com o reconhecimento e a valorização desses profissionais que desempenham um papel essencial na promoção da saúde preventiva em todo o estado.

Iniciativas

O presidente do Sindicato dos Trabalhadores de Controle do Estado do Maranhão (Sintacema), Jordel Lima, reforçou a importância das iniciativas. “Esse momento é muito importante para fortalecer cada vez mais a Atenção Primária. Esse investimento é essencial tanto para os municípios quanto para os agentes”, destacou.

Já o secretário de Estado da Saúde, Tiago Fernandes, ressaltou que o investimento em tecnologia é um incentivo direto para o trabalho dos profissionais da área. “Os agentes comunitários são a porta de entrada do Sistema Único de Saúde. Eles realizam ações preventivas nas casas, conversam com a população, identificam gestantes que precisam de pré-natal, crianças que precisam ser vacinadas e monitoram hipertensos e diabéticos. Com esse trabalho, conseguimos reduzir a sobrecarga no sistema de saúde, nos hospitais, e valorizamos ainda mais esses profissionais”, afirmou.

O evento também contou com a presença do secretário do secretário de assuntos municipalistas, Orleans Brandão (MDB); deputados estaduais Antônio Pereira (PDT); Florêncio Neto (PSB); Adelmo Soares (PSB); Ricardo Arruda (PL); Davi Brandão (PSB), dentre outras autoridades federais, estaduais e municipais.

Homem é assassinado com tiro na cabeça no Bairro Santo Antônio

Vitima do homicídio.
Um homem, identificado como Antônio Marcos Lopes da Silva, foi morto com um tiro na cabeça na tarde dessa quinta-feira (30), dentro de um bar na Rua Antônio Lages, no bairro Santo Antônio, em Codó. Segundo a polícia, Antônio estava sentado em uma mesa quando foi surpreendido pelo criminoso. Imagens de câmeras de segurança registraram a chegada do suspeito e o momento do disparo. Após o crime, o homem fugiu e ainda não foi localizado.

Equipes da polícia militar foram acionadas e realizaram buscas na região, mas até o momento não há informações sobre a prisão do autor. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) também foi acionado, mas a vítima morreu antes da chegada do socorro. Testemunhas que estavam no bar prestaram depoimento à polícia civil, que investiga o caso e analisa as imagens para tentar identificar o suspeito e esclarecer a motivação do crime.

Do G1 MA.

Revista VEJA repercute demora de Flávio Dino em julgar caso do TCE-MA: "Duas cadeiras vazias e silêncio"

Ministro Flávio Dino.
Há quase dois anos, o Tribunal de Contas do Maranhão (TCE-MA) opera incompleto. Duas cadeiras permanecem vazias à espera de uma decisão do Supremo Tribunal Federal (STF). As Ações Diretas de Inconstitucionalidade (ADIs) 7603 e 7605 questionam o rito de escolha dos conselheiros maranhenses, mas seguem sem solução desde que o relator, ministro Flávio Dino, concedeu uma liminar suspendendo as nomeações até o julgamento definitivo.

Casos semelhantes envolvendo tribunais de contas de outros estados, como Minas Gerais, Espírito Santo, Bahia e Sergipe, já foram analisados e concluídos pelos ministros Gilmar Mendes, André Mendonça, Dias Toffoli e Nunes Marques. Já no Maranhão, o imbróglio judicial trava a ocupação de uma das vagas desde 2023, obstruindo o funcionamento correto da instância que fiscaliza as contas públicas do estado.

As ações apontam que o rito de escolha adotado pela Assembleia Legislativa do Maranhão para a indicação dos conselheiros diverge do previsto na Constituição Federal. O modelo exige que o candidato à vaga tenha o apoio de um terço dos deputados estaduais e impõe idade máxima de 70 anos regras que vigoraram também em nomeações anteriores, inclusive quando o governador era o próprio Flávio Dino.

Em fevereiro deste ano, já como ministro do STF, Dino concedeu nova liminar suspendendo outra indicação ao TCE-MA. Desta vez, a vaga era de livre escolha do governador. A ADI 7780 foi proposta pelo Solidariedade e já conta com os pareceres da Advocacia-Geral da União e da Procuradoria-Geral da República que reconhecerem que os problemas de rito já foram superados. No último dia 28, o ministro Dino solicitou informações a magistrados do Maranhão que podem contribuir com os casos. Agora, há expectativa de que as ações finalmente tenham um desfecho.

Por Matheus Leitão/Da VEJA.

Após megaoperação contra Comando Vermelho, governador do RJ pode ter mandato cassado

Cláudio Castro.
O TSE (Tribunal Superior Eleitoral) marcou para a próxima terça-feira (04) o julgamento de uma ação que pode levar à cassação do governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro (PL). A data foi marcada pela ministra Cármen Lúcia, presidente do TSE, após liberação do caso pela relatora do processo. A ministra Isabel Gallotti, responsável pela ação, encerra seu mandato no TSE em menos de um mês e liberou casos que considera prioritários para serem julgados antes de deixar a Corte Eleitoral.

A definição de uma data para o início do julgamento acontece dias após a deflagração de uma megaoperação nos complexos do Alemão e da Penha que resultaram em mais de 120 mortes, além de 113 presos, sendo 33 de outros estados, e 118 armas apreendidas, sendo 91 fuzis, 26 pistolas e 1 revólver (saiba mais).

A Procuradoria-Geral Eleitoral, braço da PGR no TSE, defendeu no ano passado a cassação do governador e do vice-governador. O órgão afirma que houve abuso de poder político e econômico envolvendo o financiamento de projetos e programas da Fundação Centro Estadual de Estatísticas, Pesquisas e Formação de Servidores Públicos do Rio de Janeiro (Ceperj) e da Uerj em 2022.

Em maio deste ano, o Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (TRE-RJ) foi contra a cassação de Castro. Mas o MP Eleitoral recorreu ao TSE e reforçou o pedido de cassação de Castro. O pedido se estende à chapa de Castro, portanto atinge também o vice-governador, Thiago Pampolha (MDB). Há o pedido de cassação também para o presidente da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj), deputado estadual Rodrigo Bacellar (União). Para Pampolha, porém, não foi estendida a inelegibilidade por falta de provas.

Da CNN Brasil.

quinta-feira, 30 de outubro de 2025

Deputado cobra responsabilidade da oposição e ressalta ações de impacto do governo contra criminalidade

Ricardo Arruda.
O deputado Ricardo Arruda (MDB) cobrou responsabilidade da oposição no debate sobre crise na segurança pública, problema que afeta todos os estados, e destacou ações de impacto do governo do Estado no combate à criminalidade, em fala na sessão desta quinta-feira (30), na Assembleia. “O crime organizado sofreu um prejuízo financeiro de mais de R$ 200 milhões, por conta de apreensão de drogas, de veículos, objeto de crime. Isso é trabalho efetivo do sistema de segurança, atingindo o crime organizado naquilo que mantém a atividade criminosa, que é o recurso financeiro”, observou.

A gravidade da disseminação de fake news na área de segurança pública, principalmente por motivação política, também foi tratada pelo deputado. A prática, segundo ele, provoca prejuízos incalculáveis para a população. “No afã de se criar um clima de alarmismo, de terror na cidade, inclusive alguns até com o objetivo político de atingir o governador Carlos Brandão, se causa prejuízo para as pessoas, para a economia, o dia a dia da população”, disse ao falar de episódio recente em São Luís.

Ricardo Arruda relatou que o clima de pânico instalado atingiu sua família, porque a disseminação das falsas informações ocorreu pela internet. “Meu filho, de 11 anos, na sexta-feira estava aterrorizado, sem querer ir para a escola”.

Chefe do CV de Cantanhede que mandou matar Cabo da PM é neutralizado por policiais do BOPE

Operação do Bope.
Um homem identificado como Flávio de Jesus Dias Baima, vulgo 'Bina', apontado como mandante do assassinato do cabo da polícia militar Reginaldo Costa, ocorrido no mês de agosto em Cantanhede (relembre), foi neutralizado em confronto com policiais do Batalhão de Operações Especiais (BOPE) e da Diretoria de Inteligência e Assuntos Estratégicos (DIAE) da PMMA. O tiroteio ocorreu nesta quinta-feira, 30, na Vila Samara, na zona rural de São Luís.

De acordo com informações da PM, as equipes foram até a localidade durante uma operação voltada para o combate a facções criminosas envolvidas em ataques contra forças de segurança no interior do estado. Ao chegarem ao local, os policiais foram recebidos a tiros e reagiram. Durante o confronto, Flávio Baima foi atingido. Ele chegou a ser socorrido, mas não resistiu aos ferimentos. No local, foram apreendidas armas e munições, que serão encaminhadas para perícia.

'Bina' também era apontado como chefe do Comando Vermelho (CV) em Cantanhede. A operação desta quinta integra um conjunto de ações coordenadas pela PMMA com o objetivo de desarticular grupos criminosos e restabelecer a segurança em regiões do estado afetadas por ataques e confrontos envolvendo facções.

De O Informante/Jornal Pequeno.

Funcionário do Mix Mateus de Chapadinha morre durante expediente de trabalho

Jardel.
Por Blog do Alpanir Mesquita.

Um funcionário do Mix Mateus de Chapadinha, supermercado localizado às margens da BR-222, morreu na manhã desta quinta-feira (30) durante expediente de trabalho. As informações são do Blog do William Fernandes.

Segundo relatado, o colaborador Jardel teria sofrido um mal súbito nas dependências da loja, possivelmente uma parada cardíaca, e, infelizmente, não resistiu, mesmo recebendo atendimento de emergência ainda no local. 

O ocorrido causou forte comoção entre os colegas de trabalho e demais clientes que estavam no estabelecimento, bem como na população chapadinhense de um modo geral. O Grupo Mateus, no entanto, ainda não se manifestou, não decretou luto e segue funcionando normalmente.

Fundador do PCM e atual chefe do CV no Maranhão é preso em São Paulo

Momento da prisão.
A polícia civil do Maranhão, por meio do Departamento de Combate ao Crime Organizado da Superintendência de Investigações Criminais (DCCO/SEIC), prendeu Josué Santos da Silva, conhecido como “Gaspar”, apontado como um dos fundadores da facção criminosa Primeiro Comando do Maranhão (PCM). A captura ocorreu no bairro Jardim Record, em Taboão da Serra, na região metropolitana de São Paulo, com apoio da polícia civil paulista. A localização do foragido foi possível após trabalho investigativo do DCCO/SEIC, que identificou o paradeiro de Gaspar no município.

O investigado estava foragido desde 2022, quando recebeu o benefício da saída temporária do Dia das Crianças e não retornou ao sistema prisional. Contra ele havia um mandado de recaptura expedido pela 1ª Vara das Execuções Penais de São Luís, com pena total de 40 anos, 3 meses e 14 dias de reclusão pelo crime de homicídio. Após os procedimentos legais, o preso será reencaminhado ao sistema prisional maranhense, onde permanecerá à disposição da Justiça para o cumprimento do restante da pena.

Quem é Josué Santos

Considerado um dos criminosos mais influentes da facção PCM, onde exercia papel de liderança, Josué Santos da Silva, o Gaspar, responde a mais de 18 processos criminais pelos crimes de homicídio, tráfico de drogas, associação criminosa, associação para o tráfico, porte ilegal de arma de fogo e roubo, totalizando mais de 40 anos de condenação. Ele ingressou no sistema prisional maranhense em março de 2012, após ser preso em flagrante em Santa Rita, pelos crimes de associação criminosa, porte ilegal de arma de fogo com numeração raspada e posse de drogas para consumo pessoal.

Um ano depois, em 2013, enquanto ainda cumpria pena, foi intimado de novo mandado de prisão por condenação pelo crime de roubo majorado pelo emprego de arma e concurso de agentes. No mesmo ano, foi transferido para a Penitenciária Federal de Campo Grande (MS), junto com outros detentos de alta periculosidade e com forte influência no tráfico de drogas e homicídios no Maranhão. As investigações apontam que, com a aliança firmada entre o PCM e o Comando Vermelho, Gaspar migrou para o Comando Vermelho, onde passou a ocupar posição de destaque dentro da estrutura criminosa, tornando-se uma das principais lideranças da organização e assumindo funções estratégicas.

Entre os crimes pelos quais possui condenação, ele foi sentenciado a 21 anos, 10 meses e 3 dias de reclusão por liderar uma organização criminosa armada com atuação na região da Cidade Olímpica (área Leste da Grande Ilha), além dos crimes de tráfico de drogas e associação para o tráfico. À época das condenações, Gaspar já se encontrava preso, e a sentença judicial destacou que ele, mesmo recolhido, mantinha poder decisório sobre o tráfico de drogas e sobre o chamado “tribunal do crime”, do qual era presidente.

Forças de Segurança do Maranhão causaram prejuízo de R$ 215 milhões ao narcotráfico; relembre apreensões

Drogas apreendidas.
Restando ainda dois meses para o encerramento do ano, o Maranhão contabiliza resultados expressivos na apreensão de entorpecentes. Entre janeiro e setembro deste ano, cerca de quatro toneladas de drogas foram apreendidas pelas forças de segurança do estado em diferentes regiões. O volume representa um aumento de cerca de 60% em relação ao mesmo período de 2024. Além disso, o crime organizado teve um prejuízo financeiro superior a R$ 215 milhões, por conta das apreensões e sequestro de bens dos investigados.

Entre os entorpecentes apreendidos estão aproximadamente 2,8 toneladas de maconha e 1,2 tonelada de cocaína, resultado do trabalho permanente de repressão ao tráfico, realizado pelas polícias militar e civil e pela Força Estadual, com apoio do serviço de Inteligência. Além das drogas, veículos, bens e contas bancarias de pessoas ligadas à facções criminosas que atuam no estado foram bloqueados e sequestrados.

OPERAÇÕES

A apreensão mais recente no estado foi em Grajaú, na região Central, no último domingo (26), quando a PM interceptou 42kg de maconha, além de três veículos e uma espingarda, durante abordagem na BR-226. Quatro suspeitos foram presos em flagrante. A ação integra o conjunto de esforços voltados ao monitoramento de rotas usadas para o transporte de drogas entre os municípios maranhenses (relembre).

Em Bacabal, no Médio Mearim, no início do mês, policiais militares apreenderam 85kg de entorpecentes e R$ 20 mil em espécie durante abordagem a um imóvel usado como ponto de tráfico. Dois suspeitos, apontados como responsáveis pelo comércio de drogas no bairro Cohab II, foram presos em flagrante (reveja).

Em Santa Quitéria, no Baixo Parnaíba, a polícia militar apreendeu 141 tabletes de maconha prensada, equivalente a 150kg, que estavam escondidos no compartimento falso de um caminhão. A ação, realizada no dia 23, foi resultado de uma atuação conjunta com a Polícia Rodoviária Federal, em um trecho da MA-034 entre os municípios de Milagres do Maranhão e Santa Quitéria. Dois ocupantes do caminhão, que haviam saído de Marabá (PA) e seguiam para São Bernardo, foram presos e autuados em flagrante pela polícia civil por tráfico de drogas (saiba mais).

Já em Paço do Lumiar, há cerca de dois meses, uma ação no bairro Iguaíba resultou na apreensão de 1,5tonelada de maconha, avaliada em cerca de R$ 10 milhões — uma das maiores apreensões do ano no estado (confira).

Os resultados expressivos de apreensão de entorpecentes se devem à intensificação das ações integradas, que ocorrem por meio de duas grandes operações das forças de segurança do estado: a Operação Impacto, coordenada pela polícia militar, que tem entre seus objetivos retirar drogas de circulação e bloquear rotas do tráfico, e a Operação Captura, da polícia civil, voltada ao cumprimento de mandados de prisão por crimes graves, entre eles, o tráfico de drogas e a atuação de facções criminosas.

Prefeitura de Vargem Grande entrega novos veículos à Guarda Municipal

Entrega dos novos veículos.
A prefeitura de Vargem Grande realizou a entrega de novos veículos à guarda municipal, fortalecendo as ações de segurança e ampliando a capacidade de atendimento à população. O ato contou com a presença do prefeito Preto, do vice-prefeito Toinho do Juvenil, além de vereadores e representantes da gestão municipal.

Com os novos transportes, duas motocicletas e uma caminhonete, a guarda municipal passa a contar com melhores condições de trabalho, garantindo mais agilidade nas ações de patrulhamento e apoio às ocorrências em todo o município.
Entrega dos novos veículos.
O prefeito Preto destacou que o investimento reforça o compromisso da administração com a segurança pública e o bem-estar dos vargem-grandenses. "Estamos trabalhando para que nossa guarda tenha estrutura e condições de atuar com eficiência, protegendo nosso povo e o patrimônio público", afirmou o gestor.

Da Ascom PMVG.

Urgente! Maranhense de Chapadinha está entre os mortos da megaoperação contra Comando Vermelho no RJ

'Mata Rindo'
Por Blog do Alpanir Mesquita.

A megaoperação deflagrada pelas forças de segurança do Rio de Janeiro, nos complexos da Penha e do Alemão, na última terça-feira (28), para conter o avanço da facção criminosa Comando Vermelho, deixou mais de 120 mortos, incluindo quatro policiais, sendo dois civis e dois militares do Bope (saiba mais).

Entre os criminosos mortos, está um maranhense que era natural de Chapadinha. Lucas da Conceição, vulgo 'Mata Rindo' ou 'Luquinha', enfrentou os policiais e acabou perdendo a vida. Ele era integrante do CV e, segundo apurado pelo Titular do Blog, se mudou para o Rio no ano passado, possivelmente para não ser alcançado pelas autoridades maranhenses.

Em seu perfil nas redes sociais, que possuía mais de 4 mil seguidores, 'Mata Rindo' costumava publicar vídeos ostentando armas de fogo, principalmente fuzis, e cordões de ouro e consumindo maconha. As imagens foram obtidas pelo jornalista Judson Carvalho, do Programa Bandeira 2, da TV Difusora. "As imagens chamaram atenção das autoridades, que já investigavam sua atuação em comunidades dominadas pelo CV", explicou.

A qualquer momento mais informações!

quarta-feira, 29 de outubro de 2025

Deputado comemora aprovação de Brandão: "Governo nada de braçadas concretizando sonhos das pessoas"

Adelmo Soares.
O deputado Adelmo Soares (PSB) fez uma fala provocativa direcionada ao grupo dinista de oposição ao comemorar o resultado da pesquisa Quaest, divulgada na terça-feira (28) pela TV Mirante e que mostrou o governo de Carlos Brandão com 71% de aprovação da população (relembre). “Enquanto a oposição insiste muito em bater no governo, o governo nada de braçada nas realizações e concretizando o sonho das pessoas”, afirmou na sessão plenária desta quarta-feira (29), na Assembleia.

Adelmo Soares chegou a dizer que, ao ver os números da pesquisa Quaest, ficou imaginando a reação do presidente nacional do PSB, João Campos, que manobrou para tirar Brandão do partido. “Fez uma mudança na direção do PSB do Maranhão, pensando que fez alguma vantagem. Mas aí você está tirando um governador que tem 71% de aprovação para colocar um grupo de pessoas que está tentando, de todas as formas, uma reeleição”, declarou.

O deputado Adelmo Soares também destacou o apoio da maioria do Parlamento Estadual ao trabalho que vem sendo realizado por Carlos Brandão, que ficou conhecido como o governador das obras impossíveis. “É um governo do ineditismo, que visita as obras, que recebe os prefeitos, que realiza obras, obras que nunca se imaginou serem feitas, e que estão sendo concluídas pelo governo Carlos Brandão”.

Depois de enumerar ações da gestão estadual, sentenciou: “Por isso que ele agora está com 71% de aprovação”.

Megaoperação contra Comando Vermelho teve mais de 120 mortos; secretário revela estratégia do Bope

Megaoperação no RJ.
O secretário da polícia militar, Marcelo de Menezes, explicou nesta quarta-feira (29) a estratégia usada na megaoperação contra o Comando Vermelho, que deixou mais de 120 mortos nos complexos da Penha e do Alemão, na zona norte do Rio de Janeiro. A ação policial foi a mais letal da história do estado. As forças de segurança, segundo Menezes, montaram o chamado “muro do Bope” — em que policiais entraram pela área da Serra da Misericórdia para cercar os criminosos e empurrá-los em direção à mata, onde outras equipes do Batalhão de Operações Especiais já estavam posicionadas.

A explicação foi dada durante entrevista coletiva, quando a cúpula da Segurança Pública do Rio detalhou os resultados da ação. "Distribuímos as tropas pelo terreno. O diferencial, em relação às imagens que mostravam criminosos fortemente armados buscando refúgio na área de mata, foi a incursão dos agentes do Bope na parte mais alta da montanha que separa as duas comunidades. Essa ação criou o que chamamos de 'muro do Bope' — uma linha de contenção formada por policiais que empurravam os criminosos para o topo da montanha", detalhou o secretário da PM.

Os policiais começaram a operação entrando no Alemão, explica Menezes. Em seguida, no Complexo da Penha, a estratégia foi seguir traficantes e levar os criminosos pela trilha de mata até o ponto mais alto na Serra da Misericórdia. Já na Serra da Misericórdia, os policiais do Bope, que estavam posicionados no topo, formaram uma espécie de 'muro' para cercar os bandidos que tinham sido levados até lá. O secretário da PM afirmou que o objetivo da estratégia era “proteger a população e garantir a integridade física dos moradores” e disse que a maioria dos confrontos ocorreu na área de mata. O confronto começou às 6h e terminou por volta das 21h (saiba mais).

Muro do Bope.
MEGAOPERAÇÃO

Os números oficiais, divulgados pela cúpula da segurança do RJ, são de 4 policiais e 117 suspeitos mortos. Moradores do Complexo da Penha afirmaram ter encontrado pelo menos 74 corpos, que foram levados para a Praça São Lucas, na Estrada José Rucas. Já o secretário da polícia civil, Felipe Curi, disse que foram 63 corpos achados na mata. Segundo ele, foram 113 presos, 33 de outros estados, como Amazonas, Ceará, Pará e Pernambuco. A ação contou 2,5 mil policiais civis e militares e é considerada pela cúpula da segurança como de alto risco.

AUTORIDADES

O secretário de Segurança Pública, Victor Santos, destacou que a investigação que culminou na operação desta terça durou cerca de um ano. O secretário classificou como “dano colateral muito pequeno” o número de civis atingidos. “As vítimas são os quatro inocentes baleados e os quatro policiais que morreram”, declarou.

O governador Cláudio Castro disse que a megaoperação nos complexos da Penha e do Alemão foi um "sucesso". "Temos muita tranquilidade de defendermos tudo que fizemos ontem. Queria me solidarizar com a família dos quatro guerreiros que deram a vida para salvar a população. De vítima ontem lá, só tivemos esses policiais".

Do G1.

Criminoso de alta periculosidade foragido por homicídio e estupro é preso no Maranhão

Momento da prisão.
A polícia civil do Maranhão, por meio da delegacia regional de Viana, prendeu nesta terça-feira (28) um homem conhecido como “Loro” ou “Loirinho”, em cumprimento a mandado de prisão preventiva por homicídio qualificado, ocorrido em São Luís. O mandado foi expedido pela 1ª Vara do Tribunal do Júri da capital.

Considerado de alta periculosidade, o investigado estava foragido há mais de um ano e foi localizado em Viana. No momento da prisão, ele foi autuado em flagrante por porte ilegal de arma de fogo, encontrada com ele no instante da abordagem policial. O homem possui um extenso histórico criminal, com passagens por estupro de vulnerável, corrupção de menores, violação de tornozeleira eletrônica e processo por organização criminosa.

Essa é a segunda vez que “Loro” é preso. Na primeira, ele havia sido detido após investigações que o apontaram como autor de estupro contra uma adolescente, sendo liberado com a condição de usar tornozeleira eletrônica. Segundo registros do Ministério Público, o investigado descumpriu as medidas impostas pela Justiça, deixando de carregar a bateria do equipamento e ter ultrapassado por diversas vezes a área de monitoramento. As violações teriam ocorrido pelo menos 18 vezes durante o período em que esteve em liberdade.

Antes de ser localizado em Viana, ele atuava na Vila Vitória, na região do São Raimundo, em São Luís, onde mantinha vínculos com suspeitos de envolvimento em crimes graves. Desde que se tornou foragido, mudava constantemente de endereço para evitar a captura pelas forças de segurança. O investigado foi levado para a delegacia, de onde foi encaminhado ao sistema penitenciário e permanece à disposição do Poder Judiciário.

Governo do Estado amplia combate à fome e leva mais obras a municípios

Orleans Brandão.
O Governo do Estado segue ampliando os investimentos em infraestrutura, na geração de emprego e renda e no combate à fome. Desta vez, o secretário de Assuntos Municipalistas, Orleans Brandão, esteve nos municípios de Senador Alexandre Costa e Governador Eugênio Barros para entregar obras e serviços que promovem desenvolvimento e melhoram a vida das pessoas.

“Voltamos ao interior trazendo mais benefícios, ampliando a rede de segurança alimentar com Restaurante Popular, entregando os cartões do Maranhão Livre da Fome, inaugurando obras como o balneário de Senador Alexandre Costa e anunciando mais investimentos, como Viva PROCON, Estação Tech, Colégio Militar”, destacou Orleans Brandão.

Em Senador Alexandre Costa, mais 513 famílias foram incluídas no Maranhão Livre da Fome, o maior programa de transferência de renda da história do estado que também garante aos beneficiários assistência à saúde e capacitação para o mercado de trabalho. Além disso, Orleans Brandão e o prefeito inauguraram o 202º Restaurante Popular, e entregaram à população a reforma da urbanização do balneário.

“Este é um dia histórico, porque Senador Alexandre Costa passa a contar com os benefícios desse programa maravilhoso que chega para transformar a vida de muitas famílias e também incentivar o comércio local. Nosso balneário totalmente urbanizado favorece a prática de atividades físicas, trazendo mais saúde para nosso povo. Nossa gestão está alinhada com o governo estadual e grata por tantos benefícios, porque a boa política é feito com parcerias”, destacou o prefeito Dr. Nilo.

Outras 462 famílias terão os benefícios do programa de combate à fome em Governador Eugênio Barros, onde o secretário de Assuntos Municipalistas também entregou, com o prefeito Chiquinho do Banco, seis carrinhos dos programas Minha Renda e Mais Renda, e anunciou a pavimentação asfáltica de três quilômetros de vias urbanas, a implantação do Viva Procon, da Estação Tech e do Colégio Militar, e a instalação do portal da cidade.

Penélope, linha de frente do Comando Vermelho, teve rosto esfacelado com tiro de fuzil durante megaoperação no RJ

Penélope do CV.
Uma das principais soldados de linha de frente do Comando Vermelho (CV), conhecida pelos apelidos “Penélope” e “Japinha”, morreu durante intenso confronto com as forças de segurança nos complexos do Alemão e da Penha, na zona norte do Rio de Janeiro, nessa terça-feira (28) (relembre).

Penélope foi atingida por um disparo de fuzil que esfacelou sua cabeça, após resistir a abordagem e abrir fogo contra os agentes. Ela estava vestida com roupa camuflada e colete tático, preparado com espaços para carregadores de fuzil, o que confirma seu papel ativo na linha de frente da facção.

Apontada como uma figura de confiança dos líderes locais do tráfico, Penélope costumava atuar na proteção de rotas de fuga e na defesa dos pontos estratégicos de venda de drogas. Seu corpo foi encontrado próximo a um dos acessos principais da comunidade após horas de tiroteio.



Confira a cobertura completa no Instagram do Blog do Alpanir Mesquita:

Do Metrópoles.