terça-feira, 14 de fevereiro de 2023

“É um marco para todas nós mulheres”, diz Iracema Vale, segunda mulher a assumir o Governo do Maranhão

Iracema Vale.
A presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Maranhão, deputada Iracema Vale, assumiu nesta terça-feira (14), de forma interina, o comando do Governo do Estado. A cerimônia de posse foi realizada no Salão de Atos do Palácio dos Leões, em São Luís. Iracema Vale ocupa o cargo até o sábado (18), em substituição ao governador Carlos Brandão e ao seu vice, Felipe Camarão, que se ausentaram do Maranhão para cumprir agendas institucionais na Europa e na África (saiba mais).

Protagonismo feminino

Iracema Vale é a segunda mulher a assumir o controle do Executivo Estadual no Maranhão, antes dela apenas a ex-governadora Roseana Sarney, que comandou o Estado por quatro mandatos. A deputada estadual Iracema Vale também comemorou recentemente outros dois feitos históricos: eleita em 2022 a deputada mais votada da história do Maranhão, Iracema também foi a primeira parlamentar a presidir a ‘Casa do Povo’, em 188 anos de história da Alema.

“Estamos fazendo história de muitas maneiras. Mesmo que por poucos dias, isso é muito significativo para mim. É um marco importante para todas nós mulheres, que almejamos ter os nossos espaços conquistados”, afirmou Iracema Vale.

Na solenidade de posse da governadora em exercício, estiveram presentes representantes dos três Poderes constituídos, como secretários de Estado, prefeitos e parlamentares de várias regiões do Maranhão. Como presidente do Legislativo, Iracema Vale é a primeira na linha sucessória estadual e, por isso, assumirá o Governo do Maranhão até o retorno de Carlos Brandão e Felipe Camarão.

O presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Maranhão (TJ-MA), desembargador Paulo Velten, desejou boa sorte à governadora substituta. Velten lembrou que ele próprio chegou a assumir a chefia do Governo do Maranhão por 31 dias, em 2022, quando o governador Carlos Brandão precisou se ausentar para tratamento de saúde.

“Lembro com saudade aquele período de 31 dias, seis horas e alguns minutos à frente do Governo do Estado. Posso testemunhar, governador interina, Iracema Vale, que aqui a senhora vai encontrar uma equipe de craques e sintonizada, de pessoas que tem de fato o espírito público, tão importante para esses momentos difíceis que nós vivemos”, ressaltou Velten.

Nenhum comentário:

Postar um comentário