sexta-feira, 24 de fevereiro de 2023

Mais 13 cidades do Maranhão serão liberadas para a instalação do 5G

Imagem ilustrativa.
A partir de segunda-feira (27), 103 cidades do Nordeste serão liberadas para instalação do 5G. A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) aprovou, em reunião nesta quinta-feira (23), antecipar a liberação da faixa de 3,5 GHz em 347 municípios de todo o país. As localidades estão distribuídas em 23 estados. A decisão possibilita que as operadoras possam solicitar a implantação da infraestrutura da quinta geração de redes móveis. Até o momento, um total de 487 localidades obtiveram a liberação da autarquia.

Ceará (18), Bahia (17), Rio Grande do Norte (14), Maranhão (13), Piauí (12), Alagoas (11), Pernambuco (9), Paraíba (6) e Sergipe (3) tiveram cidades contempladas. "Além de acompanhar a implementação da tecnologia em todo o país, cobramos as operadoras quanto à qualidade do serviço, visto que tanto o Ministério das Comunicações quanto a Anatel têm recebido reclamações de usuários", afirmou o ministro Juscelino Filho. Durante reunião com as operadoras de telecomunicações realizada no final de janeiro, ele reforçou que a MCom deve realizar uma pesquisa de opinião a respeito do assunto e sugeriu que as empresas façam um diagnóstico da situação.

As liberações ocorrem quando concluída a migração da recepção do sinal de televisão aberta e gratuita por meio de antenas parabólicas na banda C satelital para a banda Ku. O edital do leilão também garantiu investimento das operadoras vencedoras para distribuição de kits para recepção aos cadastrados no CadÚnico – lista de beneficiários dos programas sociais do Governo Federal.

Na reunião desta quinta-feira, o Grupo de Acompanhamento da Implantação das Soluções para os Problemas de Interferência na faixa de 3.625 a 3.700 MHz (Gaispi), criado pelo Edital do 5G, também lançou um Painel para acompanhamento das atividades.

No Maranhão, serão contempladas as cidades de Alcântara, Axixá, Bacabeira, Cachoeira Grande, Icatu, Morros, Paço do Lumiar, Presidente Juscelino, Raposa, Rosário, Santa Rita, São José de Ribamar e Timon.

Do Blog do Leandro Miranda/Marrapá.

Nenhum comentário:

Postar um comentário