sábado, 2 de julho de 2022

11 estados brasileiros já reduziram ICMS e preço do combustível começa a cair

Imagem ilustrativa.
Governadores de pelo menos 11 estados brasileiros anunciaram, até a tarde desta sexta-feira (01), a redução do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços (ICMS) sobre combustíveis. Entre as unidades federativas que aderiram à iniciativa, constam: Espírito Santo, Goiás, Minas Gerais, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Rondônia, Roraima, Santa Catarina, Alagoas e São Paulo.

A alteração segue determinação do Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz), após decisão do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) André Mendonça. De acordo com a Corte, as alíquotas do ICMS cobradas sobre os combustíveis devem ser uniformes em todo o país. Em São Paulo, por exemplo, o governador Rodrigo Garcia (Democratas) anunciou a redução do imposto na última quarta-feira (27). No estado, está prevista a diminuição do ICMS, de 25% para 18%.

Na manhã desta sexta, o presidente Jair Bolsonaro (PL) chamou atenção para a queda no preço do combustível e cobrou de governadores a redução do ICMS, após visitar as obras do Rodoanel, em Feira de Santana (BA). “Estão gostando da baixa dos combustíveis? Há pouco me culpavam pelo aumento. Quando baixa, muitos se calam. É um trabalho nosso. Começou com o governo federal abrindo mão dos seus impostos”, enfatizou o mandatário.

Enquanto isso, outros governadores, inclusive do Maranhão, foram ao Supremo Tribunal Federal para não reduzir o imposto (SAIBA MAIS).

Do Metrópoles.

2 comentários:

  1. Falta o governo do estado fazer sua parte. Mostra sensibilidade.

    ResponderExcluir
  2. Meio difícil! Tá nem aí pro povo

    ResponderExcluir