domingo, 31 de maio de 2020

Prefeitura de Nina Rodrigues inicia obras de pavimentação do Conjunto Madalena Braga

Início das obras em Nina Rodrigues.
Por Blog do Alpanir Mesquita.

Recentemente a prefeitura de Nina Rodrigues, por meio da secretaria municipal de Obras, deu início as obras de pavimentação em bloquete do Conjunto Madalena Braga. O benefício, que era aguardado há muito tempo pelos moradores, também prevê a drenagem profunda e foi garantido graças a emenda parlamentar do deputado federal Hildo Rocha, por meio da Codevasf.

A ordem de serviço, ato público que contou com a presença do deputado Hildo, do superintendente da Codevasf Jones Braga, de vereadores e demais autoridades, foi assinada pelo prefeito Rodrigues no final do ano passado e fez parte de uma série de benfeitorias entregues durante o aniversário de 58 anos de emancipação política de Nina Rodrigues (saiba mais).

De acordo com o prefeito Rodrigues, as intervenções de agora são compromissos assumidos pela gestão municipal em garantir melhores condições de tráfego e de bem-estar aos Ninenses.

Sobrinho mata o tio na zona rural de Vargem Grande

Valdir foi morto pelo sobrinho.
Por Blog do Alpanir Mesquita.

Na tarde deste domingo (31), por volta das 14h, um homicídio foi registrado no povoado São José, zona rural de Vargem Grande. A vítima foi identificada como Valdir Borges de Oliveira, morto com golpe de arma branca no peito.

De acordo com a polícia militar, que esteve no local realizando levantamentos e iniciando as investigações necessárias, o autor do homicídio foi o próprio sobrinho de Valdir, que fugiu após o crime e ainda não foi preso. Os dois estariam bebendo quando iniciou a discussão, terminado de forma trágica.

Aguardem mais informações.

Italiano morre após acidente na BR-226 em Presidente Dutra

Veículo ficou totalmente destruído.
Um acidente ocorrido na manhã deste sábado (30), no município de Presidente Dutra, na altura do km 192 da BR-226, vitimou o senhor Richard Oberarzbacher, um Italiano de 50 anos, que conduzia um veículo de placas OVY3H77. 

O acidente aconteceu após o condutor perder o controle do automóvel e chocar-se violentamente com uma árvore. Com o apoio do CTA, uma equipe da 13ª CIBM foi mobilizada para o atendimento. No local foi constatado óbito da vítima. 

A rodovia foi isolada por uma equipe da PRF para o pouso da aeronave enquanto o veículo era estabilizado. O corpo do italiano foi extraído das ferragens. Em seguida entregue ao IML.

Da Ascom CBMMA.

Othelino Neto lamenta mortes dos ex-deputados Luiz Osmani e Jurandir Lago

Osmani e Jurandir Lago.
Por Blog do Alpanir Mesquita.

O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Othelino Neto, emitiu notas de pesar neste sábado (30) lamentando as mortes dos ex-deputados estaduais Luiz Osmani e Jurandir Lago. Os políticos, que faleceram em decorrência do novo coronavírus, também foram prefeitos de Lago da Pedra e de Bacabal, respectivamente.

NOTA DE PESAR

A Assembleia Legislativa do Estado do Maranhão lamenta o falecimento do ex-deputado estadual e ex-prefeito de Lago Pedra, Luiz Osmani Pimentel de Macedo, ocorrido sexta-feira (29), em São Luís.

Luiz Osmani foi prefeito do município de Lago da Pedra por dois mandatos e deputado estadual. Sua atuação política e presença constante junto aos mais humildes o transformaram em uma das lideranças de maior influência e prestígio na região, cuja memória servirá de exemplo para gerações futuras.  

Neste momento de luto, a Assembleia Legislativa solidariza-se com os familiares, amigos e admiradores de Luiz Osmani, desejando forças para que superem a tristeza causada por tão significativa perda.

São Luís, 30 de maio de 2020

Deputado Othelino Neto
Presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Maranhão
_________________________________________________________________________

NOTA DE PESAR 

A Assembleia Legislativa do Estado do Maranhão manifesta profundo pesar pelo falecimento do ex-deputado estadual e empresário Jurandir Ferro do Lago, pai do ex-deputado e ex-vice-governador Jura Filho, ocorrido na noite de sexta-feira (29).

Empresário e pecuarista bem sucedido, Jurandir Lago teve forte influência na política maranhense. Foi deputado estadual por dois mandatos, prefeito e vice-prefeito de Bacabal, onde também exerceu, por vários anos, a presidência da Associação Comercial e da Associação dos Criadores do Médio Mearim.

Sensibilizada, a Assembleia Legislativa presta condolências aos familiares, amigos e admiradores de Jurandir Lago, desejando conforto e serenidade em momento tão difícil de imensurável perda.

São Luís, 30 de maio de 2020

Deputado Othelino Neto
Presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Maranhão

Prefeitura de Nina Rodrigues segue realizando ações de combate à Covid-19

Barreira sanitária.
Por Blog do Alpanir Mesquita.

Desde o início da pandemia do novo coronavírus e mesmo antes da cidade registrar casos da doença, a prefeitura de Nina Rodrigues, por meio da secretaria municipal de Saúde e em parceria com demais secretarias e órgãos, realiza ações de prevenção e de combate à Covid-19, que certamente evitaram uma proliferação maior.

Um das primeiras ações, ainda no mês de março, foi a implantação da barreira sanitária na entrada da cidade em parceria com a guarda municipal e as polícias civil e militar. A medida visa monitorar e orientar a população e também viajantes sobre os riscos do coronavírus. A desinfecção de ruas, de estabelecimentos comerciais e de prédios públicos (hospital, postos de saúde, etc) também acontecem rotineiramente.
Desinfecção sendo realizada.
Já no mês de abril o prefeito Rodrigues editou decreto determinando, dentre outras coisas, o uso obrigatório de máscaras e medidas de segurança para o funcionamento do comércio (saiba mais). O prefeito também decretou e em seguida prorrogou até hoje (31) o lockdown, que controlou a entrada e a saída de pessoas e evitou a ampliação do contágio. Sem o lockdown, certamente Nina Rodrigues teria mais casos confirmados.

A prefeitura também adquiriu kits de EPI's para os profissionais que estão na linha de frente, promoveu capacitações, criou a Ala Covid-19 no hospital municipal Madalena Braga com a disponibilização de 15 leitos exclusivos para o tratamento de pessoas com os sintomas, entrega de medicamentos aos pacientes que testaram positivo e a ampliação de atendimento médico para os povoados, com medicamentos e exames de tomografia.

Nina Rodrigues segue firme no combate ao coronavírus!

PRF apreende R$ 57 mil e cocaína dentro de veículo na BR-135

Dinheiro e droga apreendida.
No dia 30 de maio de 2020, sábado, por volta das 14h, na Unidade Operacional da PRF em São Luís, uma equipe que se encontrava de serviço em virtude da Operação Tamoio procedeu buscas em um Fiat Siena, cor prata, que havia sido abandonado no turno anterior da mesma equipe, no km 93 da BR-135, município de Itapecuru-Mirim, e foi levado por um guincho para a UOP PRF de Pedrinhas.

Durante buscas no interior do veículo os policiais encontraram R$ 57.000,00 (cinquenta e sete mil reais) em espécie, junto com três volumes de uma substância análoga à cocaína em pó, que pesou aproximadamente 3,3 kg, tudo localizado no painel do veículo, no compartimento do airbag do carona.

Como aconteceu a abordagem

No dia 26/05/2020, no km 94 da BR 135, por volta das 16h45min, uma equipe PRF se deslocava no sentido crescente, quando observou um veículo Fiat/Siena, de cor prata, realizando ultrapassagem em faixa contínua amarela, no sentido contrário ao deslocamento da viatura. Após ordem de parada, o condutor do siena empreendeu fuga em alta velocidade. A equipe fez manobra de retorno e passou a realizar acompanhamento tático. 

Logo à frente, no Km 93, decrescente, os policiais avistaram o referido veículo abandonado no acostamento. Tendo o condutor, inclusive, levado a chave. Moradores locais presenciaram o fato e afirmaram que o indivíduo adentrou na mata. Os policiais também entraram na mata atrás do suspeito, porém sem êxito.

Diante da situação, a equipe conseguiu um guincho e encaminhou o veículo para a Unidade Operacional de Pedrinhas para uma revista minuciosa. Mas não o fez no mesmo dia em razão do veículo ter chegado tarde da noite na UOP, estando ainda com mau cheiro devido a uma carne estragada que estava sendo transportada quando o veiculo foi abandonado. No sábado, após limpeza e desinfecção do veículo, os policiais fizeram a fiscalização minuciosa e a consequente descoberta do dinheiro e da droga.

O veículo envolvido na ocorrência encontra-se à disposição da Polícia Federal na UOP de Pedrinhas, ao passo que o dinheiro e a droga foram encaminhados à Polícia Federal na Cohama, em São Luís. Enquadramento: tráfico de drogas.

Fonte: PRF.

Colisão frontal deixa motorista gravemente ferido na BR-222

Caminhonete Hilux.
Por volta das 7h30 de sábado (30), no km 442 da BR-222, município de Santa Luzia (do Tide), ocorreu uma colisão frontal envolvendo uma caminhonete Toyota Hilux e um caminhão carroceria fechada (baú), que deixou o condutor da caminhonete gravemente ferido, inclusive com fratura exposta.
Caminhão baú.
Segundo levantamentos preliminares realizados pela equipe PRF no local do acidente, o motorista da Hillux transitava pela contramão de direção quando colidiu frontalmente com o caminhão. Considerando o estado grave do condutor da caminhonete, não foi possível entrevista-lo para se tentar saber o motivo dele ter adentrado na contramão de direção. Ele é um senhor de 64 anos de idade, que teve fratura exposta e foi levado para um hospital em São Luís.

Fonte: PRF.

sábado, 30 de maio de 2020

Vejam as atividades econômicas permitidas a partir de 1º de junho no MA

Atuação de bombeiros civis.
– Atividades agrossilvipastoris e agroindustriais;

– Hipermercados, supermercados, mercados, açougues, peixarias, hortifrutigranjeiros, padarias, quitandas, centros de abastecimento de alimentos e mercados públicos, lojas de conveniência, de água mineral e de alimentos para animais;

– Bancos, casas lotéricas e atividades de seguros;

– Construção civil e lojas para o fornecimento exclusivo de materiais de construção;

– Indústrias

– Serviços de manutenção de energia elétrica, tratamento de água e esgotamento sanitário;

– Serviços da atenção básica de saúde, urgências e emergências;

– Clínicas médicas, odontológicas e de exames da rede privada;

– Serviços de telecomunicação;

– Comunicação e imprensa;

– Serviços de transporte;

– Serviço de correios;

– Serviços de contabilidade e advocacia;

– Farmácias e drogarias;

–Fabricação, montagem e distribuição de materiais clínicos e hospitalares;

– Produção, distribuição e comercialização de combustíveis e derivados;

– Distribuidoras de gás;

– Oficinas mecânicas, borracharias e lojas de vendas de peças;

– Restaurantes em pontos ou postos de paradas nas rodovias;

– Serviços relacionados à tecnologia da informação e de processamento de dados, tais como gestão, desenvolvimento, suporte e manutenção de hardware, software, hospedagem e conectividade;

– Serviços funerários e relacionados;

– Serviços educacionais por meio remoto;

– Bares e restaurantes para serviços de venda remota, podendo o produto ser retirado no estabelecimento, mas vedado o consumo no local;

– Serviços de desinsetização;

– Serviços laboratoriais das áreas da saúde;

– Serviços de engenharia;

– Comércio de móveis e variedades para o lar (exceto situados em shoppings e galerias fechadas), livros, papelaria, discos, revistas e floricultura;

– Serviços de fisioterapia, com atendimentos individualizados e com hora marcada;

– Serviços de informática e venda de celulares e eletrônicos;

– Serviços de Administração de imóveis e locações;

– Comércio de óculos em geral;

– Serviços administrativos e de escritório;

– Serviços de formação de condutores;

– Demais serviços prestados por profissionais liberais;

– Hotéis e similares;

– Salões de beleza, cabeleireiro e barbearia.

Governo investe em educação sanitária para prevenir a mosca-da-carambola no Maranhão

Técnico da AGED.
A Agência Estadual de Defesa Agropecuária do Maranhão (AGED/MA) realizou nesta semana ações de educação sanitária nos municípios das Unidades Regionais (UR) da AGED de Santa Inês, Zé Doca e Pinheiro como forma de prevenir a entrada da praga da mosca-da-carambola no Estado.

Técnicos da AGED, respeitando as recomendações dos órgãos de saúde e com uso de medidas protetivas no combate a Covid-19, fizeram breves explanações e distribuíram material informativo para a população, falando da importância do trabalho de prevenção e controle da praga mosca-da-carambola (Bactrocera carambolae). O trabalho de defesa vegetal da AGED/MA foi realizado por ser considerado essencial as ações de prevenção, controle e erradicação de pragas dos vegetais. 

A ação de educação é uma das estratégias do Programa Nacional de Erradicação da Mosca-da-Carambola do Ministério da Agricultura, que no Maranhão é coordenado pela Superintendência Federal de Agricultura/SFA-MA e executado pela AGED. O programa ainda engloba ações periódicas como instalação, manutenção e monitoramento de armadilhas de captura da praga, instaladas e distribuídas pelo território maranhense. É objetivo do Programa Nacional  erradicar a praga no País, garantir as exportações de frutas e de seus produtos e a oferta de alimentos de qualidade à população.

Embora a praga não cause danos à saúde, mas é de grande importância para a economia brasileira devido às exigências de acordos internacionais com países exportadores de frutas nacionais, já que o Brasil é o terceiro maior produtor de frutas do mundo.

“Ações de Educação Sanitária nesses municípios são importantes para promover a conscientização da população local, incentivando para a adoção de medidas como não transportar frutas hospedeiras de regiões infestadas para outras regiões, dentro e fora do Estado; não mexer nas armadilhas, pois elas vão indicar a ocorrência ou não da praga no Estado, entre outras ações que visam o fortalecimento do Programa”, explicou Andréa Rodrigues, Fiscal Estadual Agropecuário e Responsável pelo Programa de Prevenção e Controle da Mosca-da-carambola/AGED-MA.

"A doença é malvada e perigosa, mas eu venci", diz idosa de 99 anos recuperada do coronavírus em Vargem Grande

Secretária Nicoly Mesquita com dona Luiza.
Por Blog do Alpanir Mesquita.

Na manhã deste sábado (30) a secretária municipal de Saúde de Vargem Grande Nicoly Mesquita esteve com a senhora Luiza Silva, de 99 anos de idade, que após isolamento domiciliar e tratamento realizado pelos profissionais da saúde, venceu a batalha contra o novo coronavírus e recebeu alta. Uma notícia gratificante.

Dona Luiza falou sobre a doença, relatou que se isolou até por causa do preconceito das pessoas, agradeceu a Deus pelo dom da vida e também aos profissionais que estão na linha de frente de combate à Covid-19. "A doença é malvada e perigosa, mas eu sou mais forte que ela. Eu venci ela, ela não me venceu", disse a paciente que agora está recuperada.

Veja o depoimento:

Mantido o afastamento do Prefeito de Olho d'Água das Cunhãs

Prefeito afastado Rodrigo Araújo.
Em decisão unânime, a 2ª Câmara Criminal do Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA) manteve o afastamento do prefeito do município de Olho d’Água das Cunhas, Rodrigo Araújo de Oliveira, em julgamento de agravo interno. De acordo com o voto do relator, desembargador José Luiz Almeida, há necessidade da manutenção da medida cautelar de afastamento, notadamente em razão da concreta probabilidade de o agravante, na chefia do Poder Executivo Municipal, voltar a praticar as condutas lesivas ao erário pelas quais vem sendo acusado, em diversas ações penais e cíveis.

O relator rememorou que, nos autos, Rodrigo Araújo de Oliveira é acusado de, no exercício do cargo de prefeito, em conluio com cinco outros réus, ter praticado as condutas descritas nos artigos 1º, inciso I, do Decreto-Lei nº 201/67 (que trata de crimes de responsabilidade dos prefeitos), e 90, da Lei nº 8.666/93 (Lei das Licitações), que, em tese, beneficiaram a contratação da empresa Esmeralda Locações, Construções e Serviços, e que, em princípio, causaram prejuízo aos cofres públicos na ordem de R$ 874.060,00.

Tudo teve início quando o Ministério Público do Estado (MPMA) ofereceu denúncia contra Rodrigo de Oliveira pela prática, em tese, dos crimes citados. À época, o órgão pediu concessão de medida cautelar de afastamento do prefeito do cargo, a fim de evitar a continuidade delitiva, destacando outras denúncias ajuizadas no TJMA contra o gestor, pela prática de crimes contra a administração pública, respondendo, ainda, perante o juízo de primeira instância, por mais outras quatro ações cíveis por ato de improbidade administrativa.

Prefeito Rodrigues concede bonificação de 30% aos profissionais do combate ao coronavírus em Nina Rodrigues

Prefeito Rodrigues em recente entrega de ambulância.
Por Blog do Alpanir Mesquita.

O prefeito Rodrigues, usando das atribuições que lhe são conferidas, sancionou a Lei Nº 442/2020 que dispõe sobre a criação de gratificação extraordinária (bonificação) aos servidores públicos que prestam serviços essenciais no combate ao novo coronavírus em Nina Rodrigues. A referida lei foi aprovada na Câmara Municipal de Vereadores.

Segundo a lei, fica concedida a bonificação de 30% do salário minimo nacional aos servidores da secretaria municipal de Saúde e demais secretarias que estejam trabalhando efetivamente no combate à Covid-19 e expostos a contaminação do vírus, principalmente aqueles lotados nas unidades básicas de saúde, unidades de pronto atendimento, hospital municipal e outros equipamentos relacionados.

A lei tem validade de quatro meses, podendo ser prorrogada por até igual período, e as despesas decorrentes da execução da mesma correrão por conta de dotações orçamentárias constantes no orçamento vigente, suplementadas se necessário.

De acordo com o prefeito Rodrigues, a medida visa reconhecer a dedicação desses funcionários municipais na preservação da saúde e da vida da população Ninense durante à pandemia da Covid-19.

Confira a lei na íntegra (clique para ampliar):


sexta-feira, 29 de maio de 2020

Quase 1 mil pessoas estão infectadas pelo coronavírus em Chapadinha

Por Blog do Alpanir Mesquita.

O número de casos do novo coronavírus segue crescendo em Chapadinha. Segundo o boletim divulgado pela secretaria municipal de Saúde na noite desta sexta-feira (29), são 961 casos confirmados, 47 somente nas últimas 24 horas. 453 pessoas já se recuperaram e 18 morreram em decorrência da doença.

Veja o boletim na íntegra:

Polícia Civil efetua prisões por tráfico de drogas e posse irregular de arma de fogo em Itapecuru-Mirim

Droga apreendida.
Por Blog do Alpanir Mesquita.

A polícia civil do Maranhão, por meio da delegacia regional de Itapecuru-Mirim, prendeu em flagrante delito três pessoas pelos crimes de tráfico de drogas e associação para fins de tráfico e confeccionou o procedimento correspondente para outros dois adolescentes. A operação foi realizada na última quarta-feira (27) nos bairros rodoviária e DER, em Itapecuru.

De acordo com o delegado regional Samuel Morita, foram apreendidas nas residências porções individualizadas de maconha e de cocaína, balança de precisão, embalagem plástica para acondicionar o material assim como linha para amarrar as porções.
Arma de fogo apreendida.
Ainda em Itapecuru, no mesmo dia, os policiais civis prenderam em flagrante um indivíduo pelo crime de posse irregular de arma de fogo. A arma do tipo garrucha estava escondida em cima da residência, localizada no bairro Torre, e possivelmente era utilizada para práticas de crimes.

Vargem Grande já tem 61 pessoas recuperadas do coronavírus

Hospital Municipal de Vargem Grande.
Por Blog do Alpanir Mesquita.

O boletim epidemiológico divulgado pela secretaria municipal de Saúde de Vargem Grande nesta sexta-feira (29) mostra que 61 pessoas estão recuperadas do novo coronavírus no município. Uma ótima notícia. Somente hoje foram 30.

Dentre os recuperados, está uma gestante de 32 semanas que apresentou sintomas gripais, testou positivo e cumpriu o isolamento domiciliar tendo todo o acompanhamento necessário dos profissionais de saúde.

De acordo com o boletim, Vargem Grande tem atualmente 311 casos confirmados do vírus, com oito óbitos, além de 34 suspeitos e 199 testes negativos. Os novos casos estão nos bairros Centro, São Francisco, Conjunto Santa Maria, São Miguel, Baixa Grande, Cerâmica e Residencial Canaã. São 13 pessoas do sexo feminino e 11 do sexo masculino.

Vejam o boletim na íntegra:


Aulas presenciais poderão ser retomadas gradativamente a partir de 15 de junho

Governador Flávio Dino.
“Em processo participativo, editamos um decreto com proposta inicial de que as aulas sejam retomadas gradativamente a partir do dia 15 de junho, começando pelos cursos de Graduação e Pós-Graduação, até chegar nos estudantes de Ensino Fundamental e Educação Infantil”, disse o governador Flávio Dino em coletiva virtual realizada nesta sexta-feira (29). 

O processo de retorno às aulas será sequencial, iniciando das séries mais avançadas – terceiras séries do Ensino Médio e períodos finais das faculdades e universidades - até as séries iniciais. Protocolos de higiene sanitária, como kits de higiene, máscara de proteção, álcool 70% passam a fazer parte da rotina dos estudantes. 

Novas medidas

Para evitar aglomeração, as instituições de ensino deverão alternar horários de entrada e saída dos estudantes e ainda reduzir a quantidade de alunos por turma, respeitando a distância de 1,5m entre estudantes e profissionais. 

As avaliações dos cursos de graduação e pós-graduação deverão ser realizadas virtualmente. Quando necessárias, as avaliações presenciais deverão ser feitas de acordo com medidas sanitárias estabelecidas. Atividades esportivas presenciais estão suspensas e as solenidades de formatura do Ensino Médio e Superior ocorrem de forma virtual. 

“Precisamos buscar meio termo e é isso que estamos buscando em meio a uma conjuntura inédita, em que não há literatura, não há padrões científicos que apontam o caminho perfeito”, disse o governador Flávio Dino ao afirmar que o retorno das atividades educacionais e comerciais está sujeito a antecipação ou postergação de acordo com os indicadores epidemiológicos no Maranhão. 

Atividades econômicas

No dia 25 de maio iniciou o processo de abertura de pequenas empresas familiares nos municípios da Ilha de São Luís. Na coletiva nesta sexta-feira (29), o governador afirmou que serão publicadas portarias editadas pela Casa Civil com as atividades econômicas que estão autorizadas a funcionar a partir de segunda-feira (1º) de acordo com protocolos sanitários.

“Há previsão em relação a outros setores econômicos até dia 29 de junho. De maneira gradativa iremos retomando as atividades comerciais, sempre lembrando que pode haver mudanças de acordo com os dados epidemiológicos do nosso estado”, assegurou o governador.

Carreta bitrem carregada de soja tomba na BR-135

Carreta tombada.
Durante a madrugada desta sexta-feira (29), no km 39 da BR-135, na localidade Campo de Peris, município de Bacabeira, ocorreu o tombamento de uma carreta carregada de soja, que seguia para a região portuária de São Luís.

A combinação de veículos seguia no sentido interior - capital, quando o condutor perdeu o controle da carreta e o veículo tombou sobre o leito carroçavel da via.

A carreta e a carga fecharam quase que totalmente o sentido decrescente da BR. Uma parte da carga de soja foi retirada para deixar um espaço livre para a passagem de veículo por uma faixa estreita. Ninguém se feriu no tombamento.

Fonte: PRF.

Polícia Civil prende acusados de assassinar pai e filho em Coroatá

Droga apreendida.
A Polícia Civil do Maranhão, por intermédio da Delegacia de Polícia de Coroatá, prendeu, nesta quinta-feira (28), os nacionais M. M. C. M., M. M. M. F e P. A. da S. F., em cumprimento aos mandados de prisão temporária expedidos no processo n° 349-44.2020.8.10.0035, referente ao Inquérito Policial nº 55/2020 delegacia de Coroatá.

O inquérito investiga a prática de dois crimes de Homicídio Qualificado e uma Tentativa de Homicídio Qualificado, ocorridos em 27.03.2020, no bairro Novo Areal, Coroatá. Na ocasião, pai e filho foram assassinados (saiba mais).

Durante o cumprimento dos mandados, foram encontrados com M. M. C. M, uma porção de 85 gramas de substância branca sólida, assemelhada à cocaína, além de 17 porções menores, já embaladas e prontas para a comercialização, ao lado de uma balança de precisão e de material para embalo de entorpecentes.

Por esta razão, o referido investigado foi preso em flagrante pela prática do crime de tráfico ilícito se entorpecentes e, depois de cumpridas as formalidade, os três presos foram encaminhados à Unidade Prisional Coroatá, onde permanecerão à disposição da justiça.

Veja mais detalhes no Programa do Pacheco:

Famem e Fiema vão recuperar respiradores com defeitos da rede de saúde nos municípios

Parceria entre Famem e Fiema.

A Federação dos Municípios do Estado do Maranhão, em parceria com a Federação das Indústria do Estado do Maranhão, Fiema, juntaram esforços para ampliar o atendimento aos pacientes acometidos pela Covid-19 no estado.  


Pela parceria, as oficinas do SENAI no Maranhão irão recondicionar os respiradores que apresentarem problemas de funcionamento nos municípios que contam com o equipamento.

O município de Pindaré-Mirim foi um dos primeiros a dispor do serviços resultantes da parceria. A Famem providenciou o transporte do equipamento do município até a oficina do SENAI em São Luís para que os serviços de reparo aconteçam.

"Estamos lutando para que os municípios ofereçam serviços adequados no atendimento à população que está sendo acometida da Covid-19. Por outro lado, persistimos na defesa do isolamento como melhor prevenção para conter o avanço do coronavírus e assim preservarmos a saúde da população", destaca o presidente da Famem, Erlanio Xavier.

quinta-feira, 28 de maio de 2020

Prefeito Carlinhos Barros inaugura Posto de Saúde no Bairro de Fátima

Posto de Saúde no Bairro de Fátima.
Por Blog do Alpanir Mesquita.

A prefeitura de Vargem Grande, por meio das secretarias municipais de Saúde e de Infraestrutura, entregou na manhã desta quinta-feira (28) a ESF Maria Constância Barbosa Bezerra, no Bairro de Fátima. O posto de saúde, que presta homenagem a uma das moradoras mais antiga da comunidade, era um sonho de décadas dos moradores.

O prefeito Carlinhos Barros, acompanhado da primeira-dama Olene Barros, da secretária de Saúde Nicoly Mesquita, do adjunto João Barros e do secretário de Infraestrutura José Barros Filho, fez o descerramento da faixa de mais essa importante obra para o município, pondo fim a uma série de dificuldades que os moradores enfrentavam.
Entrega do Posto de Saúde do Bairro de Fátima.
Vale ressaltar que devido à pandemia do novo coronavírus, a solenidade teve que seguir os protocolos de segurança sanitária e contou com o apoio das polícias, dos bombeiros civis, da guarda municipal e da equipe da secretaria de saúde.

"É uma satisfação imensa em estar realizando o sonho dos moradores do Bairro de Fátima, estou muito feliz em entregar mais um posto de saúde totalmente equipado em Vargem Grande", destacou o prefeito Carlinhos Barros.

Já a secretária Nicoly Mesquita enfatizou que a unidade atenderá as grávidas no pré-natal, consultas de rotina, atendimento médico/enfermagem, realização de testes rápidos e coleta de preventivos. "É com grande alegria que estamos entregando mais uma UBS a comunidade, agora nosso Bairro de Fátima contará com os serviços de saúde", frisou a secretária.

Vargem Grande registra mais 45 casos de coronavírus nas últimas 24 horas

Boletim Vargem Grande.
Por Blog do Alpanir Mesquita.

A secretaria municipal de Saúde de Vargem Grande divulgou o boletim epidemiológico desta quinta-feira (28) mostrando mais 45 casos confirmados do novo coronavírus. São 287 casos no total, sendo 36 recuperados e oito óbitos, além de 180 testes negativos e 50 pessoas suspeitas.

Os novos casos são 27 do sexo feminino e 18 do sexo masculino residentes nos bairros Centro, Residencial Canaã, Alto Alegre, São Miguel, Bairro de Fátima, Açude, Rosalina, São José e povoado Placa.

Assembleia aprova MP que prevê multa a bancos se descumprirem normas de prevenção à Covid-19

Parlamentares aprovam MP.
Com voto unânime do plenário, a Assembleia Legislativa do Maranhão aprovou, na manhã desta segunda-feira (25), em Sessão Extraordinária com Votação Remota por Videoconferência, a Medida Provisória 314/2020, que estabelece os critérios para aplicação de multa a bancos que descumprirem as normas estaduais destinadas à prevenção e contenção da Covid-19 e violarem os direitos básicos do consumidor, de proteção à vida, à saúde e à segurança.

Na mensagem encaminhada à Assembleia Legislativa, o governador Flávio Dino (PCdoB) destaca dados oficiais que confirmam a evolução da Covid-19 no Maranhão e as medidas adotadas pelo Estado, tanto no que diz respeito à proteção e fortalecimento da rede estadual de saúde, quanto ao estímulo ao setor econômico. “O cenário exige prudência e esforço, tanto do poder público quanto da sociedade, bem como da iniciativa privada”, enfatiza o governador.

Flávio Dino ressalta que, em razão da alta taxa de transmissibilidade do vírus e da inexistência, até o momento, de medicamentos e vacinas específicos que curem e impeçam sua transmissão, as medidas não farmacológicas são as únicas e mais eficientes providências no combate à Covid-19 e controle dos índices de contaminação.

No caso das agências bancárias, ele cita como exemplos a organização de filas e o controle de acesso de clientes, a fim de que seja assegurada a distância de segurança entre indivíduos e evitadas aglomerações, em especial no contexto vigente, em que o fluxo de pessoas se intensifica em razão do pagamento das prestações do auxílio emergencial do governo federal.

O governador acentua que todas essas medidas de segurança estão previstas no Decreto 35.731, de 11 de abril de 2020, e no Decreto 35.731, de 11 de abril de 2020, que se aplicam, também, às instituições bancárias.

Critérios e multa

A Medida Provisória aprovada nesta segunda-feira estabelece os critérios para aplicação de multa às instituições bancárias que deixarem de cumprir os protocolos de segurança destinados à prevenção da Covid-19, previstos nos referidos decretos, a fim de garantir a proteção à saúde do consumidor.

De acordo com a MP, o descumprimento das medidas sanitárias, pelas instituições bancárias, caracteriza-se infração gravíssima aos direitos do consumidor, cuja pena-base será no valor de R$ 504.612,18, que corresponde a 474.215 vezes o índice de 1,0641 previsto no Art. 57, parágrafo único, do Código de Defesa do Consumidor.

A MP prevê que para a fixação da pena definitiva, a autoridade administrativa considerará a eventual ocorrência de circunstâncias atenuantes e agravantes, em conformidade com o Decreto Federal 2.181 de 20 de março de 1997.

Como agravantes da multa, a MP considera: ser a instituição bancária infratora reincidente; ter a infratora, comprovadamente, cometido a infração para obter vantagens indevidas; a infração traga consequências danosas à saúde ou à segurança do consumidor; deixar a infratora, tendo conhecimento do ato lesivo, de tomar as providências para evitar ou mitigar suas consequências.

Considera, ainda, como fatores agravantes da penalidade: ter agido com dolo; se a infração ocasionar dano coletivo ou tenha caráter repetitivo; ter a infração ocorrido em detrimento de menor de 18 ou maior de 60 anos, ou de pessoas portadoras de deficiência física, mental ou sensorial, interditadas ou não; a infratora dissimular a natureza ilícita do ato ou atividade; ser a infração praticada aproveitando-se a infratora de grave crise econômica ou da condição cultural, social ou econômica da vítima, ou, ainda, por ocasião de calamidade pública.

Cada circunstância agravante implicará no aumento de 1/2 do valor da pena base aplicada à instituição bancária infratora.

Será atenuado o valor da multa quando a instituição bancária infratora for primária ou ter adotado providências pertinentes para minimizar ou de imediato reparar os efeitos do ato lesivo. Cada circunstância atenuante implica a diminuição de 1/3 do valor da pena.

A multa será reduzida em 50% se o pagamento ocorrer em até 10 dias da notificação pessoal ou da juntada do Aviso de Recebimento da comunicação que dá ciência da decisão final da autoridade administrativa competente para aplicação da penalidade, e em 5% se o pagamento ocorrer antes da inscrição em dívida ativa do Estado do Maranhão.

O valor da multa será recolhido ao Fundo Estadual de Proteção e Defesa dos Direitos do Consumidor, instituído pela Lei 8.044/2003. 

Com vetos, Governo Federal autoriza auxílio a estados e municípios

Presidente Jair Bolsonaro.
A lei que trata da ajuda financeira a estados, municípios e o Distrito Federal para o combate aos efeitos da pandemia do novo coronavírus foi sancionada com vetos pelo presidente Jair Bolsonaro. A Lei Complementar nº 173, de 27 de maio de 2020, está publicada no Diário Oficial da União desta quinta-feira (28) e garante auxílio financeiro de até R$ 125 bilhões aos entes, em forma de envio direto de recursos, suspensão do pagamento de dívidas e renegociação com bancos e organismos internacionais.

O presidente vetou um trecho da lei que tratava dos salários de servidores públicos. Com o veto, esses trabalhadores ficarão sem reajuste salarial até o fim de 2021. Durante a tramitação no Congresso, parlamentares excluíram algumas categorias desse congelamento, como trabalhadores da educação, saúde e segurança pública, servidores de carreiras periciais, profissionais de limpeza urbana e de serviços funerários.

Ao vetar o trecho, Bolsonaro justificou que essas exceções violam o interesse público ao diminuir a economia estimada com a suspensão dos reajustes. “A título de exemplo, a manutenção do referido dispositivo retiraria quase dois terços do impacto esperado para a restrição de crescimento da despesa com pessoal”, diz a mensagem do presidente encaminhada do Congresso. Após a sanção, os parlamentares têm 30 dias para apreciar os vetos.

O controle de gastos é a contrapartida de governadores e prefeitos para receberem o auxílio. Além da suspensão dos reajustes, até o final de 2021 eles também não poderão realizar concursos públicos, exceto para reposição, ou criar despesa obrigatória de caráter continuado.

Também estão suspensos os prazos de validade dos concursos públicos federais homologados até 20 de março deste ano. A suspensão será mantida até o fim do estado de calamidade pública em vigor no país. Um dos trechos da lei previa que essa suspensão se estenderia a concursos estaduais, distritais e municipais. Bolsonaro, entretanto, vetou esse dispositivo, justificando que isso criaria obrigação aos entes federados, o que viola o pacto federativo e a autonomia desses entes.

Recursos diretos

De acordo com o texto, a União entregará, na forma de auxílio financeiro, aos estados, ao Distrito Federal e aos municípios, em quatro parcelas mensais e iguais, R$ 60 bilhões para serem aplicados em ações de enfrentamento à Covid-19 e a mitigação de seus efeitos financeiros. Desse valor, R$ 10 bilhões são exclusivamente para ações de saúde e assistência social. O projeto  ainda suspende as dívidas de estados e municípios com a União, inclusive os débitos previdenciários parcelados pelas prefeituras que venceriam este ano. Esse ponto pode gerar um impacto de R$ 60 bilhões à União.

Na utilização dos recursos, prefeitos e governadores darão preferência às microempresas e às empresas de pequeno porte em todas as aquisições de produtos e serviços, seja por contratação direta ou por exigência dos contratantes para subcontratação.

Da Agência Brasil.