quinta-feira, 12 de março de 2020

Após fortes chuvas, mais de 100 famílias estão desabrigadas no Maranhão

Bombeiros atuam em cidades atingidas pelas chuvas.
NOTA - O Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão (CBMMA) informa que, no Maranhão, 125 famílias estão desabrigadas e 62 desalojadas. No que diz respeito aos rios e cursos d’água que transbordaram, a grande maioria já apresentou acentuado decréscimo, a exemplo do Rio Mearim, em Trizidela do Vale e Pedreiras, que se encontra com 61 cm abaixo da cota de segurança. Do mesmo modo ocorreu com o Rio Grajaú e nas demais cidades afetadas. A Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil (CEPDEC-MA) contabiliza, até a presente data, 10 cidades com impactos provocados por desastres como chuvas intensas, inundações, alagamentos e enxurradas.

Até o fim da tarde desta quarta-feira (11), não havia registro de qualquer município com decretação de Situação de Emergência, no Sistema Integrado de Informações sobre Desastres. A CEPDEC-MA realiza, diariamente, o monitoramento meteorológico, hidrológico e geológico das áreas de risco, em articulação com a União e os municípios. O órgão também tem apoiado, sempre que necessário, os municípios no levantamento das áreas de risco, na elaboração dos Planos de Contingência de Proteção e Defesa Civil, na divulgação de protocolos de prevenção e alerta, e em ações emergenciais, com o envio de equipes aos municípios mais impactados.

Por fim, o CBMMA esclarece que, conforme prevê a Política Nacional de Defesa Civil, os municípios devem incorporar as ações de proteção e defesa civil em seus planejamentos, uma vez que são os responsáveis pela primeira resposta na ocorrência de desastres. Em casos mais complexos como as ‘Situações de Emergência’ ou de ‘Estado de Calamidade Pública’, tanto o executivo estadual quanto o federal, prestam auxílio aos municípios atingidos pelas chuvas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário