terça-feira, 26 de março de 2024

Neto Evangelista participa do lançamento do programa Cartão Transporte Universitário

Lançamento do programa.
Representando a presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão, deputada Iracema Vale (PSB), o presidente da Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania da Alema (CCJ), deputado Neto Evangelista (União Brasil), participou do lançamento do programa Cartão Transporte Universitário, ocorrido nesta segunda-feira (25), no Palácio Henrique de La Rocque. A iniciativa do Governo do Estado deve beneficiar mais de 5 mil jovens.

“Com este programa, o Governo do Estado leva auxílio para alunos que dependem do transporte público para se deslocarem aos seus cursos em busca de conhecimento. Esta iniciativa é muito importante, pois o governo abraça essas pessoas que estão construindo seu futuro por meio dos estudos, fazendo com que elas tenham mais tranquilidade no que se refere à mobilidade”, destacou o deputado Neto Evangelista, líder do governo na Alema.

O programa Cartão Transporte Universitário objetiva auxiliar os estudantes no custeio do deslocamento, além de contribuir para a redução dos índices de evasão acadêmica. São três editais: um destinado a estudantes da Grande Ilha - São Luís, São José de Ribamar, Paço do Lumiar e Raposa -, cujo auxílio é no valor de R$ 400,00; outro voltado a estudantes universitários de todo o Maranhão, que destinará R$ 800,00 em cada cartão; e um terceiro específico para os estudantes do Instituto Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (Iema).

“O Cartão Transporte Universitário vai proporcionar que os alunos de ensino médio do Iema e universitários possam se deslocar até os locais onde estudam, de forma mais tranquila. É um programa destinado aos estudantes que não têm condições de pagar por seu deslocamento, garantindo que eles possam concluir os estudos, sem desistir”, disse o governador Carlos Brandão.

Lançado pelo Governo do Estado em 2017, o programa Cartão Transporte Universitário já beneficiou mais de 20 mil estudantes do ensino médio e superior, em mais de 190 municípios maranhenses. “Esta iniciativa tem a função de garantir o acesso de nossos estudantes do ensino médio e superior aos seus locais de estudo, um direito fundamental que possibilita a permanência em sala de aula. O programa existe desde de 2017 e este ano damos continuidade, alcançando mais de 5 mil pessoas”, observou a titular da Secretaria de Estado da Juventude (Seejuv), Tatiana Pereira.

As inscrições para os editais já estão abertas, e podem ser feitas no site http://transporteuniversitario.juventude.ma.gov.br.

Para o estudante universitário Paulo da Conceição Correia, o programa vai trazer mais tranquilidade para quem precisa usar o transporte público para se deslocar até a universidade. “É uma iniciativa muito boa. Muitos jovens precisam deste apoio, pois, para muitas famílias, a despesa com o transporte é bem pesada. Com este auxílio, as coisas ficam mais tranquilas”, destacou o estudante que mora no Coroadinho e estuda no Renascença. Também estavam presentes no evento os deputados Ricardo Arruda (MDB), Mical Damasceno (PSD), Rafael (PSB) e Zé Inácio PT).

Nenhum comentário:

Postar um comentário