segunda-feira, 1 de julho de 2019

Tradicional festa de São Marçal leva milhares de brincantes ao João Paulo

Tradicional Festa de São Marçal no João Paulo.
(Foto: Jardel Scot).
O bairro do João Paulo, em São Luís, ficou pequeno neste domingo (30), para os inúmeros grupos de bumba-meu-boi que desfilam em homenagem a São Marçal. Uma multidão de matraqueiros lotou a avenida que leva o nome do santo, mantendo uma tradição que já dura 92 anos.

Paralela à celebração a São Pedro, a brincadeira em São Marçal marca o ápice das festas juninas no Maranhão. Também conhecido como “Encontro de Batalhões”, em 2009 o Dia de São Marçal foi instituído como o Dia Nacional do Bumba Meu Boi, por meio de projeto de lei elaborado pelo então deputado federal Carlos Brandão, hoje vice-governador do Estado.

A festa começou logo no início da madrugada, com maracás, tamborinhos, pandeirões e um verdadeiro “arsenal” de matracas dando o tom da festa antes mesmo da alvorada.

Em 2006, a festa foi transformada em bem cultural e imaterial, fazendo com que a data, já naquela época, fosse consagrada como o Dia Municipal do Brincante de Bumba-Meu-Boi.

Este ano segurança foi reforçada para garantir a tranquilidade do evento, que atrai milhares de pessoas, entre maranhenses e turistas. Outro ponto alto da festa é a movimentação econômica com o aumento nas vendas do comércio informal.

“Não existe nada igual”
Batalhão do Boi de Maracanã anima brincantes na despedida do São João.
(Foto: Gilson Teixeira).
Vaqueiro do Boi de Maracanã, Washington Silva não perde a festa de São Marçal há mais de 30 anos. Para ele, não existe nada similar na cultura popular. “João Paulo é diferente. O Boi de Maracanã tá sempre aqui. Isso aqui é nós (sic). Só vou largar isso aqui quando eu morrer, não existe outra coisa igual”, disse.

Avanir Guarcês começou a frequentar a festa com o marido. Após ficar viúva, ela manteve a tradição em família e hoje até seu netinho de três anos já se arrisca na matraca. “É uma cultura ótima. Isso é o que nós precisamos, dessa cultura sempre viva. Pra mim é ótima a cultura do Maranhão”, ressalta.

Apesar de quase um século de existência, a festa em celebração a São Marçal continua atraindo novas gerações de brincantes, como é o caso de Gustavo Dias, que foi ao João Paulo se divertir com os amigos. “É muito bom porque aqui a gente resgata a cultura do Maranhão, que é uma coisa muito maravilhosa. A juventude aprende aqui como é bonita a cultura do estado. Eu tô muito feliz de estar aqui junto com meus amigos”, destaca.

André Benion é miolo do Boi de Maracanã, elemento decisivo da brincadeira. Ele sente profunda satisfação em colaborar com uma das maiores marcas da tradição cultural maranhense. “Brinco no boi de Maracanã há quase dois anos e para mim é um prazer imenso tá fazendo parte dessa festa principal, onde o batalhão de ouro é respeitado. Sem o miolo o boi não brinca e sem o miolo o boi não tem vida”, frisa.

Apesar do “Encontro de Batalhões” sinalizar o encerramento das festividades juninas no estado, no Maranhão a festa ganhou uma prorrogação. O governador Flávio Dino anunciou que as brincadeiras no arraial do Ipem ganharam programação adicional até o dia 6 de julho, tamanho foi o sucesso do São João em 2019.

Nenhum comentário:

Postar um comentário