sábado, 27 de julho de 2019

Política de atração de investimentos e apoio a empreendimentos garante novos empregos no Maranhão

Funcionário trabalhando nas obras da Raízen, na retroárea
do porto do Itaqui. (Foto: Arthur Costa).
As ações, estímulos, programas e o apoio a empreendimentos instalados ou que pretendem se instalar no Maranhão, geridos pela Secretaria de Indústria, Comércio e Energia (Seinc), tem produzido ótimos resultados ao Maranhão. Recentemente, o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), divulgou que o Maranhão foi o segundo estado a criar mais empregos de carteira assinada na região Nordeste em junho, demonstrando um saldo positivo equivalente a 2.001 novas vagas.

O governador Flávio Dino comemorou o resultado em suas redes sociais. “A nossa luta, de mãos dadas com empreendedores e trabalhadores, gerou mais um mês de saldo positivo na geração de empregos no Maranhão. E ainda comemoramos o 2º melhor desempenho do Nordeste”.

O secretário da Seinc, Simplício Araújo, disse que o governo está atento e aberto para receber empreendimentos que vão ajudar na retomada do crescimento socioeconômico estadual, diminuir os efeitos da crise e a gerar emprego para a população. “Esse resultado indica que estamos no caminho certo”, completou.

A Seinc é responsável pelo fomento e apoio à instalação e expansão de investimentos que despertem o crescimento de atividades produtivas do Estado, e, portanto, a geração de emprego e renda. Alem de ser a principal porta para os empreendedores, com a direção do governador Flávio Dino, a pasta também coordena programas de incentivos fiscais e geração de emprego e renda no Maranhão, como o Mais Produtivo, Mais Avicultura e Compras Governamentais.

“Nossa atuação concilia, estrategicamente, maior competitividade às empresas e aumento na criação de emprego. As negociações com os investidores, parcerias com a iniciativa privada têm cunho socioeconômico, onde procuram garantir contratação de mão de obra local”, frisou Simplício Araújo.

Na conjuntura nacional da pesquisa, o Maranhão ficou entre as dez primeiras colocações e tem a terceira melhor marca no ranking em termos percentuais, com 0,43%. Os setores que puxaram o saldo positivo de contratações em junho, foram de Indústria da Transformação, com saldo acima de 1.000; de Construção Civil, com 883 de saldo; e setor Agropecuário, com 527.

Maiores criadores de empregos

A criação de empregos formais no primeiro semestre do ano se concentrou em São Luís, com 4.142 vagas; Campestre do Maranhão, com 1.294; Aldeias Altas, com 891; Balsas, com 613 e Coelho Neto, com 450 vagas.

Em alguns desses municípios, investimentos prospectados pelo Governo do Maranhão, por meio da Seinc, já estão e vão contribuir futuramente para aumentar e prolongar esses saldos positivos de geração de emprego no estado, a exemplo de uma indústria de etanol e açúcar do Grupo Maity Bioenergia, em Campestre; um projeto na mesma área em Aldeias Altas, sob a liderança do grupo Costa Pinto e uma base de distribuição de combustíveis na retroárea do Porto do Itaqui, pela empresa Raízen.

Nenhum comentário:

Postar um comentário