terça-feira, 23 de julho de 2019

Centro Histórico movimentado em mais uma edição do Mais Cultura e Turismo

Público lotou a Praça Nauro Machado.
(Foto: Handson Chagas)
A Praça Nauro Machado, no Centro Histórico da capital, foi tomada por milhares de pessoas que prestigiaram mais um dia da programação do Mais Cultura e Turismo, edição especial de férias. A noite deste domingo (21) contou com apresentação de bumba meu boi, show de artista local e contação de histórias para o público infantil. O projeto é uma iniciativa do Governo do Estado que vem movimentando o bairro histórico de São Luís com vasta agenda cultural, que prossegue até final de julho.

O secretário de Estado de Cultura (Secma), Anderson Lindoso, enfatizou a importância das atividades em um mês de grande procura e movimentação turística na capital. “A intenção do Mais Cultura e Turismo é possibilitar a ocupação dos espaços culturais e, sobretudo, dar continuidade ao processo de democratização da cultura”, disse.

“Essa edição tem tido recorde de público, encantado tanto quem é daqui quanto quem vem de fora e se destacado como uma das principais opções de lazer nas férias. Ficamos muito honrados em ver a aceitação do público ao projeto e despertando o sentimento de pertencimento à cultura e à história do nosso estado, um sentimento que estava adormecido”, pontuou Lindoso.

O grupo Xama Teatro abriu a noite de atrações com um momento especial para a criançada, que reuniu os pequenos na contação de histórias, às 17 horas. O grupo levou ao palco a história de Catirina, que grávida, estava com desejo de comer língua de boi, fazendo com que o vaqueiro realizasse sua vontade sacrificando o boi mais querido do patrão. O conto é uma referência do folclore e do bumba boi maranhense e povoou o imaginário do público na dramatização dos arte-educadores Maria Ethel, Gisele Vasconcelos, Renata Figueiredo e Daniel Pinheiro, que formam o grupo.

A professora Rita de Cássia veio de Aracaju para prestigiar as belezas da capital e, no mês de férias, está conhecendo a riqueza das manifestações folclóricas e culturais. “É tudo muito rico, muito diversificado e não se vê igual em outra parte do país. Dá gosto de ver. Adoro folclore e estou encantada com tudo que vi”, afirmou.

Encenando a mulher do Pai Francisco na brincadeira de bumba meu boi, Valéria Cristina avalia esta como a melhor época do ano. “O mês é de festa e este projeto incentiva a divulgação da cultura maranhense fora de época e atrai turistas para nossa cidade. Não à toa o nosso São João é o melhor do Brasil”, enfatizou.

A comerciante Moema Gonçalves da Silva aproveitou o evento para aumentar a renda com a venda de produtos. “Está ótimo. Muito movimentado e ajuda a melhorar e muito as vendas. Para todo vendedor é ótimo e devia ter esse tipo de evento todo fim de semana. O governo está de parabéns, porque o Centro Histórico está cheio de visitantes, de turistas e isso é bom para nossa cidade”, disse a vendedora.

A agenda seguiu com o bumba meu boi de Sonhos, do sotaque orquestra, que subiu ao palco da praça às 18 horas. Encerrando as apresentações da noite, show da Cia Batuk, grupo alternativo de ritmos que apresenta várias manifestações da dança folclórica maranhense, fazendo o público cantar e dançar junto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário