sexta-feira, 2 de fevereiro de 2018

Médico acusado de omitir socorro a bebê em Pinheiro é transferido à Penitenciária de Pedrinhas

O médico Paulo Roberto Penha Costa foi transferido da Unidade Prisional Regional de Pinheiro para a Penitenciária de Pedrinhas, em São Luís, na manhã desta sexta-feira (2).

Segundo o atual advogado de Paulo Roberto, Hilton Oliveira, a transferência ocorreu porque ele tem ensino superior, sendo necessária uma cela especial. Como a UPR de Pinheiro não possui esse tipo de cela, o médico foi mandado para Pedrinhas.

Médico na delegacia de Pinheiro.
Ontem (1º), a defesa do médico informou que Costa estava realizando 'alguns procedimentos', mas iria atender a criança assim que terminasse. Também disseram que, possivelmente, a criança já teria chegado morta ao hospital. Hoje (2), a atual defesa disse que, por enquanto, não irão se pronunciar.

A prisão preventiva de Paulo Roberto foi decretada pela juíza Tereza Cristina Palhares Nina na manhã desta sexta (2). Para a Justiça, mesmo ciente da situação do recém-nascido, o médico assumiu o risco de morte ao negar atendimento sob argumento de que o paciente era de outro município.

De acordo com o delegado de Pinheiro, Carlos Renato, com a prisão preventiva não é mais possível o pagamento de fiança pois, segundo entendimento da juíza, havia previsibilidade do resultado morte e ele assumiu o risco de produzir o resultado, respondendo agora por homicídio na modalidade dolo eventual.

Ainda segundo Carlos Renato, será apurada a responsabilidade da diretoria do Hospital Materno Infantil de Pinheiro e demais profissionais da saúde, inclusive o médico de São Bento que determinou a transferência.

Até o momento, a Polícia Civil aguarda o resultado do laudo pericial realizado no corpo da criança, que deve sair na próxima semana. O laudo poderá informar se o bebê chegou vivo ou morto no hospital.

Do G1 MA.

3 comentários:

  1. Cadeia nele esse é o costume da maioria dos médicos do Maranhão eles não querem atender pacientes simplesmente porque são de outra cidade ai fica o empurra empurra e os pacientes acabam falecendo dentro da ambulância

    ResponderExcluir
  2. Se fosse só no Maranhão teria jeito. Porque aqui no mato Grosso tbm é do mesmo jeito .ai eu pergunto pra que qui se forma pra ser médico e na hora que precisa não faz o que o juramento manda. Cadeia neles mesmo .

    ResponderExcluir
  3. Se é que se pode chamar esse cara de médico.

    ResponderExcluir