quinta-feira, 12 de janeiro de 2023

Deputados pressionam Flávio Dino e chegam a pedir sua prisão: 'Omissão intencional'

Ministro Flávio Dino.
O deputado federal eleito Nikolas Ferreira (PL-MG) declarou nas redes sociais, nesta quarta-feira (11), que encaminhou uma notícia-crime ao ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes sugerindo que seja apurada uma suposta omissão do ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, após os ataques terroristas em Brasília no último domingo (08).

Conforme o parlamentar, “se for o caso”, que seja decretada a prisão preventiva de Dino, também senador pelo PSB no Maranhão. “Segundo consta em vários veículos de imprensa, há fortes evidências de que o ministro havia sido informado dos acontecimentos, inclusive por parte da agência de inteligência brasileira. Pedi que a ABIN fosse oficiada para confirmar tal fato”, escreveu Nikolas em seu perfil oficial no Twitter. 

Para o parlamentar, caso sejam verdadeiros, “os fatos são muito graves, uma vez que a lei brasileira prevê nesses casos que a pessoa seja punida pelos atos que não impediu”. “Ou seja, nesse tipo de omissão, ele tinha o dever, por lei, de impedir qualquer resultado criminoso”, concluiu. 

Pedido de CPI contra Flávio Dino

Na mesma toada, o deputado federal Evair Vieira Melo (PP-ES) acredita que houve “omissão e falta de responsabilidade”, pois, segundo ele, Flávio Dino – “apesar de ter ciência prévia e privilegiada sobre o que poderia ocorrer no último domingo – assistiu de camarote os atos de violência e destruição, sem nada fazer”. 
 
Logo, o parlamentar requereu a criação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar as responsabilidades do ministro. “Mesmo tendo todas as condições técnicas e operacionais, ele não tomou nenhuma providência em tempo hábil para evitar ou conter os tristes episódios ocorridos em Brasília, em 8 de janeiro”, afirmou.
 
“O importante agora é apurar cuidadosamente esses fatos e acompanhar a situação humanitária das pessoas recolhidas em espaços que são verdadeiros campos de concentração”, complementou o deputado em relação aos terroristas capturados pelas autoridades policiais. 

"Infiltrados"

Sugerindo uma suposta prevaricação de Flávio Dino diante da invasão à Praça dos Três Poderes, o deputado federal por Minas Gerais reeleito Marcelo Álvaro Antônio (PL-MG) avalia que o ministro “precisa imediatamente pedir a renúncia”. O parlamentar ainda suspeita de infiltrados em meio aos atos, embora não tenha qualquer prova disso.

Do Jornal Estado de Minas.

5 comentários:

  1. Socna cabeça dos bolsonaristas que o Flávio Dino é culpado por esse ataque

    ResponderExcluir
  2. Tem prender esse Flavio Dino.. esse é um integrante da quadrilha de lula

    ResponderExcluir
  3. Que triste, espero que piore cada dia mais. Faz o L.

    ResponderExcluir
  4. Eu não espero q piore não, até pq, nós todos q vivemos no Brasil podemos sofrer,afinal, "estamos no mesmo barco"!!mas não há nada de bom de se esperar dessa quadrilha q assumiu o governo federal não.

    ResponderExcluir