quinta-feira, 12 de janeiro de 2023

Internado com quadro de saúde delicado, maranhense de Zé Doca se forma em Biologia e é transferido para São Paulo

Estudante pôde realizar esse grande sonho.
O amor e a coragem de uma irmã impulsionaram uma grande corrente do bem pela vida do universitário Geovane Ferreira da Silva, 27. Internado desde novembro de 2022 no Hospital Universitário da UFMA, com um quadro de saúde delicado de suspeita de encefalite necrotizante, que fez com que sua vida tivesse uma grande reviravolta. 

Como morava sozinho em São Luís, não foi nada fácil para a irmã Vera Lúcia Ferreira ter que largar tudo em São Paulo para acompanhá-lo ao longo dos últimos meses. Por isso contou com uma rede de colaboração formada por muitas mãos para tentar levar seu irmão para perto da família. Ela conseguiu! E foi além, ele vai voltar como o mais novo licenciado em Ciências Biológicas da Universidade Federal do Maranhão (UFMA).

O auditório central da Unidade Presidente Dutra marcou um momento singular na trajetória desse guerreiro. Foi palco de uma colação de grau especial do segundo semestre de 2022 do Curso de Licenciatura de Ciência Biológicas da Universidade Federal do Maranhão de Geovane Ferreira, na tarde desta quarta-feira, 11. O momento contou com a participação dos amigos de curso, dos profissionais que o acompanharam até agora e de professores. Ele recebeu a outorga de grau da coordenadora em exercício do Curso de Biologia, Fernanda Fernandes, representando o reitor da UFMA, Natalino Salgado Filho.

Emoção é a palavra que resume bem o momento. Um misto de sentimentos que fizeram aflorar muitas lágrimas, mas que também marcaram a importância de nunca desistir dos sonhos. Logo em seguida, ele seguiu para o aeroporto, para ser transferido em uma UTI aérea para o Hospital Mário Covas, em Hortolândia (SP).

A irmã de Geovane, Vera Lúcia Ferreira, muito emocionada, fez o juramento em nome do irmão e, na ocasião, agradeceu tanto o empenho de todos para ajudá-la na vaquinha, que inicialmente seria para a transferência na UTI móvel, como agradeceu a possibilidade da cerimônia especial. “Não tenho nem palavras para agradecer, a toda a equipe do hospital pela forma como eles cuidaram do meu irmão. O meu agradecimento vai para muita gente. Eu fiz uma vaquinha para poder fazer o transporte do Geovane, mas não precisamos usar. Agora temos mais um meio para poder cuidar da recuperação dele. E queria agradecer por esse momento também. O sonho dele era a formatura. Eu tenho uma mensagem dele em que dizia que eu tinha que dar um jeito de vir na formatura dele. O sonho dele era esse dia chegar. Quando ele ficou doente, e eu vi que era muito grave, o meu medo era esse momento não ocorrer. Agora vamos focar na recuperação dele perto da família, e, quando ele estiver bom, vai poder exercer a sua profissão”.

Saiba mais

Geovane morava em São Luís desde 2017 quando ingressou na Universidade Federal do Maranhão pelo curso de Ciências Biológicas. É natural de Zé Doca, interior do Maranhão, localizado a 302 km da capital maranhense. Entretanto sua irmã Vera Lúcia e demais irmãos moram na cidade de Hortolândia em São Paulo, por isso foi solicitado, a pedido da família, a sua transferência para que eles pudessem revezar entre eles os cuidados com o irmão.

Da Ascom UFMA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário