sábado, 14 de janeiro de 2023

SSP determina afastamento dos policiais militares que mataram homem em surto no interior do Maranhão

Caso aconteceu em Arame.
Por Blog do Alpanir Mesquita.

Tendo em vista a grande repercussão que o caso tomou em todo Maranhão, a secretaria de Estado da Segurança Pública se manifestou, por meio de nota, sobre a morte de um homem ainda não identificado em Arame, na tarde desta sexta-feira (13). Ele foi alvejado por dois policiais militares e toda ação foi registrada em vídeo (saiba mais).

Conforme publicado pelo Titular do Blog, o indivíduo em surto estava armado com um facão e ameaçava populares no mercado público da cidade, não satisfeito, ele também ameaçou os policiais militares que chegaram no local para contê-lo. Nem mesmo os disparos de advertência foram suficientes para que ele se rendesse e entregasse a arma branca. Por fim, ele acabou alvejado e morreu em via pública. Agora, segundo a nota da SSP, os militares serão afastados enquanto a PMMA apura os fatos.

Confira a nota na íntegra:

A Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP-MA), por meio da Polícia Militar (PMMA), informa que na cidade Arame/MA, no final da tarde desta sexta-feira (13), um senhor estava ameaçando feirantes e transeuntes com um facão. A guarnição policial do município foi acionada, porém, ao chegar ao local, o infrator ofereceu resistência, tendo a guarnição, utilizado da arma de fogo para conter a ameaça oferecida por ele. O homem foi atingido pelos disparos e o SAMU foi acionado para prestar socorro, no entanto, ele veio a óbito.

A Polícia Militar vai instaurar processo administrativo para apurar os fatos ocorridos e os policiais militares serão afastados das atividades operacionais até o término da apuração.

Confira o vídeo no Instagram do Blog do Alpanir Mesquita (clique em 'visitar o Instagram'):

25 comentários:

  1. Vao votar em Lula de novo kkkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  2. achei foi bom devem tudo ter votado no flavio dino

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Um bando d despreparo policiais q achao q pode tera uma vida , de pessoas pq nada vai acontecer com eles .2 covarde

      Excluir
    2. Procura primeiro aprender a escrever,seu analfabeto de merda.

      Excluir
    3. POIS É NÉ, QUERIA VER SE INDIGNAR ASSIM CONTRA OS BANDIDOS. DIFICIL NÉ CIDADÃO DE "BEM", É MAIS FACIL CRITICAR A POLICIA. AGORA QUANDO PRECISAR, NÃO LIGUE PARA ELES PORQUE SÃO "DESPREPARADOS". FAZ O "L" E LIGA PRO BATMAN

      Excluir
  3. Policiais despreparados, era para terem sido atingidos com o facão para depois reagirem, se ficassem vivos é claro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Teus dedos deveriam ter ficado no lugar. Porque assim tu não digitaria essa besteira.

      Excluir
    2. Acredito q vc foi irônico

      Excluir
    3. Tanto quanto você desejando que os operadores fossem acertados primeiro para poderem reagir.

      Excluir
    4. Para de falar bosta ,como que contém um homem com uma facão não mão??

      Excluir
  4. O instituto da legítima defesa existe no código penal. Os policiais usaram de todas as técnicas como a verbalização e mesmo assim o criminoso, ora pintado de vítima, partiu para o ataque. Lamento que os policiais estejam passando por isso. Não saíram para trabalhar para matar ninguém ao contrário tiveram foi exercer sua defesa. Eles estavam armados e usaram do que tinham ao seu dispor, ou se exige que eles saiam correndo. Existe limite.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Corretíssimo 👏👏👏

      Excluir
    2. Sem falar que os policiais não dispunham de equipamentos adequados para operarem nesse tipo de ocorrência. A aquisição de armamentos não letais para conter esse tipo de ocorrência ainda e muito escasso. Em virtude disso faz-se necessário o emprego de arma letal, infelizmente não era o desfecho esperado até pelos profissionais porém diante da situação não existia outro meio para conter a injusta agressão.

      Excluir
  5. Quantos especialistas em segurança pública temos aqui! Nossa, pelo visto, muitos! Bela ação dos militares. Resguardaram a integridade física de outrem e as suas. Existe uma distância mínima segura entre o operador e o agressor que possui lâmina e claramente essa distância segura já não existia mais. Outro ponto: Os operadores de segurança utilizam os meios que são bancados pelo Estado. Ali não havia arma de menor potencial ofensivo e tenho certeza de que nem treinamento esses operadores tem. Despreparo dizem! Concordo! Mas não por omissão dos operadores, mas por conta do Estado. Então, o mesmo que oprime para dar uma resposta aos modinhas, são os mesmo que se omitem a fornecer não somente o treinamento, mas o equipamento necessário. Agitam dentro da legalidade e isso é notório nas imagens.

    ResponderExcluir
  6. Quantos especialistas em segurança pública temos aqui! Nossa, pelo visto, muitos! Bela ação dos militares. Resguardaram a integridade física de outrem e as suas. Existe uma distância mínima segura entre o operador e o agressor que possui lâmina e claramente essa distância segura já não existia mais. Outro ponto: Os operadores de segurança utilizam os meios que são bancados pelo Estado. Ali não havia arma de menor potencial ofensivo e tenho certeza de que nem treinamento esses operadores tem. Despreparo dizem! Concordo! Mas não por omissão dos operadores, mas por conta do Estado. Então, o mesmo que oprime para dar uma resposta aos modinhas, são os mesmo que se omitem a fornecer não somente o treinamento, mas o equipamento necessário. Agitam dentro da legalidade e isso é notório nas imagens.

    ResponderExcluir
  7. Mais um detalhe: Nem homicídio foi!

    Causas de exclusão da ilicitude

    Estado de necessidade.
    Legítima defesa.
    Estrito cumprimento de dever legal.
    Exercício regular de direito.
    Excesso.

    O próprio vídeo já é o bastante que esse afastamento seja suspenso. Agora pergunto: Aos operadores foram oferecidos apoio psicológico para saber se não ficaram com algum trauma após a ação? Eles foram obrigados a neutralizar o agressor e não saíram com espontaneidade para tal. Não! Por essa e por outras que os operadores estão doentes e se não buscam, não são ofertados aí num mês aí diz que fazem o mês da saúde e bla bla bla. Ao invés de apoio, repressão e opressão.

    ResponderExcluir
  8. O q o Flávio Dino te haver com isso

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não deixou recursos para a PM enquanto foi governador, cadê as armas de choque, gás lacrimogêneo, bala de borracha.... se tivesse equipado conforme previsto talvez o agressor estivesse vivo.

      Excluir
  9. Fizeram o certo! Pelo menos estão vivos. Vagabundo que se opõe a lei, tem que ir pro inferno. Foda-se quem ficou pra chorar.

    ResponderExcluir
  10. Criticar é fácil. Quero ver alguém com um facão tentar te matar, para ver se não faria o mesmo que os policiais fizerem. Meus sentimentos a família o falecido e meu apoio aos policiais....

    ResponderExcluir
  11. Muito engraçado todos q assistiram o vídeo devem terem visto o cara correndo pra cima do policial com o facão né então o policial era pra ter deixado ele matar ele era eu sei q se foi o policial q matou ele errou mais tbm ele ñ iria perder a vida dele né

    ResponderExcluir
  12. Nao houve nada de ilegal na conduta dos policiais, o mesmo nao poderia esperar uma pessoa em suto psicótico matar ele ou uma outra pessoa pra poder fazer alguma coisa, eles usaram da verbalização para tentar acalmar o indivíduo, sem sucesso. O mesmo partiu pra cima do pm com um facão e o mesmo fez o certo em se defender. Qualquer um ta julgando faria o mesmo

    ResponderExcluir
  13. A conduta dos policiais foi de aplaudir, tentaram o máximo evitar o desfecho que ocorreu... Ainda atiraram nas pernas, algo que nem está na doutrina... Absurdo a punição dos policiais...

    ResponderExcluir
  14. Os policiais utilizaram os equipamentos que o estado disponibilizou e o que tinham naquela ocasião

    ResponderExcluir