segunda-feira, 19 de setembro de 2022

Secretário de Educação de Vargem Grande repudia oportunismo político de ex-secretário frente aos resultados do IDEB

Nonato Costa.
Li e reli diversas vezes o panfleto político ao qual o vereador Thiago Braz preferiu chamar de 'nota'. Precisei fazer isso para poder realmente acreditar no que o referido político escreveu.

O vereador, num claro exercício de pura vaidade, atribui a si próprio todos os louros das vitórias conquistadas no campo da educação vargem-grandense e coloca na conta de terceiros todos os problemas, mazelas e insucessos que ele, falsamente, alega existirem.

Ora, professor, a educação de nosso município não é uma obra sua, é o resultado do esforço de cada um dos servidores, professores, diretores, pais e alunos que integram o nosso sistema de ensino. Talvez, um pouco de desapego lhe fosse adequado neste momento, quem sabe isso o fizesse falar a verdade ou pelo menos enxergá-la.

Mas, já que o senhor não teve apego à verdade, vamos a ela, inicialmente a mais importante de todas: 90% dos municípios brasileiros não atingiram a meta do IDEB, o que, segundo o próprio MEC, foi ocasionado pela pandemia e a interrupção das aulas presenciais. Vargem Grande conseguiu conservar seu desempenho nas séries finais e oscilou dois décimos apenas nas séries iniciais, dada a dificuldade de se promover a alfabetização a distância durante o período pandêmico.

Fala também o citado vereador que há temor por parte de gestores escolares de que eles sejam transformados em culpados, o que, mais uma vez, falsamente alegado pelo senhor, seria praxe em nossa gestão. Primeiro: há temor ou o senhor está tentando plantar o terror? Há solidariedade ou apenas oportunismo político eleitoral de sua parte?

Desnecessário se faz citar ponto a ponto todo o veneno que o senhor destila ao longo do seu maldoso texto, pois está claro para qualquer leitor que o vereador se vale de uma crise nacional e sistêmica para tentar prejudicar a imagem de diversos profissionais sérios e comprometidos com o bem comum da educação do nosso município. Age de forma duplamente covarde, com aqueles que são os seus colegas e que outrora trabalharam ao seu lado, como também com a própria gestão municipal, da qual o senhor já fez parte e hoje a trai despudoradamente.

Para encerrar, permita-me um rápido diálogo, de professor para professor: é sabido que para a correta interpretação de um texto é muito importante que se entenda as reais intenções por trás de quem o escreve. Quanto a mim, as palavras que ora escrevo são de um técnico apaixonado pelo que faz e pela minha cidade, são as palavras de um secretário de governo, a quem foi incumbida a responsabilidade de comandar a educação de Vargem Grande, exatamente o que sigo fazendo. Já de sua parte, fica a dúvida: quais as reais intenções de quem escreve com o único intuito de distorcer fatos, manipular informações e agir de forma covarde e traiçoeira?

Nonato Costa – Professor e Secretário da Educação do Município de Vargem Grande.

9 comentários:

  1. Vg tá parecendo mais uma ditadura😅

    ResponderExcluir
  2. Isso vai reder coisa kkkkk

    ResponderExcluir
  3. Agora começa aparecer coisa 🤔

    ResponderExcluir
  4. É só se desentenderam que começam a descobrir os segredos um do outro

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O blog deveria mostra esse panfleto pra saber onde está a verdade ?

      Excluir
    2. É meu amigo alpanir vai mostrar o outro lado não,ele já tá ganhando com certeza pra defender esse lado mostrado acima, mais é assim mesmo,onde tem briga envolvendo dinheiro eu Tou fora porque Tou lizo e não tem como eu da meu lance🤣🤣

      Excluir