segunda-feira, 27 de maio de 2019

Cem Dias em Ação

Deputado Adelmo Soares.
Nesta semana que se encerra, completamos cem dias de trabalho em defesa do povo maranhense na tribuna da Assembleia Legislativa. Um período de muito aprendizado, debates, apresentações de propostas, muitas ideias plantadas e alguns frutos já colhidos.

Foram muitas ações importantes, principalmente em prol da agricultura familiar. E, para reforçar este segmento, fui eleito, por unanimidade, como o coordenador do Fórum Parlamentar em Defesa da Agricultura Familiar e Desenvolvimento Regional do Nordeste, que aconteceu em Recife, com parlamentares de cinco estados. Uma importante ação dos deputados a favor da causa no legislativo.

Ampliamos a voz dos agricultores e agricultoras familiares dentro da Assembleia Legislativa do Maranhão com o Diálogo Participativo de composição da Mesa Diretora da Frente Parlamentar em Defesa da Agricultura Familiar e Reforma Agrária no Maranhão. Um ato para a construção da Frente Parlamentar.

O objetivo da Frente é ser uma entidade associativa que defenda interesses comuns, constituída por representantes de todas as correntes de opinião política e sendo porta voz para o debate entre as classes políticas, governos estaduais e municipais, movimentos sociais e sociedade civil.

Em parceria com o colega de parlamento, Duarte Júnior, conseguimos aprovar um importante projeto, que proíbe a utilização de canudos produzidos em material plástico nos estabelecimentos comerciais do Estado. Um produto que leva 400 anos para se decompor. Apresentamos a proposta do canudo biodegradável, o canudo de papel, que rapidamente faz a sua decomposição no meio ambiente sem prejudicá-lo. Uma iniciativa em prol da preservação da natureza.

Ainda tendo como pauta o meio-ambiente, participei da 1° edição do projeto ‘Limpa Praia São Luís’, que foi criado e organizado pelos alunos da turma de Mestrado em Recursos Marinhos e Pesca da Universidade Estadual do Maranhão (Uema). 

Aproveitei a oportunidade para reforçar a adoção da nova Lei dos Canudos, no intuito de combater a poluição de nossos rios, praias e mares, preservando, assim, o meio ambiente do Estado.

Em mais uma parceria na Assembleia, desta vez, com a colega Dra.Thaiza Hortegal, apresentei a proposta de criação da Frente Parlamentar em Defesa do Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (DNOCS). Iniciativa tomada porque o Maranhão não possui escritório regional do DNOCS, o que obriga o Estado a tentar resolver problemas relacionados ao órgão em Teresina ou em Fortaleza, onde ficam lotadas superintendências do departamento. Um fator logístico que dificulta diálogo e negociação sobre projetos de interesse do Maranhão, a exemplo do Tabuleiro de São Bernardo.

Também estive presente nesta semana na audiência pública que ocorreu no Memorial da Balaiada, em Caxias, onde pude lutar e debater com lideranças políticas de todo o Maranhão, a importância da consolidação do Pré-comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Itapecuru. 

A iniciativa, realizada pela Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da ALEMA, em parceria com a Prefeitura Municipal de Caxias e Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Naturais do Maranhão (SEMA), tem como objetivo a preservação e recuperação do tão importante Rio Itapecuru, rio genuinamente maranhense que abrange 57 municípios do nosso estado, abastecendo, em grande parte, a Ilha de São Luís.

Estes são apenas alguns exemplos desses cem dias de atividades na Assembleia e no Maranhão. Mas o trabalho segue constante, sempre lutando por uma melhor qualidade de vida para a população e energias renovadas para batalhar por muito mais. Que venham outros cem dias de lutas, pois seguiremos firmes como os ensinamentos das águas do Rio Itapecuru que é água que caminha entre as pedras, seremos então como água que caminha sob as adversidades!

Por Adelmo Soares.

Nenhum comentário:

Postar um comentário