segunda-feira, 3 de dezembro de 2018

Dr. Josué Portela é empossado na Federação Brasileira de Gastroenterologia

Dr. Josué Portela recebendo diploma das mãos do Presidente
da Federação Brasileira de Gastroenterologia Dr Flávio Quilici.
No último dia 20, o médico do Centro de Medicina Avançada de Chapadinha – CMAC, Dr Josué Portela, tomou posse como sócio titular da Federação Brasileira de Gastroenterologia(FBG). A solenidade de entrega de título ocorreu durante 17ª Semana Brasileira do Aparelho Digestivo realizada em São Paulo.

Graduado em medicina há mais de 20 anos, Dr. Josué acumula um vasto e experiente currículo com serviços prestados ao INSS, como médico legista da Polícia Civil, é especialista em medicina do tráfego, trabalhou em hospitais e clínicas públicas e privadas em Teresina, é oficial da reserva do Exército Brasileiro e atende semanalmente na Clínica São Lucas de Vargem Grande. Ele, que já tinha residência em cirurgia geral e gastroenterológica, agora conquista mais um certificado dentro da sua área de atuação.

ENTENDENDO A DIFERENÇA ENTRE TÍTULO DE ESPECIALISTA E RESIDÊNCIA

Residência e Título de Especialista são certificados de natureza diferente, sendo independentes. Um médico pode ter um ou ambos, mas um ou outro dá direito ao especialista registrar-se como tal em um CRM. Por determinação da Associação Médica Brasileira (AMB), não é mais permitido ser concedido Título de Especialista somente por excelente currículo ou por comprovação de conclusão de Residência Médica. Atualmente, é sempre necessário no mínimo uma prova escrita, além da análise de currículo.

É bom lembrar que o Código de Ética Médica e as normas do Conselho Federal de Medicina (CFM) proíbe o médico de divulgar ser especialista, por meio de cartões de visita, receituários, placas de consultório, convênios, etc, sem que ele tenha o Registro de Qualificação de Especialista expedido por um CRM.

Os Títulos de Especialista valorizam o trabalho do profissional, aumentando o seu prestígio e o de sua especialidade perante os demais médicos e frente à sociedade como um todo.

Assessoria CMAC.

Nenhum comentário:

Postar um comentário