domingo, 30 de dezembro de 2018

Reeleito, Governador Flávio Dino elenca prioridades para o segundo mandato

Governador e a primeira-dama.
Construímos muita coisa boa nos 4 anos do nosso 1º mandato. Mesmo em meio à maior crise da história do Brasil, o Maranhão conseguiu andar para a frente, ampliando serviços públicos. Fizemos 10 novos hospitais de grande porte, 3.000 km de asfalto, mais de 800 escolas construídas ou reformadas e a maior tropa policial da história. E mais, muito mais, em todas as áreas, visando sempre ao desenvolvimento com justiça social.

Para a nossa nova gestão, ainda não surgiu no horizonte a saída para a crise nacional. Mas tenho certeza de que, juntos, continuaremos construindo um Maranhão melhor para todos. Graças à renovação da confiança que o povo do Maranhão depositou em mim, teremos mais 4 anos para implementar programas. Vamos aprofundar ainda mais nossa aposta no que foi a marca de nossa primeira gestão, a Educação. Nosso principal programa, o Escola Digna, já resultou em um expressivo aumento no IDEB da rede estadual, na ordem de 20%. E queremos continuar a elevar a qualidade do nosso ensino, pois todas as experiências internacionais e nacionais mostram que essa é uma premissa para o crescimento econômico e para uma sociedade mais justa.

Além da construção e renovação de prédios escolares, vamos celebrar o Pacto pelo Fortalecimento da Aprendizagem, envolvendo ainda mais escolas municipais para a melhoria sustentável do nosso IDEB, agora e na próxima década. Para viabilização do Pacto, irei assinar no dia 1º o Decreto que o regulamenta, visando à obtenção de participação dos municípios.

A tecnologia também será caminho fundamental para a busca do desenvolvimento do Maranhão, com mais escolas técnicas do IEMA. E também com uma política de incentivo para a criação de empresas de inovação tecnológica – as chamadas startups.

Em paralelo a essas políticas, também vamos reforçar ações sociais que já implantamos no primeiro mandato. E que vamos aprofundar agora. É o caso do Cheque Minha Casa. Já em janeiro vamos abrir novo edital para beneficiar mais 4 mil famílias. Esse é um programa fantástico, que oferece recursos diretamente a famílias carentes para que comprem material para reformar suas residências. Além de uma moradia digna, esse programa ajuda a movimentar o comércio, pois garante recursos para compra de material de construção, ajudando a gerar empregos.

Agora vamos criar o Cheque Cesta Básica, uma promessa de campanha à reeleição que já começarei a implementar em 2019. O programa terá início com foco nas gestantes de baixa renda, objetivando reduzir a mortalidade infantil.

Finalmente, menciono que vamos iniciar novas e concluir obras importantes. Entre centenas de exemplos possíveis, menciono os novos Socorrões de São Luís e de Imperatriz, essenciais para melhorar a saúde do nosso Estado.

Infelizmente, no cenário nacional, não temos condições ainda de acreditar em um crescimento vigoroso da economia, como já tivemos em outros tempos. No entanto, juntos podemos seguir avançando em nosso Estado, fazendo a nossa parte. Com seriedade, coragem e transparência para enfrentar os desafios e construir o Maranhão melhor que todos merecemos. Feliz 2019.

Artigo do governador Flávio Dino.

Nenhum comentário:

Postar um comentário