domingo, 23 de dezembro de 2018

Complexo Deodoro e primeira etapa de obras da Rua Grande são entregues em São Luís

Complexo Deodoro.
O Complexo Deodoro e a primeira etapa de requalificação da Rua Grande, centro da capital, foram concluídos e entregues na noite deste sábado (22). O conjunto de obras resulta da ação parceira entre o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e a Prefeitura de São Luís, integrando a série de ações do PAC Cidades Históricas, do Governo Federal.

O governador Flávio Dino acompanhou a solenidade de entrega das obras, que teve presença ainda do prefeito Edivaldo Holanda Junior, da presidente do Iphan, Kátia Bogea, dos ministros da Secretaria de Governo, Carlos Marun e da Cultura, Sérgio Sá Leitão. O evento contou com apresentações de Fernando de Carvalho, Mano Borges, Coral São João e Trio 1 2 3 formado pelas cantoras Tássia Campos, Mila Camões e Camila Boueri, além de apresentação de grupo de Bumba Boi, em palco montado na Praça Panteon, atraindo centenas de pessoas ao local.

Ato de inauguração.
Os serviços conferiram nova estrutura urbanística ao Complexo, tornando a área mais adequada, estruturada e acessível. O governador Flávio Dino enfatizou a importância da obra para a capital e população. “Estou muito feliz em participar desse importante momento, em que parte substantiva do Centro Histórico, tombado pelo Governo do Estado, como é a Praça Deodoro, está sendo revitalizado e recebendo tantos investimentos expressivos”, enfatizou.

A área entregue inclui as praças Deodoro e Panteon, alamedas Gomes de Castro e Silva Maia e as quatro primeiras quadras da Rua Grande. Com a entrega deste conjunto de espaços, a população vai poder utilizar a nova estrutura urbanística, com elementos de acessibilidade, possibilitando maior interação social, o que será ainda mais atrativo a moradores e visitantes, impulsionando a economia e o turismo.

Totalmente concluído, o Complexo Deodoro passa a contar agora com uma nova Praça Panteon, que ganhou pavimentação em concreto lapidado, novo piso, granito na área central, grama nos canteiros, caramanchões para sombreamento do ambiente, novo mobiliário urbano com bancos e lixeiras, além de iluminação pública também renovada. Os bustos que estavam há 11 anos guardados retornaram à praça revitalizados e restaurados.

Bustos históricos foram devolvidos à praça após 11 anos. 
A obra reflete ainda no aumento do fluxo de visitantes à Biblioteca Benedito Leite, que pertence ao Governo do Estado. Já na fase de obras, o movimento triplicou, segundo a direção da instituição. Com novos pavimento e banheiros públicos, bancos de pedras lioz, áreas para atividades diversas, centro administrativo, de policiamento e fiscalização, jardinagem dos canteiros, iluminação pública renovada, novo mobiliário e caramanchões mudaram o cenário arquitetônico da Praça Deodoro, que também foi entregue no evento.

As quatro quadras concluídas na Rua Grande – do Canto da Viração até a esquina da Travessa São Pantaleão – foram revitalizadas com piso novo em bloquete intertravado, novas instalações elétricas subterrâneas, esgotamento sanitário, drenagem profunda, novo conjunto de postes de iluminação pública, itens de acessibilidade, fiação telefônica e elétrica embutidas, novos mobiliários urbanos (bancos e lixeiras), sinalização turística e viária novas. A conclusão e entrega desta etapa das obras do Complexo Deodoro-Rua Grande representa mais conforto, melhor estrutura e mais segurança à população.

Nenhum comentário:

Postar um comentário