segunda-feira, 24 de dezembro de 2018

Academia Ludovicense de Letras faz balanço de 2018


Com a chegada do fim do ano e o alvorecer de 2019, a diretoria da Academia Ludovicense de Letras (ALL) apresentou um balanço considerado muito positivo. As ações confirmam entre outras coisas que a Academia de São Luís é uma das que mais vem se destacando entre as academias das grandes cidades. O destaque maior fica por conta da realização de atividades importantes com foco na preservação da memória e valorização dos grandes vultos que fizeram as letras na sociedade maranhense e brasileira. 

No campo interno a Academia vem desenvolvendo atividades de promoção do congraçamento entre os quase quarenta membros. E entre as principais atividades do ano acadêmico destacam-se a realização do aniversário da Academia, quando foi realizada uma mesa redonda sobre a poesia, no Palácio Cristo Rei; duas posses de novos acadêmicos e as eleições para dois outros novos membros.

A seguir alguns dos principais momentos da Academia Ludovicense de Letras em 2018.

No mês de março a ALL realizou um evento de apresentação da nova diretoria e do calendário acadêmico. No mesmo dia foi dado posse ao membro Bruno Tomé, procurador do estado do Maranhão. Teve início da parceria ALL e AMEI para realização de eventos no espaço da Associação, no São Luís Shopping. Naquele mesmo mês a Academia deu início às homenagens aos 150 anos de nascimento do escritor Ludovicense Graça Aranha, escolhido em votação interna como o homenageado do ano.  

No mês de maio, uma palestra homenageou o escritor luso-maranhense Fran Paxeco e o centenário da faculdade de direito no Maranhão 

No mês de junho a presidência deu posse ao confrade Desembargador Cleones Cunha e abriu um novo site para a ALL (all.slz.br). 

Em agosto a Academia comemorou seu quinto aniversário com uma vasta programação, desenvolvida durante quatro dias seguidos no Palácio Cristo Rei, na Praça Gonçalves Dias. Foi organizada uma mesa redonda sobre poesia e uma palestra sobre o Forte Sardinha, ministrada na Praça Botafogo, no São Francisco pelo atual presidente da Casa. Ainda durante as comemorações foi dado início ao processo eleitoral com o anúncio de duas vagas para ocupar a cadeira 37 (Conceição Aboud) e a 40 (José Ribamar Souza dos Reis). O site da entidade foi apresentado e um perfil no Instagram foi criado. O médico e ex-reitor da Universidade Federal do Maranhão, Dr Natalino Salgado filho, foi condecorado com a medalha do Mérito Maria Firmima dos Reis, comenda máxima concedida pela Academia a quem presta relevantes serviços a Casa.

No mês seguinte, próximo ao aniversário da cidade, a ALL firmou parceria com a TV Mirante. Nesse período foi gravada uma entrevista com alguns membros da ALL e a apresentação de parte das gravações de um clipe França-Brasil. O mesmo deverá ser apresentado por completo nas comemorações de aniversário da cidade em 2019.

No mês de outubro a ALL continuou a sua agenda de homenagens aos escritores maranhenses com um louvor à figura do ilustre governador Benedito Leite, que completou 161 anos de nascimento no dia 04 de outubro. Nesta data, a convite da ALL, a Escola Modelo Benedito Leite voltou uma tradição secular de fazer homenagens ao ilustre maranhense junto ao túmulo dele, no cemitério do Gavião. 

No final do mês, a Academia encerrou a série com uma maiúscula homenagem ao escritor Cândido Mendes de Almeida, que fez o bicentenário de nascimento no dia 14 de outubro. Para as celebrações a ALL trouxe para o estado a trineta do homenageado, a pró reitora da Universidade Cândido Mendes, Dra Andreya Mendes de Almeida Scherer Navarro, que ministrou duas palestras na capital - uma na Livraria e espaço cultural AMEI e outra na sede da OAB MA. Em seguida, ela ministrou outra conferência na Festa Literária de Itapecuru Mirim - FLIM e mais uma na cidade de Brejo, terra natal do seu trisavô, Cândido Mendes, ocasião em que foi recebida com honras de chefe de estado. As atividades foram desenvolvidas em parceria com a AMLJ, IHGM, OAB MA, Academia Brejense de Letras, Academia Itapecuruense de Letras e Prefeitura Municipal de Brejo.

Em novembro a ALL participou da Feira do livro de São Luís - FELIS, quando dividiu um estande com o IHGM. 

E finalizando o ano, no dia 14 de dezembro, a diretoria realizou o processo eleitoral para preenchimento das duas cadeiras vagas, sendo eleitos os escritores Jadir Lessa, para a cadeira 37, patroneada por Conceição Aboud, e Roberto Franklin, escolhido para ocupar a cadeira 40, cujo patrono é o escritor José de Ribamar Souza dos Reis. A posse dos dois eleitos acontecerá durante o ano de 2019, após o recesso da Academia. No dia 20 a ALL encerrou o ano acadêmico com uma festa de confraternização, realizada na residência da confreira Maria Theresa Neves.

Por tudo isso e muito mais a entidade vem se destacando e ocupando espaço na vida da cidade e no coração das pessoas. 

Fonte: ALL.

Nenhum comentário:

Postar um comentário