sábado, 3 de fevereiro de 2018

Itapecuru-Mirim: 3ª CIBM capacita militares e recebe equipamentos operacionais do Governo do Estado


Nesta sexta-feira (02) foi realizada solenidade de encerramento do Curso Especial de Tripulantes de Embarcações de Estado para o serviço público realizado na cidade de Itapecuru-Mirim, em convênio do CBMMA e da Marinha do Brasil, através da capitania dos portos do Maranhão.

O curso teve carga horário total de noventa aulas horas e teve 25 concludentes dentre bombeiros militares da 3CIBM - Itapecuru-Mirim, 5CIBM - Chapadinha, 9CIBM - Santa Inês, 2 Cia do 6BBM, além de bombeiros civis e colaboradores das prefeituras de Miranda do Norte e de Arari.

O curso habilitou os concludentes a tripular ou conduzir pequenas embarcações de até oito metros de comprimento, incluindo lanchas do Tipo LAEP-7 com motor de Centro, empregadas na navegação interior.

A solenidade contou com a presença do Sr Comandante Geral do CBMMA, Cel QOCBM Célio Roberto; Sr Comandante Operacional de Área 2, Cel QOCBM Jone; Sr Comandante da 5CIBM, Maj QOCBM MAYCKEL; Prefeito Municipal de Itapecuru-Mirim, Dr Miguel Lauande; Sr Benedito Mendes, Presidente do Sindicato de Indústrias de Cerâmica do Estado do Maranhão; Militares da Marinha do Brasil; além de outras autoridades civis e militares.

Na oportunidade foram entregues pelo Sr Comandante Geral do CBMMA Coronel Célio Roberto aproximadamente R$ 150.000,00 mil reais em investimentos de materiais e de equipamentos adquiridos pelo Governo do Maranhão para atender a população de Itapecuru-Mirim e região:

1. Kit desencarcerador HOMALTRO contendo Motor bomba, duas mangueiras, cortador, alargador e expansor para operações de salvamento veicular;
2. Equipamentos de Respiração Autonomo de Respiração (EPR) COMPLETO da marca SCOT para operações de combate à incêndio e espaço confinado;
3. Compressor de Ar comprimido para abastecimento dos Equipamentos Autônomos de Proteção Respiratória;
2. 01 freio oito de resgate para resgate em altura;
3. 02 molas mosquetão para resgate em altura;
4. 02 Roupas de Incêndio Hércules (japona + calça)
5. 02 Botas de Incêndio
6. 01 Gancho Crock para situações de arrombamento.
7. 50 metros de cordas semi-estática para salvamento;

Ao final do dia, as autoridades presentes na cidade ainda realizaram uma vistoria na área em que será construída a sede definitiva do quartel da 3ª Companhia Independente de Bombeiros Militar na cidade.

Com o termo de cessão de uso já emitido pelo governo do Estado, através do parecer favorável da Secretaria Adjunta de Modernização e Patrimônio, será disponibilizado à CIA um terreno com área total de 5000 m². “A construção definitiva de uma sede própria do quartel do Corpo de Bombeiros Militar na cidade de Itapecuru-Mirim representa um anseio da população do Vale do Itapecuru, uma vez que com a chegada dos serviços da Corporação da região a população já fora beneficiada com cerca de 6.350 atendimentos em seus três anos de efetivação”, comentou o Major Patrício Daniel dos Passos Penha, comandante da companhia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário