quinta-feira, 12 de março de 2020

Nina Rodrigues: Aos 100 anos, morre José Mercedes Braga

José Mercedes Braga.
Por Blog do Alpanir Mesquita.

Na noite desta quarta-feira (11) Nina Rodrigues perdeu um de seus filhos ilustres, trata-se de José Mercedes Braga, o Zezé Braga, no auge dos 100 anos de idade.

Casado com Madalena Fortes Braga, Zezé Braga foi um dos atores da construção da história política e social de Nina Rodrigues, engajando-se nas lutas que marcaram a emancipação política do município em 30 de dezembro de 1961.

Já em 1962, foi eleito o vereador mais votado para a primeira Câmara de Vereadores do novo município, da qual foi eleito o primeiro presidente. Também foi candidato a prefeito, tendo perdido a eleição com uma diferença de 26 votos.

Anos depois, sua esposa Madalena e posteriormente seu filho Jones Braga governaram Nina Rodrigues por 12 anos, trazendo conquistas que orgulharam a alma do político e do cidadão José Braga.

Além da política, Zé Braga também militou na literatura, tendo sido autor de livros, a exemplo de sua obra Remanso, onde narra períodos e lugares marcantes de sua vida. Sua narrativa é simples e com detalhes que informam as coisas e os fatos que marcaram o seu tempo.

O Titular do Blog, que teve o prazer e a honra de conviver com Zé Braga, ouvindo suas histórias e absorvendo um pouco de seus conhecimentos, lamenta profundamente a perda e pede para que Deus possa confortar o coração de dona Madalena, dos filhos, dos netos, dos afilhados, enfim, de todos familiares, amigos e aqueles que admiravam a pessoa que era José Mercedes Braga. Amém!

Nenhum comentário:

Postar um comentário