segunda-feira, 30 de maio de 2022

Urgente! MPT encontra adolescentes em situação de trabalho infantil em lava-jato de Vargem Grande e lixão de Itapecuru-Mirim

Lava-jato em Vargem Grande.
Inspeção conjunta realizada nesta segunda-feira (30) pelo Ministério Público do Trabalho no Maranhão (MPT-MA) e Superintendência Regional do Trabalho (SRTb) encontrou seis adolescentes em situação de trabalho infantil em um lava-jato em Vargem Grande e outro jovem em um lixão em Itapecuru-Mirim.

No lava-jato, instalado às margens da BR-222, seis meninos com idades entre 13 e 17 anos estavam realizando a limpeza de uma moto e de um carro, expostos a agentes químicos, poluição sonora e risco de choques elétricos. Segundo a legislação brasileira, o trabalho em lava-jato é proibido para jovens com menos de 18 anos.

Foram coletados dados das vítimas e do proprietário do lava-jato, que afirmou pagar quatro reais por moto lavada aos adolescentes. A fiscalização foi feita pela procuradora do Trabalho Virgínia de Azevedo Neves e pela auditora fiscal do Trabalho Léa Cristina Leda.


Lixão em Itapecuru-Mirim

Um adolescente de 14 anos de idade foi encontrado em situação de trabalho infantil no lixão do município de Itapecuru-Mirim. A inspeção constatou que quando os caminhões de coleta chegavam para descarregar os resíduos no lixão, o jovem e catadores de materiais reciclados adultos disputavam espaço com urubus, em um ambiente insalubre e sem utilizar nenhum equipamento de proteção individual (EPI).
Lixão em Itapecuru-Mirim.
O trabalho em lixões é considerado uma das piores forma de trabalho infantil, por oferecer riscos ocupacionais e à saúde das crianças e adolescentes envolvidos na coleta, seleção e beneficiamento de lixo. Dentre os riscos ocupacionais destacam-se esforços físicos intensos, exposição a agentes químicos, biológicos, poeiras tóxicas, calor, movimentos repetitivos e posições antiergonômicas.

No caso das repercussões à saúde, estão as afecções músculo-esqueléticas (bursites, tendinites, dorsalgias, etc); ferimentos; lacerações; resfriados; DORT/LER; deformidades da coluna vertebral; infecções respiratórias; desidratação; dermatoses ocupacionais; dermatites de contato; alcoolismo e disfunções olfativas.

Acordo descumprido

O município de Itapecuru-Mirim assinou um termo de ajuste de conduta com o MPT-MA em 2014, no qual se comprometeu a investir em políticas públicas de proteção de crianças e adolescentes, inclusive impedindo o acesso deste público ao lixão. Com o descumprimento do acordo, o MPT-MA ajuizará uma nova ação de execução.

Da Ascom MPT-MA.

21 comentários:

  1. é proibido trabalhar e a cometer crimes contra a sociedade tá tudo bem? faça me o favor...

    ResponderExcluir
  2. Palhaçada, vão procurar oq fazer deixar o moleque trabalhar. Eu trabalhei deis de pequeno ir nunca mim reclamei.. achava era bom

    ResponderExcluir
  3. Engraçado é as autoridades não vistoriam as festas e bocas de fumo, onde realmente nossas crianças e adolescentes estão se destruindo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatamente, fico também me perguntando, cadê um projeto? Uma alternativa para esses jovens, sabemos que fiscalizar pode, pra mostrar serviço e aí vão fazer o quê para essas crianças?? Paciência viu. 😡

      Excluir
  4. Deixa o povo trabalhar

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu trabalho desde 12 hoje tou com 40

      Excluir
    2. Infelizmente si não comersar trabalhar no mínimo com 12.13
      .14.15. com 18 endiante não aprende com 18 anos e tarde para começar a trabalhar infelizmente é tarde

      Excluir
  5. Deixa os muleque trabalhar é melhor trabalhar do q roubar

    ResponderExcluir
  6. Eu acho que se trabalham para ajudar a família e estão frequentando a escola, não há nada de mal nisso.
    O que deveria realmente acontecer era uma inspeção nas escolas para saber como as políticas públicas de ensino são aplicadas atrapalhando completamente o desenvolvimento das crianças.

    ResponderExcluir
  7. Kkkkk engraçado isso .por isso q o mundo está de cabeça pra baixo.

    ResponderExcluir
  8. Esse povo não tem o que fazer, eles preferem ver os adolescentes roubando do que trabalhando

    ResponderExcluir
  9. O felizmente esse é o Brasil não sou contra a fiscalização só não concordo com as medidas delas por ex:Deveriam ao invez de proibir o trabalho fazer os donos pagar um valor melhor aos menor

    ResponderExcluir
  10. Eles deviam era sustentar eles, já que não deixam trabalhar.
    Eu trabalho é de roça desde pequeno.

    ResponderExcluir
  11. Palhaçada isso!!! Tiraram os meninos do trabalho e aí?? Vão ajudar as famílias?? Vão conseguir um outro emprego??? A tendência agora é roubar para ajudar em casa...!!! Eu trabalho desde os 11 anos e agradeço todo dia por isso..

    ResponderExcluir
  12. Vão assaltar nas esquinas e ta tudo bem...palhaçada isso, deixa os meninos trabalharem e virarem homens de verdade!

    ResponderExcluir
  13. Se atrás disso, em todos os lavajatos tem....

    ResponderExcluir
  14. Deixa os meninos trabalhar se tivesse cometendo crimes seria pior né

    ResponderExcluir
  15. Infelizmente essa é a realidade de um país que não investe em políticas públicas, não temos o básico, crianças desde cedo precisam trabalhar pra ajudar no sustento da família.

    ResponderExcluir
  16. Engraçado as leis do país que nós vivemos, onde um menor de idade pode matar, furtar,entre outros delitos a justiça às leis do país absorve o jovem como se nada tivesse acontecido,por outro lado o menor de idade que começa a trabalhar desde cedo para manter o sustento da família e tentar viver em um país como o nosso que não tem recursos de porra nenhuma recebe os princípios da família de andar no caminho certo lutando desse pequeno para que depois venha pessoas desocupadas como essas dizem que um menor de idade trabalhar é errado, vocês vão sustentar a família?vão da oque precisam?não né a mesma coisa do governo o sistema que oprime a maioria da população de baixa renda então vão procurar oque fazer e deixa os que querem vencer,vencer porra!

    ResponderExcluir