quinta-feira, 8 de outubro de 2020

Assembleia inicia ações alusivas à campanha ‘Outubro Rosa’

As servidoras da Assembleia puderam realizar consultas com médicos,
bem como exames ginecológicos.

A Diretoria de Saúde e Medicina Ocupacional (DSMO) da Assembleia Legislativa do Maranhão iniciou, nesta quinta-feira (8), as ações alusivas à campanha ‘Outubro Rosa’, que chama a atenção das mulheres para a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama. O tema da mobilização deste ano é “Se toque, se perceba, se ame. Previna!”.

Na abertura, servidoras da Casa puderam realizar consultas e exames ginecológicos. Esse atendimento será disponibilizado sempre nas quintas-feiras, das 8h às 12h, no setor de saúde da Alema. Para a realização dos exames, foi firmada parceria com o Centro Ambulatorial Diagnóstico Holandeses (CADH) e o CEM Diamante.

Importância do exame

A coordenadora de Enfermagem, Katyane Vasconcelos, afirmou que, devido aos protocolos de biossegurança, a DSMO buscou realizar as ações sem causar aglomerações. “Sabemos da gravidade do problema e da necessidade de abordarmos o tema.  Em razão disso, reforçaremos as orientações e atendimentos, com total segurança às participantes. As parcerias garantem que esse trabalho seja feito de maneira efetiva para que as mulheres sejam bem acolhidas e assistidas”, frisou Katyane.

Uma pesquisa feita pela Fundação do Câncer, com base nos dados do Sistema Único de Saúde (SUS), aponta queda de 84% na realização de mamografias feitas no Brasil durante a pandemia da Covid-19, em comparação com o  mesmo período do ano passado. “A preocupação não existe somente no mês de outubro. Por isso, no setor de saúde, estamos à disposição durante o ano todo”, ressaltou Dra. Abigail Souza, ginecologista da Assembleia.

Deborah Araújo foi uma das servidoras atendidas pelos profissionais da Casa. Ela reforçou que todas as mulheres devem se submeter ao exame o mais breve possível. “O exame é importante para nos prevenir de algo pior e mais complicado no futuro. É essencial que seja feito anualmente. Afinal, quanto mais cedo se descobre a doença, maiores as chances de cura”, ressaltou.

Ciclo de lives

Além dos atendimentos, ainda será realizado um ciclo de lives, em parceria com a Rádio Assembleia Online (www.radioalema.com), de 19 a 23 de outubro, para abordar temas relacionados à prevenção ao câncer de mama, bem como outros temas referentes à saúde da mulher, com convidados especialistas no assunto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário