quinta-feira, 27 de abril de 2017

AGED realiza fiscalização de comercialização ambulante de mudas em Timon


Visando fortalecer as ações de fiscalização no Estado, a Agência Estadual de Defesa Agropecuária do Maranhão (Aged/Ma), por meio da Unidade Regional de Caxias, em parceria com a Polícia Militar realizou nesta semana, uma ação de fiscalização de comercialização de mudas na BR-316, em frente a entrada do conjunto habitacional Novo Tempo, na Zona Peri urbana de Timon.

A ação, já faz parte do trabalho desenvolvido pela equipe técnica da Aged – Caxias, que constantemente monitora este tipo de comércio, não somente, ao longo de vias federias e estaduais, assim como em feiras livres e mercados nos municípios que integram a Unidade Regional de Caxias. O objetivo deste trabalho é dar cumprimento à legislação de Defesa Sanitária Vegetal do Estado, que proíbe o comércio ambulante de mudas, sementes, agrotóxicos e insumos agropecuários. Por conta disso, o órgão de Defesa está cada vez mais atento a entrada de mudas, que possam veicular doenças e pragas no estado, o que pode comprometer o potencial produtivo da nossa agricultura, trazendo prejuízos para a economia do estado. 

Realizada por Fiscais Estaduais Agropecuários da AGED, a operação teve como resultado a apreensão e destruição de aproximadamente 200 mudas de: citrus, manga, goiaba, caju, uva, carambola e outras, que estavam sendo comercializadas de forma ambulante, além da emissão de auto de infração por comercialização ilegal e introdução de mudas no estado, sem documentação fitossanitária, que ateste a qualidade e procedências das mesmas.

O fiscal estadual agropecuário, Francisco Rodrigues da Silva, explicou a forma que a ação foi conduzida, destacando ainda, a importância da parceria com a PM para os resultados alcançados. “Ao mesmo tempo que a equipe estava dando cumprimento à ação de fiscalização, também estava informando o embasamento legal, e esclarecendo dúvidas, onde as pessoas puderam se conscientizar do motivo da nossa ação e tomar conhecimento das medidas corretas que devem ser tomadas. O apoio que tivemos da polícia militar durante a execução da ação foi um ponto muito positivo que contribuiu de forma significativa para o bom andamento da ação.” Disse

Nenhum comentário:

Postar um comentário