quinta-feira, 13 de abril de 2017

36ª edição da Via Sacra no Anjo da Guarda deve reunir 200 mil pessoas em dois dias de apresentações


Um dos maiores espetáculos religiosos encenados em São Luís, a Via Sacra deve reunir 200 mil fiéis durante os dois dias da 36ª edição do evento, nestas quinta-feira (13) e sexta-feira (14), a partir das 18h, nas ruas do bairro do Anjo da Guarda.  A peça, que é tradição do teatro maranhense e ponto alto das comemorações da Semana Santa, é organizada pelo Grupo Independente de Teatro Amador (Grita) e apoiada por meio da lei de incentivo à cultura, do Governo do Maranhão e da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (Sectur).

“O Governo entra com uma parceria essencial para a realização do evento. Neste ano, contamos com a o apoio da lei de incentivo, que nos deu o respaldo para fazer a captação dos recursos para a realização do grande evento, além dos apoios das secretarias do governo”, conta a presidente do Grupo Grita, Geanne Sousa.

O apoio do Governo do Maranhão se consolidou e garantiu a apresentação do espetáculo maranhense na região do Itaqui-Bacanga. O secretário de Estado de Cultura e Turismo, Diego Galdino, ressalta a valorização de uma das mais importantes manifestações artísticas do estado: “É um evento que já faz parte do calendário artístico e religioso, um dos mais significativos, pois as pessoas elevam sua fé”.

“Além de ser um grande atrativo para os turistas e de ser uma importantíssima manifestação cultural do nosso estado, o espetáculo Via Sacra do Anjo da Guarda oferece oportunidade de capacitação, emprego e renda para toda a comunidade. É claro que tem o nosso apoio”, diz.

Ao ar livre

Nesta edição, o espetáculo trabalha o tema ‘Quebra as correntes e desbrava-te’, título baseado e contextualizado através do Mito da Caverna, do filósofo Grego Platão. Encenado ao ar livre, a peça tem montagem em cinco pontos distribuídos em percurso de dois quilômetros nas ruas do Anjo da Guarda.

No primeiro ato da peça, há a história da vida do Cristo menino na carpintaria. Em seguida vêm os atos ‘Números circenses/Jesus no templo/Cura do homem possuído’, no Largo do Teatro Itapicuraíba; ‘Lava-Pés, Santa Ceia, Conspiração, Horta das Oliveiras, Condenação do Sinédrio, Palácio de Pilatos’, na Praça do Anjo; ‘Via Crucis/Meninos excluídos, Verônica’, na Avenida Odylo Costa Filho; ‘Corredor da reflexão’, na Rua Palestina; e, encerrando com o ato ‘Encontro com Maria, Crucificação, Pietá, Enforcamento de Judas, Anunciação e Ressurreição’, na Praça da Ressurreição – ponto alto do espetáculo.

Atualmente o espetáculo tem mais de 3 mil pessoas envolvidas diretamente e indiretamente, entre elenco, produção, apoio, equipe técnica, comércio informal e profissionais de órgãos públicos que garantem a infraestrutura para a realização do espetáculo, como bombeiros, polícia militar, polícia civil, entre outros que compõe a superprodução.

Para esta edição a Via Sacra terá mais de 600 pessoas atuando. São 170 caracterizadas de povo, 100 soldados romanos, 180 anjinhos que formam um belíssimo balé, 14 centuriões, 11 carrascos e 115 corpo de baile, entre outros. Há 43 anos o Grupo Grita vem atuando na comunidade do Itaqui-Bacanga e especialmente no bairro do Anjo da Guarda. Sua trajetória é marcada pela aliança entre o espirito crítico e o lúdico, o questionamento e o prazer artístico, a estética e a política, que se unem em produções artísticas e culturais que valorizam o teatro e enfocam as questões cotidianas da comunidade. Neste contexto foi concebido o espetáculo Via Sacra, considerando uma das maiores produções do gênero no Brasil.

O grupo Grita também trabalha a educação e a promoção da cidadania por meio da arte. São vários cursos, oficinas e produções voltadas para a juventude da Área Itaqui-Bacanga. Muitos destes jovens também participam em vários setores da produção da Via Sacra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário