terça-feira, 2 de abril de 2024

PRF registra redução nos acidentes durante Semana Santa no Maranhão

Operação Semana Santa.
A Polícia Rodoviária Federal (PRF) encerrou no final da noite deste domingo (31) a "Operação Semana Santa 2024" nas rodovias federais no Maranhão. O balanço apontou uma diminuição significativa no número de acidentes em comparação ao mesmo feriado do ano de 2023.

Como é comum em feriados prolongados, a expectativa de um aumento significativo no movimento nas estradas se torna natural, elevando consideravelmente o fluxo de veículos e, por conseguinte, aumentando o risco de acidentes. Diante desse cenário, durante o período da operação, que teve duração de quatro dias, a PRF adotou diversas medidas estratégicas de prevenção e fiscalização ao longo do período de Semana Santa, concentrando esforços nos pontos identificados como mais críticos.

Durante todo o período da Operação, a PRF fiscalizou cerca de 1.500 veículos e aproximadamente 2.000 pessoas. Além disso, mais de 1.080 testes de alcoolemia foram realizados e mais de 720 pessoas participaram ativamente das ações educativas desenvolvidas ao longo dos quatro dias.

O grande destaque da Operação Semana Santa ficou para as reduções de mais de 55% no número de acidentes de trânsito e de 80% em relação à quantidade de pessoas feridas. Enquanto que no mesmo período de 2023 foram registrados 18 acidentes, sendo 9 deles graves, neste ano a PRF registrou 8 acidentes, sendo apenas 2 deles graves. Além disso, no ano passado, 30 pessoas ficaram feridas devido a acidentes de trânsito, já na Operação deste ano, esse número diminuiu para 6. Os dois acidentes graves registrados resultaram no óbito de dois motociclistas.

Durante os quatro dias, mais de 2.100 infrações de trânsito foram flagradas, um aumento em mais de 100% em comparação com a Operação Semana Santa 2023, quando foram registradas 971. Ao todo, foram realizadas 55 autuações por alcoolemia neste ano. Também foram flagrados 654 motoristas dirigindo acima do limite de velocidade estabelecido, um aumento expressivo, já que no feriado do ano passado apenas 99 casos de excesso de velocidade foram registrados. A PRF também flagrou 202 motoristas realizando ultrapassagens em locais proibidos - uma das infrações que mais ocasionam acidentes graves - além de 85 condutores sem cinto de segurança e 143 sem capacete.

Fonte: PRF.

Nenhum comentário:

Postar um comentário