terça-feira, 16 de abril de 2024

Karateca Ninense Adriano Silva é aprovado no Programa Bolsa Atleta do Governo do Estado

Adriano Silva.
Adriano da Conceição Silva, multicampeão Ninense como atleta de karatê, é o primeiro no esporte a conquistar a aprovação no Programa Bolsa Atleta do Governo do Estado. Adriano iniciou no karatê com apenas 8 anos de idade pelo Programa do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, através da secretaria municipal de Assistência Social. Ao longo dos anos foi se destacando em campeonatos por todo o Maranhão e até fora do estado, ficando em primeiro lugar no ranking maranhense por dois anos e participando do mundial de karatê da International Karatê Union em 2019, ficando entre os dez primeiros na competição em sua categoria.

O karateca ganhou muito destaque após ser integrado ao Projeto Karatê Educacional, realizado pela secretaria de Educação, através do Programa Viva Escola Integral, que é ofertado para as crianças e adolescentes de Nina Rodrigues no contra turno escolar. Desde a sua integração ao projeto, Adriano participou do Jogos Escolares Maranhenses (JEMs) por duas vezes. Em 2022, se sagrou campeão e garantiu sua vaga para os Jogos Escolares Brasileiros (JEBs), no Rio de Janeiro, onde foi vice-campeão. Já em 2023, foi medalha de ouro pelo segundo ano consecutivo nos JEMs, garantindo sua vaga no JEBs 2023, em Brasília, onde foi medalha de bronze.

Seu desempenho nessas competições lhe garantiu a convocação pela delegação brasileira de karatê para o mundial escolar Gymnasiade 2023, que aconteceu no Rio de Janeiro e teve a participação de vários países ao redor do mundo. O pequeno karateca se juntou a delegação e em sua primeira participação em um mundial escolar conseguiu a medalha de bronze após uma luta emocionante contra um atleta da Romênia.

Adriano Silva somou mais de dois mil pontos em 2023 no ranking estadual, o que lhe garantiu a aprovação no programa estadual. O atleta vai receber uma quantia mensal paga pelo Governo do Estado do Maranhão para ajudar na sua preparação para as competições ao longo do ano.

Da Ascom PMNR.

Nenhum comentário:

Postar um comentário