terça-feira, 30 de agosto de 2022

Entenda os motivos por trás da rouquidão na voz de Lula

Lula.
A rouquidão na voz de Lula (foto) voltou a chamar a atenção de telespectadores nesse domingo (28), durante o debate na Band. Como mostramos, desde o início da campanha, o ex-presidente tem demostrado sinais de cansaço, fato que preocupa o núcleo da campanha petista pela possibilidade de transmitir uma imagem de um “Lula envelhecido”.

Vale lembrar que, em 2011, o ex-presidente foi diagnosticado com um câncer na laringe, que o fez passar por mais de 30 sessões de quimioterapia. No ano seguinte, Lula foi considerado curado. A campanha do petista nega que a voz rouca tenha relação com a doença.

Segundo O Globo, o problema está relacionado a dois fatores: “Um deles é ele não fazer regulamente as sessões de fonoaudiologia, indicadas pelos médicos para manter a potência vocal. Em maio deste ano, chegou a retomar as sessões, mas parou no mês seguinte. De julho para cá, vem fazendo os exercícios de voz de uma a duas vezes por semana, o que é muito pouco. A frequência ideal para ele é diária”, diz a reportagem.

Além disso, Lula tem refluxo gástrico crônico, que inflama e machuca as cordas vocais. Toma remédio, mas a alimentação, que ficou mais desregrada com o início da campanha, agravou o problema.

De O Antagonista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário