sábado, 26 de janeiro de 2019

Aluno de Mata Roma ficou bem perto da nota máxima no Enem

Raimundo José Ferreira Diniz Filho.
Foi em Mata Roma, cidade com pouco mais de 16 mil habitantes, que a Rede Pública de Ensino do Maranhão registrou uma de suas maiores notas no último Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). O êxito foi do jovem Raimundo José Ferreira Diniz Filho, ex-aluno do Centro de Ensino Oliveira Roma, escola estadual localizada no centro do município.

Com 21 anos de idade, Zezinho, como é mais conhecido, quase conquistou nota máxima na redação do Enem, obtendo 960 pontos na prova discursiva. Ele também teve aproveitamento de 90% nas quatro áreas do conhecimento exploradas no exame.

Filho de lavradores, Zezinho sempre estudou em escola pública. Ele terminou os estudos em 2015. Segundo Zezinho, já naquela época começou a notar avanços em sua escola.

“Estruturalmente, a escola já estava avançando, porque entrou a nova gestão que já estava investindo na escola”, ressaltou. Apesar de ter concluído o Ensino Médio, Zezinho ainda mantém laços com a escola, mas agora em outro nível escolar.

É que atualmente ele cursa Geografia em uma faculdade particular que ministra aulas aos fins de semana em sua antiga escola. Para ele são notáveis os recentes investimentos no ensino e na infraestrutura da unidade de ensino.

“Eu saí em 2015, e como a faculdade funciona aos fins de semana nessa escola, eu posso perceber estruturalmente que ela melhorou muito. Vamos dizer que ela deu um salto de 99% de qualidade e o corpo docente só foi melhorando. Eu converso com os professores, converso com alunos, que são amigos meus, e eu posso perceber isso”, destacou.

Atualmente, Zezinho ocupa cargo de professor na rede municipal de Mata Roma. Ele garante que seu bom rendimento no último Enem é resultado do estudo aliado à docência em sala de aula. Mas ele destaca o papel decisivo dos professores e da sua família em sua formação.

“Não existe professor perfeito, mas eu agradeço aos professores que passaram em minha vida. E agradeço principalmente à minha família e ao meu pai. Ele sempre me manteve na escola e sempre me disse que a educação é tudo para mim. Ele sempre me incentivou a estudar mais e mais”, afirmou.

Apesar da boa pontuação, que pode lhe garantir vaga até mesmo nos disputados cursos de Medicina, Zezinho diz que pretende primeiro terminar a graduação em Geografia, para só depois pleitear uma nova carreira na Engenharia Civil ou na própria Medicina. Seu plano é fazer novo Enem em 2019, com o projeto de alcançar um sonho do seu pai: tirar nota 1000 na redação.

4 comentários:

  1. parabéns a ele. isso é uma prova que a educação publica pode ser de qualidade e que temos bons professores e alunos também esse merito é todo nosso. que nossos representantes possam investir mais na educação publica de qualidade e dar mais oportunidades a jovens com estes que se esforçam para vencer na vida

    ResponderExcluir
  2. na edicao enem 2013 aqui em vargem grande Maranhão eu estudante de uma escola aqui da rede estadual do ensino obtive 940 na prova da redação do enen assim como nas demais areas aproveitamento bom no entanto nao tive esse merito de ser reconhecida por nao pactuar com uma gestão nao democrática e de esquerda nem se quer me deram os os parabéns.

    ResponderExcluir
  3. Triste realidade, a política já fez minha filha sofrer também, mais hoje graças à Deus em primeiro lugar, ela concluiu o o Ensino médio, e também tirou uma boa pontuação no Enem, aconteceu a mesma coisa,mais graças à Deus mais uma vez, e a atual gestão municipal e tenho condições financeiras de mantê-la em boa faculdade hoje.

    ResponderExcluir
  4. pelo menos a sua filha teve o apoio da mãe coisa que eu não tive porque entre estudar e ttabmhar tive que escolher trabalhar pois embora tivesse sido aprovada para o curso que escolhi nao poderia me manter em uma capital pois meus pais nao tinham condições financeiras para me ajudar. resumindo a historia o enem é uma grande ilusão pois os filhos dos pobres que estudaram a vida toda em escolas públicas disputam aa vagas com os filhos de papaizinho das escolas particulares que tiram as melhores notas pq tem um ensino melhor e conseguem entrar para as faculdades publicas enquanto nós quando com muito esforço conseguimos passsar mesmo estudando em escola pública muitas vezes nao podemos nos manter. e acabamos desistindo do curso. cade o acesso e a permanência que a lei garante? e nao me venham com mimimi que tem cotas e fies nao pq o ensino superior nao é para todos infelizmente no Brasil é assim.

    ResponderExcluir