segunda-feira, 3 de setembro de 2018

Fábrica da Cachaça Capotira recebe visita técnica durante Circuito Empreendedor Rota dos Balaios

Diretor superintendente do Sebrae no Maranhão, João Martins,
lidera visita técnica à fábrica da cachaça Capotira.
Como parte da programação do Circuito Empreendedor Rota dos Balaios, que aconteceu em Vargem Grande, na região do Baixo Parnaíba, um grupo de empreendedores e potenciais empresários visitaram a fábrica da Cachaça Capotira, localizada na Fazenda Baixinha, município de Vargem Grande.

O circuito foi uma ação do Sebrae Maranhão, por meio de sua Unidade Regional em Chapadinha, que aconteceu entre 16 e 31 de agosto, e fez parte da programação do tradicional Festejo de São Raimundo Nonato dos Mulundus.

O diretor Superintendente do Sebrae no Maranhão, João Martins, liderou a ação. Recepcionados pelo proprietário da cachaça, Jorge Fortes, executivo e o grupo, conheceram as instalações da fábrica, que atualmente possui uma das melhores cachaças do Brasil, reconhecimento concedido durante a 27ª edição da Expocachaça, em 2017. Os gerentes regionais do Sebrae em Chapadinha e em Caxias, David Felipe Amorim e Cesar Guimarães, respectivamente, também participaram da visita.

Empresário Jorge Fortes explica ao grupo processos
da produção da Cachaça Capotira.
No local, eles conheceram todo o processo de produção da cachaça artesanal, que tem fabricação média de 400 litros de cachaça/dia. A Cachaça Capotira teve o acompanhamento do Sebrae Maranhão, por meio da unidade regional em Chapadinha, aplicando as soluções do Programa Sebraetec, por meio do qual a instituição teve atuação na empresa desde a implantação até a operacionalização do negócio.

Segundo o diretor superintendente, o atendimento à Cachaça Capotira, faz parte de estratégias desenvolvidas pelo Sebrae em todo o estado, por meio de produtos e serviços, ações específicas de inovação, acesso ao mercado e de transferência de tecnologia.

“O Sebrae esteve com este empreendimento desde o processo de implantação da fábrica até à comercialização do produto. Hoje a cachaça Capotira é reconhecida nacionalmente e para o Sebrae é de extrema satisfação ser parceiro desse negócio e vê-lo consolidado no mercado. O Maranhão tem produtos de qualidade, competitivos e o Sebrae quer sempre ser parceiro de iniciativas desta natureza, para que possamos contribuir para o desenvolvimentos dos territórios a partir do aquecimento da economia”, disse Martins.

Para Jorge Fortes, as consultorias ofertadas pelo Sebrae foram essenciais para o sucesso da cachaça. “Tivemos uma parceria muito forte com a Sebrae que resultou em grandes avanços nestes dois anos do empreendimento. Participar do Circuito é importante pois compartilhamos nossa experiência, incentivando e apoiando outros produtores e empreendedores. Além disso, o Circuito é uma ação facilitadora que melhora a abertura de mercado e divulga nossa marca para toda a região”, disse Jorge Fortes.

Produtores de Tiquira

Produtores de Tiquira também conheceram a fábrica da Cachaça Capotira. O grupo, do povoado de Guaribas, município de Urbano Santos, faz parte da Cooperativa dos Produtores de Tiquira e Agricultores Familiares de Guaribas de Urbano Santos (Cooptaf Guaribas). A visita foi uma parceria do Sebrae com a Prefeitura Municipal de Urbano Santos, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura.

“Conhecer a fábrica foi uma experiência única, pois além de aprender sobre a produção, também nos motiva. Ficamos felizes em receber todo o apoio do Sebrae, tanto com as consultorias e cursos, como também em nos proporcionar momentos de troca de experiências. A nossa expectativa é que daqui um tempo possamos ter também a nossa fábrica e ser um exemplo como é a cachaça Capotira”, frisou o presidente da Cooptaf Guaribas, José Neres.

Segundo o presidente, Cooptaf Guaribas, pretende inaugurar ainda este ano, a Agroindústria de Tiquira, em parceria com o Sebrae e a Prefeitura Municipal de Urbano Santos.

O Sebrae faz o acompanhamento da Cooptaf Guaribas, por meio de ações na área de cooperativismo, gestão, processo de identidade visual e qualidade de processos. Além disso, a instituição acompanha a cooperativa também na área de licenciamento e registro junto Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA).

Nenhum comentário:

Postar um comentário