Josely Portela no Congresso Internacional. |
Em Teresina, a Coordenadora do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) de Vargem Grande, Josely Portela, participa do Congresso Internacional sobre Drogas, que teve o objetivo de discutir com autoridades governamentais, lideranças, coordenadores de casas de recuperação, pesquisadores e profissionais da justiça criminal, estratégias e os desafios que se colocam a frente a fim de construir programas e politicas públicas mais eficazes de prevenção e tratamento de usuários de SPA.
“Hoje, a discussão sobre as políticas públicas sobre drogas assume mais importância. Governos e sociedade enfrentam novos desafios pela complexidade e que não se pode limitar a polarização entre legalização ou proibição”, apontou Josely.
Josely ao lado da palestrante Marisa Lobo. |
As drogas são definidas como toda substância, natural ou não, que modifica as funções normais do organismo. As substâncias psicoativas, são cada vez mais diversificadas e com efeitos mais potentes. Ao longo dos anos, a forma de consumo de drogas ilícitas também mudou o que requer uma resposta diferenciada. Portanto, é preciso estar atento, pois o consumo de substâncias atingem crianças e adolescentes, contribuindo para consequências graves no percurso de suas vidas.
Então, essa discussão sobre políticas públicas sobre drogas é ampla e complexa e deve incluir todos os agentes da sociedade. Não pode apenas envolver os governos, mas deve mobilizar os mais diversos segmentos da sociedade civil.
Somente com a compreensão de que a problemática das drogas é responsabilidade de toda a sociedade e de que não deve ficar limitada a discussão superficial, o debate sobre políticas públicas sobre drogas poderá culminar num processo que efetivamente resulte em benefícios concretos para todos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário