segunda-feira, 31 de julho de 2017

Moradores aprovam revitalização da APA do Itapiracó

Eva Arruda.
“É um espaço muito bom, uma opção de lazer para pessoas de todas as idades, das crianças até os idosos”, diz a advogada Eva Arruda, 27 anos, durante caminhada pela Área de Proteção Ambiental do Itapiracó (APA), em São Luís. 

Assim como Eva, muitos moradores aprovaram a revitalização promovida pelo Governo do Maranhão no parque, agora com novos equipamentos de esporte, lazer e cultura. As benfeitorias foram entregues pelo governador Flávio Dino à população na manhã deste sábado (29). 

Para a auxiliar pedagógica Nazaré Ewerton Jansen, 41 anos, as intervenções realizadas pelo governo transformaram a área verde em um espaço ideal para a prática de exercícios: “É a primeira vez que venho e gostei muito. Vou voltar sempre para caminhar ao ar livre, aproveitando o contato com a natureza”. 

Nazaré e Jackson.
Nazaré destaca, ainda, o policiamento presente na região: “Percebi que há bastante policiais em toda a reserva, o que é muito importante para garantir a segurança das pessoas”. 

Marido de Nazaré, Jackson Araújo está feliz pela comodidade de ter um parque próximo de casa: “O espaço está aprovado, muito bonito mesmo. Sem contar que é mais perto para a gente, que mora na Forquilha”. “Vou vir muitas vezes, para dar uma caminhada e passear com o cachorro”, diz Jackson, que tem 33 anos e é profissional de telecomunicações.

Mais uma opção de lazer

A bancária Gorete Menezes, 59 anos, mora no Cohajap e, pela proximidade, costuma fazer exercícios na avenida Litorânea. A convite de amigos, foi caminhar no Parque do Itapiracó e elogiou a estrutura. 

APA do Itapiracó.
“Gostei demais do parque, achei muito lindo. Além da área de lazer construída pelo governo, percebi que a área ambiental está bem preservada”, diz Gorete. “É muito válida a construção de espaços de preservação como esse, precisamos pensar mais no meio ambiente”, conclui. 

Colega de trabalho de Gorete, Aniceto Pereira de Lima é outro morador de bairro próximo beneficiado com a recuperação da reserva: “O espaço ficou bom, bem estruturado, útil para quem procura um local para fazer exercício físico com segurança e ao ar livre”.

“Para mim que moro relativamente perto, no Planalto Anil 2, é um estímulo a mais para as caminhadas. Vou frequentar mais vezes”, declara Aniceto, que é bancário e tem 57 anos.

Nova estrutura

Governador Flávio Dino.
Por meio de obras realizadas pela Secretaria de Estado de Infraestrutura (Sinfra), o Parque Ambiental do Itapiracó ganhou praças, campos de futebol, quadra poliesportiva coberta, parquinhos infantis, circuito de skate, além de áreas de futebol de areia e futevôlei. 

Foram construídas três praças dentro do parque: Praça do Atleta, Praça da Criança e Praça da Família. Mais 13 praças de menor porte circundam a reserva, conduzindo os visitantes para trilhas ecológicas e para a pista de cooper. O espaço ainda dispõe de calçadão, três estacionamentos com capacidade para 250 veículos e presença 24h do Batalhão de Polícia Ambiental (BPA), além de patrulha diária da polícia militar para reforço da segurança.

Área de Preservação Ambiental

O Parque Ambiental da Reserva do Itapiracó é uma Área de Preservação Ambiental (APA), reunindo variedade de espécies da fauna e da flora amazônica, além de nascentes de rio. São 322 hectares de área verde, cercados por diversos bairros da capital.

Nenhum comentário:

Postar um comentário