sexta-feira, 21 de julho de 2017

Lançamento da Agritec de Santa Luzia atrai agricultores do território do Vale do Pindaré


Olhos atentos, rostos ansiosos e o sorriso nos lábios. Essa era a expressão dos agricultores familiares no lançamento da Agritec na manhã desta quinta-feira (20) realizado no município de Santa Luzia. A expectativa dos agricultores para a chegada da Feira da Agricultura Familiar e Agrotecnologia do Maranhão era nítida. A oportunidade de participar de cursos, palestras, oficinas e de conhecer tecnologias simples e de baixo custo era a maior delas.

A Agritec do Território Vale do Pindaré será a 12ª edição da feira que tem como objetivo oferecer aos agricultores familiares capacitação e oportunidade de aumentar a renda.

De acordo com o secretário de Estado da Agricultura Familiar, Adelmo Soares, o Governo do Estado investe cada vez mais no eixo conhecimento e produção. “O Governo Flávio Dino sabe a importância e o poder do conhecimento e na agricultura familiar não é diferente. Com o conhecimento nossos agricultores familiares têm mais chances de aumentar a produção e sua renda tendo uma vida digna”, esclareceu.


“Estamos muito satisfeitos e vemos a importância e o impacto que essa Feira tem nas cidades em que já passou, lembrando que, não apenas as cidades que sediaram, mas os municípios circunvizinhos, a Agritec gera conhecimento e dá oportunidade de renda para toda a população,” pontuou a coordenadora de Assistência Técnica, representando a Agerp, Vera Costa.

Produzindo as culturas de abacaxi, melancia, feijão e macaxeira, o agricultor, Iovelton Alves, do povoado Novo Horizonte em Santa Luzia, diz que embora já tenha participado de uma Agritec, está ansioso para a edição de Santa Luzia. “Quero participar dos cursos, palestras e ainda me inteirar das tecnologias que existem para poder aplicar na minha produção”, pontuou.

O município de Santa Luzia sediará a primeira Agritec do território do Vale do Pindaré realizada pela Governo do Estado. A Agritec do território Vale do Pindaré será realizada no período de 24 a 26 de agosto no Parque de Vaquejada Mãe Luzia, na MA-119, em frente a AABB, bairro Ramal, Santa Luzia – MA.


Nos anos de 2015, 2016 e primeiro semestre de 2017, a Agritec capacitou 19.221 agricultores familiares e movimentou mais de R$ 15.702.438,33 em comercialização e em contratos com instituições financeiras. A feira já foi realizada nos municípios de São Bento, Caxias, Açailândia, Bacabal, Chapadinha, Codó, Grajaú, Viana e Zé Doca. Este ano a Agritec já foi sediada por Paraibano e Barra do Corda.

Para 2017, o Governo do Estado chegará até os municípios de Itapecuru-Mirim e Cururupu beneficiando os agricultores familiares dos territórios do Vale do Itapecuru e Baixada Ocidental.

Participaram do lançamento da feira, o secretário de Estado da Agricultura Familiar, Adelmo Soares, os adjuntos Chico Sales e Luciene Dias, , o presidente do Iterma, Raimundo Lídio, a coordenadora de Assistência Técnica, representando a Agerp, Vera Costa,  a coordenadora da feira, Marilene Bandeira, gestor da Agerp, Jefferson Fernandes e técnicos, a prefeita de Santa Luzia, França do Macaquinho, além de representantes municipais como vice-prefeito, vereadores, articuladores políticos, representantes do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais – STTR, Fetaema e instituições financeiras.

A Agritec é uma realização do governo do Estado, por meio do Sistema SAF (composto pela secretaria de Estado da Agricultura Familiar- SAF, Agência Estadual de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural- AGERP e Instituto de Colonização e Terras do Maranhão- ITERMA), juntamente com os parceiros: EMBRAPA, SEBRAE e movimentos sociais (FETAEMA, MST, ACONERUQ, MIQCB E FETRAF-MA).  

Nenhum comentário:

Postar um comentário