quinta-feira, 20 de abril de 2017

Nina Rodrigues: Gestão Municipal inicia discussão do Plano Plurianual


Por Blog do Alpanir Mesquita.

A gestão do Prefeito Rodrigues da Iara (PDT) realizou na manhã de ontem (19) uma Oficina de Planejamento Estratégico. O evento, que contou com a participação de secretários municipais, assessores de governo, vereadores, conselheiros e dirigentes sindicais, marcou o início das discussões para elaboração do Plano Plurianual (PPA) 2018-2021 a ser encaminhado à Câmara Municipal até 31 de agosto deste ano. Trata-se de um plano que reunirá todas as ações, programas e projetos da gestão municipal para os próximos 4 anos.

Nessa primeira etapa do planejamento estratégico, realizada ontem, ficaram definidas a Missão, Concepção, Meta e Estratégias para a gestão durante o período de validade do PPA, cuja base teórica principal é o plano de governo apresentado na campanha eleitoral do ano passado. Servirá ainda como subsídio para a elaboração do PPA o diagnóstico da situação administração herdada da gestão passada e o diagnóstico sócio-econômico municipal.

O Secretário de Administração e Planejamento, Zacarias Neto, que coordenou o evento, explicou que as estratégias para garantir o sucesso das políticas públicas que integrarão o PPA serão ancoradas em três pilares: articulação de parcerias com órgãos dos governos Federal e Estadual,  parlamentares federais e estaduais; com organismos privados e com a sociedade civil, de forma a assegurar à gestão acesso a recursos, programas e projetos, uma vez que o município depende demasiadamente das transferências governamentais. Neste sentido, o secretário ressaltou a importância da otimização dos recursos tecnológicos, financeiros, naturais e humanos disponíveis à gestão.

Como cronograma, ficaram já definidas as próximas etapas das discussões sobre o PPA, sendo que no final de maio será realizada mais uma oficina de planejamento, na qual cada secretaria vai apresentar o planejamento das ações, programas e projetos para compor o PPA, e no final de junho será realizada audiência pública para discutir e aprovar a versão final do documento para que seja elaborado o projeto de lei que institui o PPA juntamente com seus anexos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário