sexta-feira, 19 de dezembro de 2025

PM divulga mais informações sobre assassinato de 'Pica Pau' em Coroatá

Pica Pau.
Por Blog do Alpanir Mesquita.

O major Luís Rodrigo, comandante do 24º BPM, concedeu entrevista ao repórter Macílio Gonçalves, do Programa Canal Aberto, e deu mais detalhes sobre o homicídio que foi registrado na madrugada desta quinta-feira (18), em Coroatá. Radijaelson Vieira de Araújo, de 37 anos, vulgo 'Pica Pau', foi assassinado a tiros na Avenida Nagib Haickel por dois homens ainda não identificados (saiba mais).

Segundo o major, 'Pica Pau' já tinha passagens pelo sistema prisional do estado, inclusive por um homicídio praticado por ele anos atrás na cidade. Ele também já havia sofrido outras tentativas de homicídio, o que reforça a tese de que se trata de um crime de execução. A polícia civil dará continuidade nas investigações para elucidar o caso.


Confira a entrevista na íntegra (Assistir no YouTube):

Assembleia aprova projeto que garante isenção de IPVA para veículos de até 170 cilindradas

Assembleia Legislativa.
Cerca de 200 mil condutores maranhenses devem ser beneficiados com isenção no pagamento do Imposto Sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA). Isso porque a Assembleia Legislativa do Maranhão (Alema) aprovou na manhã desta quinta-feira (18), durante realização da sessão plenária, o Projeto de Lei n.º 570/2025, de autoria do Poder Executivo, que garante a isenção no pagamento do imposto para veículos de até 170 cilindradas.

De acordo com o Governo do Estado, autor do projeto, a proposta visa ampliar benefícios fiscais, promovendo justiça tributária aos proprietários de veículos do Maranhão, favorecendo especialmente as camadas mais vulneráveis da população. A proposta inicial previa a garantia da isenção para veículos de até 155 cilindradas. No entanto, durante a sessão plenária, os parlamentares aprovaram uma emenda apresentada pelo deputado Ariston (PSB), elevando a isenção para os veículos com potência de até 170 cilindradas, incluindo as motocicletas, o que alcançou um número maior de condutores maranhenses.

O deputado estadual Neto Evangelista (União Brasil), líder do governo da Casa, destacou a sensibilidade do governador Carlos Brandão (sem partido) com a proposta apresentada pelo deputado Ariston, garantindo o maior número de maranhenses beneficiados. “O governador, sensível que é, reuniu a equipe, entrou em contato com a presidência e liderança do governo e pediu que fosse aprovada a emenda do deputado Ariston, garantindo que motos de até 170 cilindradas tenham isenção de IPVA no Maranhão. Nós estamos falando de praticamente 60% das motos no estado, que são as motos que estão nas mãos dos trabalhadores. Parabéns a esta Casa que trabalhou para que isso pudesse acontecer com a sensibilidade do nosso governador”, destacou.

Economia

Na mensagem enviada por Carlos Brandão, o chefe do executivo estadual explicou que a medida vai contribuir diretamente para que mais pessoas adquiram motocicletas, dinamizando a economia e movimentando o mercado de consumo.

“Além disso, a medida de redução do IPVA trará benefício a ser implantado ainda este ano, com execução orçamentária garantida, conforme estudo técnico da Secretaria de Estado da Fazenda, fomentando a aquisição de motocicletas no período natalino, em que é injetado maior volume de recursos no mercado de consumo com o 13º salário, sendo os comprados estimulados pela diminuição no valor da quota-parte do imposto devido”, disse o governador.

quinta-feira, 18 de dezembro de 2025

Revelada a causa da morte de homem encontrado na Praia dos Amores em Nina Rodrigues

Eron.
Por Blog do Alpanir Mesquita.

O Titular do Blog teve acesso, com exclusividade, ao resultado do exame cadavérico de Eronilson dos Anjos Machado, de 35 anos, mais conhecido como 'Eron'. Ele foi encontrado sem vida na tarde do dia 06 de dezembro, nas águas do Rio Munim, na região da Praia dos Amores, principal ponto turístico de Nina Rodrigues (relembre).

Na época, havia uma dúvida na população do município com relação a causa da morte, principalmente para saber se 'Eron' havia sido assassinado. Até mesmo a polícia civil iniciou uma investigação. No entanto, segundo o médico legista responsável pelo exame, a vítima morreu 'por asfixia mecânica por afogamento'. 

"Foi observado a presença de líquidos (água) nas regiões dos pulmões esquerdo e direito, na traqueia e no estômago; região da cabeça sem anormalidades; região torácica e abdominal sem anormalidades; não foram encontrados sinais de violência visíveis", concluiu o médico.

Mulher sofre tentativa de feminicídio na Rua São Sebastião; autor é preso

Autor foi preso.
Um homem identificado como Leones Custódio Gomes, de 29 anos, foi preso pela polícia militar na madrugada desta quinta-feira (18), suspeito de efetuar disparos de arma de fogo contra a própria companheira, no bairro São Sebastião, em Codó.

De acordo com informações do repórter Gildo Brito, a equipe de plantão da Força Tática foi acionada após denúncia relatando que o suspeito, conhecido como “Leones”, teria atirado contra a vítima na Rua São Sebastião. Ao chegarem ao local, os policiais foram informados de que a mulher já havia sido socorrida por familiares e encaminhada ao Hospital Geral Municipal (HGM).

Diante da situação, os militares iniciaram diligências para localizar o acusado. Minutos depois, ele foi encontrado pilotando uma motocicleta. Durante a tentativa de abordagem, Leones abandonou o veículo e fugiu a pé, entrando em uma área de matagal na tentativa de se esconder, mas acabou sendo alcançado e preso pela guarnição.

Durante a fuga, o suspeito sofreu um corte no pé e precisou ser levado ao HGM, onde recebeu atendimento médico e sutura. Após os procedimentos, ele foi apresentado na delegacia de polícia civil de Caxias, onde ficou à disposição da Justiça. Ainda conforme a PM, a vítima deu entrada no hospital com dois ferimentos provocados por disparos de arma de fogo na região do abdômen. Segundo o médico plantonista, apesar da gravidade, ela não corre risco de morte.

Do Blog do Marco Silva.

PF detalha participação de Weverton nas fraudes do INSS e pediu a prisão do Senador

Weverton Rocha.
O ministro André Mendonça, do Supremo Tribunal Federal (STF), retirou nesta quinta-feira (18) o sigilo da decisão que autorizou uma nova fase da Operação Sem Desconto, que apura desvios em aposentadorias e pensões pagas pelo INSS (relembre). Conforme o documento, a Polícia Federal chegou a pedir as prisões do senador Weverton Rocha (PDT-MA) e de Adroaldo Portal, agora ex-número 2 do Ministério da Previdência Social. 

A Procuradoria-Geral da República, no entanto, se manifestou contra as prisões. Diante disso, o ministro André Mendonça autorizou somente mandados de busca e apreensão contra o senador Weverton Rocha e determinou o afastamento e a prisão domiciliar de Adroaldo Portal, que foi exonerado do Ministério da Previdência após a operação.

Esquema

Conforme a decisão de Mendonça, a investigação da PF dedica ao senador Weverton Rocha um "capítulo extenso" das apurações, "em razão da alegação de sua posição de liderança política e possível posto de comando dentro da organização criminosa estruturada por ANTÔNIO CARLOS CAMILO ANTUNES". A PF aponta que "o SENADOR WEVERTON teria se beneficiado dos valores ilícitos provenientes dos descontos associativos fraudulentos, como também teria relações próximas com os integrantes da organização criminosa investigada na 'Operação Sem Desconto'".

Ainda conforme as investigações da PF, Weverton Rocha teria atuado "como beneficiário final (“sócio oculto”) de operações financeiras estruturadas pela organização criminosa, recebendo recursos ou benefícios por meio de interpostas pessoas, alguns seus assessores parlamentares". Segundo a decisão de Mendonça, a Polícia Federal destacou, ainda, que os principais investigados pelas fraudes no INSS mantinham "vínculos estreitos" com agentes políticos, especialmente Weverton Rocha, que seria um "sustentáculo político" da operação criminosa.

Nota do senador

“O senador Weverton Rocha informa que recebeu com surpresa a busca na sua residência, com serenidade se coloca à disposição para esclarecer quaisquer dúvidas assim que tiver acesso integral a decisão”.

Do G1.

Grave acidente interdita BR-135 entre Santa Rita e Entroncamento

Local do acidente.
Por Blog do Alpanir Mesquita.

Um grave acidente registrado no início da tarde desta quinta-feira (18) na BR-135, entre o município de Santa Rita e o povoado Entroncamento, localizado na zona rural de Itapecuru-Mirim, está provocando um congestionamento quilométrico nos dois sentidos da rodovia.

Segundo apurado pelo Titular do Blog, que passou pelo local pouco antes das 16h, o sinistro de trânsito envolveu uma caminhonete, um caminhão-tanque e uma carreta, esta ficando sobre a pista e interditando o fluxo normal dos outros condutores. 

Os veículos de pequeno porte estão conseguindo passar pelo acostamento no sistema 'pare e siga', enquanto caminhões, ônibus e outros veículos de carga estão parados aguardando a retirada da carreta. Equipes da PRF e do SAMU estão no local realizando os atendimentos necessários. Não há informações de óbitos.

A qualquer momento mais informações!

Integrante do Comando Vermelho é preso na Avenida General Arthur Carvalho

Momento da prisão.
Em continuidade às ações de enfrentamento ao crime organizado, a polícia militar do Maranhão prendeu um integrante de facção criminosa ligada ao Comando Vermelho na noite desta quarta-feira (17), na Avenida General Arthur Carvalho, em São Luís. Com o suspeito, foram apreendidos uma pistola Glock calibre 9mm, grande quantidade de munições, carregadores de uso restrito e placa de colete balístico.

O armamento e os demais itens apreendidos, segundo policiais do CPAM Sul, responsáveis pela operação, seriam utilizados em ações violentas relacionadas à disputa entre facções criminosas na região da Vila Samara e áreas adjacentes, na capital maranhense.

O preso foi identificado como Milisson Melo dos Santos, de 29 anos, apontado como membro relevante do Comando Vermelho e responsável pelo armazenamento de armamento empregado em confrontos entre grupos criminosos. O suspeito foi conduzido ao Plantão do Cohatrac, onde foi apresentado à autoridade policial para a adoção dos procedimentos legais cabíveis.

'Pica Pau' é executado a tiros no centro de Coroatá

Pica Pau.
Por Blog do Alpanir Mesquita.

Um homem identificado como Radijaelson Vieira de Araújo, de 37 anos, vulgo 'Pica Pau', foi assassinado com vários disparos de arma de fogo na madrugada desta quinta-feira (18), por volta das 2h, no centro de Coroatá. As informações são do repórter Antônio Silva, do Programa Coroatá na TV.

Segundo repassado ao Titular do Blog, o homicídio foi praticado por dois indivíduos de moto, que perseguiram 'Pica Pau' ao longo da Avenida Nagib Haickel até que conseguiram alcançá-lo nas proximidades do Posto Trovão, onde efetuaram os disparos. 'Pica Pau' morreu no local antes que pudesse receber qualquer tipo de atendimento.

A polícia civil já está investigando o caso, que tem características de execução. A vítima já havia sofrido outras duas tentativas de homicídio e também acumulava algumas passagens pela polícia, inclusive por homicídio. Até o momento, os atiradores não foram identificados.


Senador Weverton é alvo de Operação da Polícia Federal

Weverton.
O senador maranhense Weverton Rocha (PDT-MA) é um dos alvos da nova fase da Operação Sem Desconto, da Polícia Federal, que investiga um esquema nacional descontos ilegais em aposentadorias e pensões do Instituto Nacional de Seguro Social (INSS). Também é alvo da operação um homem identificado como Romeu Carvalho Antunes, que foi preso. O pai de Romeu, Antônio Carlos Camilo Antunes, conhecido como "Careca do INSS", também já foi preso no mesmo esquema, em setembro.

Também foi preso Eric Fidélis, filho do ex-diretor de Benefícios do INSS, André Fidelis. O secretário-executivo do Ministério da Previdência, Aldroaldo Portal, foi afastado do cargo e teve prisão domiciliar decretada. Em abril, investigações da PF revelaram um esquema criminoso para realizar descontos irregulares de valores recebidos por aposentados e pensionistas do INSS, ocorridos no período de 2019 a 2024. Os desvios, conforme as investigações, podem chegar a R$ 6,3 bilhões.

Estão sendo cumpridos 52 mandados de busca e apreensão, 16 mandados de prisão preventiva e outras medidas cautelares, expedidos pelo Supremo Tribunal Federal, nos estados de São Paulo, Paraíba, Rio Grande do Norte, Pernambuco, Minas Gerais e Maranhão, além do Distrito Federal.

Do G1.

quarta-feira, 17 de dezembro de 2025

Receita Federal, Anatel e PM deflagram operação no Shopping da Ilha

Aparelhos apreendidos.
A Receita Federal, por meio da Divisão de Repressão ao Contrabando e Descaminho (Direp), realizou na manhã desta quarta-feira (17) uma operação para combater o comércio ilegal de eletrônicos vendidos por redes sociais. 

A ação, que teve apoio do Batalhão de Choque da Polícia Militar e da Anatel, ocorreu na torre empresarial do Shopping da Ilha. Durante a fiscalização, 15 salas comerciais foram inspecionadas e diversos produtos, como iPhones, smartphones Android, iPads e acessórios de celulares, foram apreendidos por estarem sem nota fiscal. 

Os responsáveis pelos itens apreendidos precisam apresentar a documentação fiscal para comprovar a legalidade dos produtos. Durante a operação, alguns envolvidos abandonaram bolsas com dezenas de aparelhos eletrônicos ao perceberem a fiscalização. Além disso, uma pessoa tentou fugir carregando 40 iPhones. A Receita Federal informou que não houve prisões durante a ação.

Do G1 MA.

Polícia Civil do MA prende moradora de condomínio de luxo que cultivava maconha e divulgava nas redes sociais

Material apreendido.
A polícia civil do Maranhão realizou, na manhã desta quarta-feira (17), uma operação com o objetivo de cumprir um mandado de busca e apreensão em um imóvel localizado em um condomínio de alto padrão, no bairro Parque Lagoinha, em Imperatriz. 

A ação foi desencadeada a partir de denúncias que apontavam a prática de cultivo ilegal de maconha no local. De acordo com as investigações, a moradora do imóvel estaria cultivando plantas da espécie Cannabis sativa sem autorização judicial, alegando fins medicinais. Além disso, a suspeita divulgava a prática em redes sociais, promovendo apologia ao crime.

Durante as buscas, os policiais civis localizaram diversas plantas com características semelhantes à maconha, acondicionadas em duas estufas instaladas no interior da residência. No local, também foram encontrados equipamentos próprios para o cultivo da droga, como sistemas de iluminação artificial e ventilação, utilizados para potencializar o crescimento das plantas.

Todo o material considerado ilícito foi apreendido e encaminhado para os procedimentos legais. A moradora, de 32 anos, foi conduzida à sede da Delegacia de Repressão ao Narcotráfico (DENARC), onde foram adotadas as medidas cabíveis. Em seguida, ela foi encaminhada a uma unidade prisional, onde permanecerá à disposição da Justiça.

Polícia Militar recupera moto roubada em Vargem Grande

Veículo recuperado.
Por Blog do Alpanir Mesquita.

Na manhã desta quarta-feira (17), por volta das 8h, um assalto foi registrado no povoado Caldeirões, localizado na zona rural de Vargem Grande, ocasião em que a vítima teve sua motocicleta Honda CG 150 Fan, de placa ORU-5565 e de cor vermelha, subtraída.

De imediato os policiais militares de serviço na cidade, incluindo o Esquadrão Águia e com apoio de uma empresa de rastreamento, realizaram diversas incursões e conseguiram recuperar o veículo, que estava abandonado em uma área de mata nas imediações do povoado Morro Grande, às margens da BR-222.

Justiça do Maranhão autoriza saída de 736 presos no Natal

Imagem ilustrativa.
O juiz titular da 1ª Vara de Execuções Penais da Comarca da Ilha de São Luís, Francisco Ferreira de Lima, encaminhou à Secretaria de Estado da Administração Penitenciária a lista com os nomes dos 736 apenados e apenadas beneficiados com a saída temporária do Natal de 2025. Todos foram autorizados a sair a partir das 9h do dia 23 de dezembro (terça-feira), devendo retornar aos estabelecimentos prisionais até às 18h do dia 29 de dezembro (segunda-feira). O magistrado determinou também que os diretores das unidades prisionais comuniquem à 1ª VEP, até às 12h do dia 7 de janeiro de 2026, o retorno ou não dos internos e internas e eventuais alterações.

O magistrado esclarece que os apenados e apenadas foram beneficiados com a saída temporária por preencherem os requisitos previstos nos artigos 122 e 123 da Lei nº 7.210/84 (Lei de Execução Penal) e podem sair para visita aos familiares se por outros motivos não estiverem presos. Não terá direito ao benefício o condenado que cumpre pena por praticar crime hediondo ou com violência ou grave ameaça contra pessoa (§ 2º, art.122). Os beneficiados e beneficiadas devem cumprir várias restrições como fornecer o endereço onde reside a família a ser visitada ou onde poderá ser encontrado durante o gozo do benefício; recolhimento à residência visitada, no período noturno; não frequentar festas, bares e similares; entre outras determinações.

Homicídios são registrados nos bairros Trizidela e Santo Antônio; veja vídeo

Vítimas.
Em entrevista à imprensa local, o Capitão Alysson, da polícia militar, comentou os dois homicídios registrados na última terça-feira (16) em Codó, crimes que aconteceram em bairros diferentes da cidade e mobilizaram as forças de segurança ao longo do dia.

O primeiro caso ocorreu durante a tarde, no Residencial Trizidela, onde um homem identificado como Samuel dos Santos, de 34 anos, foi morto a tiros em via pública. De acordo com informações repassadas pelo Capitão Alysson, a vítima estava retornando do trabalho quando foi surpreendida por dois indivíduos que chegaram em uma motocicleta e efetuaram vários disparos.

A PM foi acionada por moradores e, ao chegar ao local, constatou o óbito. A área foi isolada até a chegada da perícia. O capitão informou que a motivação e a autoria do crime ainda são desconhecidas e que todas as linhas de investigação estão sendo consideradas.

Jovem grávida assassinada no bairro Santo Antônio

Horas depois, já no período da noite, um segundo homicídio foi registrado no bairro Santo Antônio, onde Irane Gonçalves da Silva, uma jovem grávida de 17 anos, foi assassinada a tiros dentro da própria residência. Conforme relatado pelo Capitão Alysson, a vítima estava na porta da casa da mãe quando percebeu a aproximação de dois homens em uma motocicleta.

Ainda segundo o oficial, a jovem teria reconhecido os suspeitos e correu para dentro do imóvel na tentativa de se proteger, mas um dos criminosos desceu da moto, entrou na residência e efetuou os disparos que resultaram na morte da adolescente. Ela era companheira de Tiago Leal Costa, conhecido como “TH Morte”, foragido do sistema prisional que morreu em confronto com a PM na semana passada no município. Os dois casos foram registrados na polícia civil, que ficará responsável pela continuidade das investigações para esclarecer as circunstâncias, motivações e autoria dos homicídios.


Do Blog do Marco Silva.

Brandão anuncia pacote de medidas destinadas a mototaxistas, motofretistas e motociclistas de baixa renda

Carlos Brandão.
O governador Carlos Brandão anunciou um grande pacote de ações voltado aos trabalhadores que trafegam sobre duas rodas no Maranhão. A medida foi apresentada diretamente aos profissionais e prevê mais segurança, qualificação e geração de renda para mototaxistas, motofretistas e motociclistas de baixa renda em todo o estado.

O Governo do Maranhão vai entregar 2 mil motos zero-quilômetro destinadas a mototaxistas e motofretistas, além de 30 mil capacetes de segurança, no âmbito do Programa Avança Maranhão: Trânsito Seguro é a Gente que Faz – Eixo Formação e Capacitação de Motociclistas. Também estão previstos 2 mil coletes de identificação profissional e 1.000 mochilas de trabalho específicas para motofretistas, fortalecendo a atividade e garantindo melhores condições no dia a dia.

Por meio de edital, já lançado pelo Detran-MA, o Programa Avança Maranhão, em sua primeira edição, disponibilizará 6 mil vagas gratuitas em cursos de qualificação e formação, além da entrega de equipamentos de segurança, kits profissionais e o sorteio de 100 motocicletas zero-quilômetro destinadas a profissionais já regularizados. Segundo Brandão, a distribuição de kits vai ser benéfica em diversas frentes. "Essa é uma oportunidade para quem quer trabalhar, uma porta de entrada para o futuro. Com esse pacote, fortalecemos o trabalho de pessoas de baixa renda e ainda garantimos mais segurança no trânsito", explicou.

Para o diretor-geral do Detran-MA, Diego Rolim, o programa representa um avanço importante na valorização dos profissionais que trabalham sobre duas rodas. “Estamos unindo capacitação, equipamentos de segurança e geração de renda, com foco na redução de riscos e na promoção de um trânsito mais seguro para todos os maranhenses”, destacou.

O pacote inclui ainda a oferta de cursos gratuitos. Motociclistas de baixa renda poderão participar de curso de segurança no trânsito, requisito para receber o capacete. Já mototaxistas e motofretistas terão acesso a cursos de formação técnica específicos, exigidos para o exercício legal da atividade, ampliando a segurança e a profissionalização da categoria. Nesta primeira etapa, os sorteios e a execução do edital contemplam municípios com mais de 100 mil habitantes, totalizando inicialmente 10 cidades para o sorteio de motocicletas zero-quilômetro, além dos 72 municípios integrados ao Sistema Nacional de Trânsito, para a capacitação de motociclistas.

Segundo o governador, a medida trará benefícios para milhares de maranhenses e impacto direto na vida de milhares de trabalhadores. O objetivo é reduzir riscos, ampliar oportunidades e reconhecer a importância de quem move a economia todos os dias sobre duas rodas. As informações completas estão disponíveis no site do Detran-MA.

terça-feira, 16 de dezembro de 2025

Professora é presa com quase meio milhão de reais acusada de agiotagem no Maranhão

Dinheiro apreendido.
Nas primeiras horas da manhã desta terça-feira (16), a polícia civil do Maranhão prendeu em flagrante uma mulher, de 63 anos, suspeita de envolvimento em um esquema de agiotagem e retenção ilegal de cartões de benefícios de idosos, em Timon. A ação policial teve como objetivo inicial o cumprimento de um mandado de busca e apreensão na residência da investigada, localizada no bairro Boa Vista, com a finalidade de localizar indícios relacionados à prática criminosa.

Durante as diligências, os policiais civis apreenderam centenas de cartões bancários pertencentes às vítimas, acompanhados das respectivas senhas, além de dezenas de notas promissórias assinadas em branco. Também foi encontrada uma grande quantia em dinheiro, totalizando R$ 443.451,00 (quatrocentos e quarenta e três mil, quatrocentos e cinquenta e um reais).

Diante dos fatos, a mulher, que exerce a profissão de professora, foi autuada em flagrante e apresentada na Central de Flagrantes de Timon, onde permanecerá à disposição da Justiça. As investigações terão continuidade com o objetivo de identificar possíveis outros integrantes da associação criminosa, bem como apurar a prática de outros crimes, incluindo lavagem de dinheiro.

PM intensifica abordagens e apreende motocicletas em Vargem Grande

PM em Vargem Grande.
Por Blog do Alpanir Mesquita.

A polícia militar de Vargem Grande, juntamente com o Esquadrão Águia, está intensificando as abordagens durante este mês de dezembro, por ocasião das festividades de final do ano, visando, principalmente, coibir e reprimir a ocorrência de crimes na cidade, bem como apreender veículos com restrições e outros ilícitos, tais como, drogas e armas de fogo.
Motos apreendidas.
As ações policiais, que integram a Operação Impacto, também vão combater a prática de manobras perigosas, conhecidas popularmente como 'grau', e o uso de escapamentos adulterados (descargas cadrom), impedindo a perturbação do sossego e garantindo a ordem pública. Nesta segunda-feira (15), por exemplo, quatro motocicletas foram recolhidas.

Maranhão entra em alerta laranja para chuvas intensas e ventos fortes

Imagem ilustrativa.
O Maranhão está entre os 17 estados colocados em alerta laranja pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) devido à previsão de tempestades e chuvas intensas que podem causar estragos. O aviso é válido até esta quarta-feira, 17, e indica situação meteorológica perigosa. De acordo com o Inmet, há possibilidade de chuvas que podem chegar a 100 milímetros por dia e rajadas de vento de até 100 km/h em áreas do estado. O cenário eleva o risco de alagamentos, queda de galhos de árvores, interrupções no fornecimento de energia elétrica e descargas elétricas, exigindo atenção redobrada da população.

No Maranhão, a recomendação é que moradores acompanhem os boletins meteorológicos e adotem medidas preventivas, especialmente em regiões historicamente mais vulneráveis a alagamentos e ventos intensos. A defesa civil orienta que, em caso de ventos fortes, as pessoas evitem transitar ou se abrigar próximo a árvores, placas, muros e postes de energia. Se os ventos se intensificarem, a indicação é buscar abrigo em locais seguros, longe de objetos que possam ser arremessados.

Em situações de chuva intensa com alagamentos é recomendável não atravessar ruas alagadas nem pontes e pontilhões submersos, devido ao risco de arrastamento e acidentes. Também é recomendado evitar atividades de navegação, pesca, esportes marítimos e banho de mar, além de caminhadas ou pedaladas na orla quando houver ondas atingindo a ciclovia.

Além do Maranhão, o alerta laranja atinge os estados da Bahia, Distrito Federal, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, São Paulo, Tocantins, Amazonas, Espírito Santo, Pará, Paraná, Rondônia e Santa Catarina. O Inmet reforça que o alerta laranja significa a necessidade de vigilância, com a população devendo se informar regularmente sobre as condições do tempo e seguir as orientações.

De O Informante/Jornal Pequeno.

Iracema Vale recebe instituições em reunião de agradecimento pela defesa e proteção das mulheres

Encontro na Assembleia.
A presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão, deputada Iracema Vale (PSB), recebeu, nesta segunda-feira (15), representantes de instituições que atuam diretamente na defesa, proteção e garantia dos direitos das mulheres. A reunião teve como objetivo, além de agradecer o trabalho desenvolvido por esses órgãos no estado, discutir novas sugestões e estratégias para o combate ao feminicídio em 2026.

Durante o encontro, a presidente Iracema destacou a importância da atuação integrada entre os órgãos, ressaltando que a união institucional é essencial para garantir acolhimento, justiça e proteção às mulheres. “Esse é um momento de agradecimento às instituições que fizeram e seguem fazendo um excelente trabalho em prol das mulheres maranhenses. Que no próximo ano possamos continuar juntos, fortalecendo essa parceria e batalhando cada vez mais pela causa feminina”.

Estiveram presentes representantes do Ministério Público, Defensoria Pública, Tribunal de Justiça, Casa da Mulher, Patrulha Maria da Penha e do Conselho Estadual da Mulher, instituições fundamentais na construção de políticas públicas e ações que salvam vidas e asseguram direitos. De acordo com o Mapa da Segurança Pública, o Maranhão registrou 47 feminicídios em 2023, número menor que o de 2022. Apesar da queda, o dado segue alarmante. Já entre janeiro e setembro de 2025, a base de dados da Secretaria de Segurança Pública do Maranhão (SSP/MA) contabilizou 49 registros, evidenciando que a violência contra a mulher continua sendo um problema grave no estado.

No âmbito do sistema de Justiça, os números também refletem o esforço institucional no enfrentamento à violência doméstica. Até 30 de junho de 2025, a Justiça do Maranhão concedeu 13.004 medidas protetivas de urgência, com tempo médio de resposta de apenas dois dias, metade do tempo médio nacional, que é de quatro dias. Além disso, a Justiça de 1ª Instância do estado já realizou 5.883 julgamentos de casos de feminicídio e 291.556 processos de violência doméstica, segundo dados do Painel da Violência Doméstica do Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA).

A reunião tem como principal objetivo o compromisso coletivo de seguir fortalecendo parcerias, ampliando ações e consolidando uma rede cada vez mais humana, eficiente e presente na vida das mulheres. Também participaram os deputados estaduais Florêncio Neto (PSB); Ana do Gás (PCdoB); Helena Dualibe (PP) e Daniella (PSB).

Brandão anuncia redução da tarifa do transporte alternativo

Carlos Brandão.
O Governo do Maranhão lançou, nesta segunda-feira (15), o Programa Transporte Para Todos, durante ato no Terminal Rodoviário de São Luís, no bairro Santo Antônio. O programa consiste em um subsídio direcionado a trabalhadores e operadores de vans e microônibus que impactará na redução da tarifa do transporte alternativo, de R$ 5,00 para R$ 4,20. A gestão estadual pagará um subsídio de R$ 0,91 por quilômetro rodado e a estimativa é que sejam investidos R$ 1,3 milhões por mês.

O governador Carlos Brandão explicou que o programa também incentiva a regularização do transporte alternativo, uma vez que para ter acesso ao subsídio é necessário estar com o cadastro regularizado junto à Agência Estadual de Mobilidade Urbana e Serviços Públicos (MOB). De forma gradual, o programa será iniciado na Grande Ilha e depois na cidade de Imperatriz.

“Em primeiro lugar, as vans e micro-ônibus têm que estar cadastradas e regularizadas junto à MOB. Nós vamos pagar R$ 0,91 por quilômetro rodado para cada um desses veículos. O programa contemplará os donos de vans e de micro-ônibus na região da Grande Ilha e, também, o usuário. O preço da passagem vai baixar de R$ 5,00 para R$ 4,20, uma economia de R$ 0,80. Isso vai melhorar a renda das pessoas. É uma grande conquista, acima de tudo, para o consumidor”, informou o governador.

Para o presidente das Cooperativas da Grande Ilha pela Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB), Michel Pinho, a iniciativa da gestão estadual representa o reconhecimento do trabalho desempenhado pelos profissionais do transporte alternativo, que há mais de três décadas lutam por melhores condições de trabalho.

“Quero agradecer de coração ao governo estadual pelos atos que estão fazendo para melhoria do transporte alternativo, não somente na Grande Ilha, mas também em todo o estado. Estamos muito alegres com a notícia do subsídio para o transporte alternativo, estamos lutando há mais de 32 anos e o atual governo tem olhado para o transporte alternativo e lutado por cada um de nós, não somente na Grande Ilha, como na Baixada Maranhense e nas BRs”, destacou Michel Pinho.

Segundo o presidente da Cooperativa de Turismo e Transporte Alternativo de São José de Ribamar (Coottamar), Warmiston de Sousa Aick, o apoio da gestão estadual é essencial para a melhoria das condições de trabalho e transporte dos passageiros. “Essa iniciativa é de grande importância para o transporte alternativo. Só temos a agradecer por essa atenção e entendimento que o governo está tendo com o transporte alternativo da Grande Ilha e de todo o Maranhão. O governo, através da MOB, está dando esse incentivo e isso nos faz organizar em relação ao transporte”, frisou.

segunda-feira, 15 de dezembro de 2025

Polícia Federal prende empresários com R$ 1 milhão em São Luís

Dinheiro apreendido.
Nesta segunda-feira (15), a Polícia Federal apreendeu R$ 1.000.000,00 em espécie, em posse de duas pessoas, após a realização de saque provisionado numa agência bancária localizada em São Luís. Durante as diligências, verificou-se que os envolvidos eram sócios de uma empresa de engenharia que mantém contratos milionários tanto com o Governo do Estado do Maranhão quanto com o Município de São Luís, alguns deles envolvendo verbas federais.

Diante da coleta de indícios de ocultação da origem ilícita dos recursos, os suspeitos foram conduzidos à Superintendência de Polícia Federal do Maranhão, onde prestaram declarações. Os valores em espécie e os dispositivos eletrônicos apreendidos serão encaminhados para análise pericial e rastreamento financeiro, com o objetivo de identificar eventuais desvios de recursos públicos.

Envolvidos na morte de policial militar no Pará são presos na Cidade Operária

Dupla presa.
Na manhã desta segunda-feira (15), a polícia civil do Maranhão, em apoio a polícia civil do Pará, realizou, em São Luís, uma ação intitulada de “Operação Última Vigília”, que resultou no cumprimento de dois mandados de prisão contra duas pessoas, um homem e uma mulher, investigados por participação na morte de um policial militar ocorrido no Pará.

Com base na investigação, no dia 26 de maio deste ano, o cabo Lucas da Silva Monteiro, acompanhado de outro policial, estava em uma viatura realizando um trabalho de abordagem no bairro Florestal, situado no município de Santa Izabel do Pará, quando os ocupantes de um veículo abriram fogo contra os agentes, sem dar chance de reação. O cabo não resistiu aos ferimentos e veio a óbito.

Após a troca de informações precisas entre as polícias civis dos dois estados, equipes da Superintendência Estadual de Investigações Criminais (SEIC) e do Grupo de Resposta Tática (GRT), conseguiram localizar e prender os alvos no bairro Cidade Operária, em São Luís. Os presos foram apresentados na delegacia para serem tomadas as medidas cabíveis, sendo posteriormente encaminhados para unidades prisionais da capital, onde devem ficar à disposição do Poder Judiciário.

Ponte sobre Rio Itapecuru volta apresentar riscos e preocupa moradores de Coroatá

Ponte em Coroatá.
Por Blog do Alpanir Mesquita.

Os moradores de Coroatá voltaram a demonstrar preocupação com a ponte sobre o rio Itapecuru, que divide o centro da cidade com o bairro Trizidela, além de interligar Vargem Grande e toda região do Baixo Parnaíba com a região dos Cocais. Em 2021, após apresentar problemas graves, a estrutura chegou a ser interditada (relembre).

Agora, quatro anos depois, vídeos compartilhados nas redes sociais chamaram novamente a atenção das autoridades do município, resultando, inclusive, em uma vistoria com integrantes da secretaria de Estado de Infraestrutura, prefeitura, vereadores, bombeiros e defesa civil. Entre as primeiras medidas adotadas, está a retirada do semáforo instalado na MA-020, na saída da ponte sentido centro. 


O Programa Canal Aberto trouxe todas informações:

Ar-condicionado provoca incêndio em apartamento na área nobre de São Luís

Apartamento ficou destruído.
O incêndio registrado na noite deste domingo (14), em um apartamento no edifício Porto Madero, na região da Ponta do Farol, área nobre de São Luís, teria sido provocado por um problema no ar-condicionado. A informação foi confirmada pelo Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão, que atendeu a ocorrência. Segundo os bombeiros, o fogo começou na suíte principal do apartamento 1203, localizado no 12º andar do prédio. As chamas se espalharam rapidamente e o imóvel ficou praticamente todo destruído.

O morador relatou à equipe de resgate que tentou conter o incêndio com o uso de um extintor, mas não conseguiu controlar o fogo. Em seguida, ele deixou o local. O Corpo de Bombeiros informou que não há registro de feridos e que não foi confirmado se havia outras pessoas no apartamento no momento do incêndio. Duas equipes foram mobilizadas para o combate às chamas. Os militares utilizaram mangueiras conectadas ao sistema de recalque do condomínio, com apoio do Auto Bomba Tanque (ABT) e do ABTS-02. O incêndio foi controlado com sucesso e o trabalho de rescaldo também foi realizado.

De acordo com os bombeiros, devido aos danos causados pelo fogo, ainda não é possível avaliar se houve comprometimento da estrutura do apartamento. A Defesa Civil deve ser acionada para realizar uma vistoria técnica no edifício e verificar as condições de segurança do local. As causas exatas do problema no equipamento ainda serão apuradas.


Veja o momento do incêndio no Instagram do Blog do Alpanir Mesquita:

Do Portal Difusora News. 

Homem é preso com arma de fogo após quebrar medida protetiva em Vargem Grande

Material apreendido.
Por Blog do Alpanir Mesquita.

A polícia militar prendeu, na noite deste domingo (14), por volta das 20h30, um homem identificado como Raimundo Nonato Ferreira Lima, de 23 anos, por quebra de medida protetiva no contexto de violência doméstica em Vargem Grande. A prisão foi efetuada em um clube localizado no bairro São Miguel.

Segundo informações apuradas pelo Titular do Blog, a ocorrência teve início ainda pela manhã, quando o indivíduo foi até a residência de sua ex-companheira e passou a agredi-la física e verbalmente. A vítima conseguiu fugir e se escondeu na casa de uma vizinha.

Não satisfeito, a noite ele foi até o local de trabalho da mulher, momento em que ela se escondeu e acionou à polícia. Os policiais, ao chegarem, notaram que o agressor também portava uma arma de fogo calibre 32 municiada. Ele foi apresentado na delegacia regional de Itapecuru-Mirim para que fossem tomadas as medidas cabíveis.

domingo, 14 de dezembro de 2025

VÍDEO: Homem é preso após matar atual companheiro da sua ex no Maranhão

Veículo usado no crime.
A polícia civil do Maranhão realizou uma operação nesta semana que resultou no cumprimento de um mandado de prisão temporária e outro de busca e apreensão contra um homem, apontado pelas investigações como o principal suspeito de cometer os crimes de tentativa de feminicídio e homicídio consumado em São Domingos do Maranhão.

Segundo a investigação, os crimes ocorreram no dia 20 de setembro deste ano, entre os povoados Atraqueira e Baixão Grande. Conforme o inquérito policial, o investigado, inconformado com o fim do relacionamento, teria atropelado sua ex-companheira e o então namorado dela. Após o primeiro impacto, ele ainda teria dado marcha a ré para atropelar novamente o homem, que não resistiu aos ferimentos e morreu no local. A mulher, gravemente ferida, foi socorrida e encaminhada com urgência a uma unidade hospitalar em Presidente Dutra, onde passou por procedimentos cirúrgicos.

Além do cumprimento da prisão do principal investigado, os agentes também prenderam em flagrante o pai dele pelo crime de posse ilegal de arma de fogo, após a apreensão de duas armas em sua residência. O veículo utilizado para atropelar as vítimas também foi apreendido. Pai e filho foram apresentados na delegacia para serem tomadas as medidas cabíveis.

Mais informações na reportagem de Junior Pereira, para a TV Cidade:


Carla Zambelli renuncia ao mandato de deputada federal

Zambelli foi eleita pelo PL de Bolsonaro.
A deputada federal Carla Zambelli (PL-SP) entregou à Câmara dos Deputados uma carta renunciando ao cargo neste domingo (14). Zambelli está presa na Itália. A informação foi divulgada pela assessoria da presidência da Casa. "A Câmara dos Deputados informa que a Deputada Carla Zambelli (PL/SP) comunicou à Secretaria-Geral da Mesa a sua renúncia ao mandato parlamentar na data de hoje", afirma o texto.

Com a renúncia de Zambelli ao cargo, quem assume agora será o suplente do Partido Liberal de São Paulo que recebeu mais votos, Adilson Barroso. Em sua carta de renúncia, Zambelli afirmou que ter sido perseguida e que sua "história pública não foi forjada". "Afirmo: a verdade foi dita, a história foi escrita e a minha consciência permanece livre", concluiu a ex-deputada. O pedido de renúncia em nada afeta as condenações das quais Zambelli foi sentenciada. Assim, por mais que a defesa possa ter tentado "proteger" os direitos políticos da deputada para que ela não fique inelegível, as condenações foram concluídas e já preveem o fim da possibilidade dela de se tornar elegível.

Condenação de Zambelli

A cassação seria uma consequência da condenação da deputada pelo Supremo Tribunal Federal (STF) por ter comandado uma invasão a sistemas do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). A sentença, de 10 anos de prisão, se tornou definitiva e sem possibilidade de recurso em junho. A condenação de Zambelli pela Primeira Turma do STF se deu por unanimidade em maio. Os ministros acataram os argumentos da Procuradoria-Geral da República (PGR) de que Zambelli atuou em parceria com o hacker Walter Delgatti Neto para inserir documentos falsos na base de dados do CNJ – incluindo um suposto mandado de prisão contra o ministro Alexandre de Moraes. Na decisão, o STF determinou a perda de mandato, o que deveria ocorrer de forma automática. No entanto, a Câmara contrariou essa decisão ao rejeitar o pedido de cassação da deputada.

Quem é Adilson Barroso?

Natural de Minas Gerais, Adilson Barroso é filiado ao Partido Liberal (PL) de São Paulo. Barroso é suplente da bancada do PL e já exerceu mandato parlamentar em ocasiões anteriores durante a atual legislatura. Barroso é o primeiro suplente do estado pelo PL por ter conseguido mais de 62 mil votos no pleito. Nas redes sociais, Adilson se apresenta como “bolsonarista de Direita, conservador, Patriota, amigo do Pres. Jair Bolsonaro, Michele Bolsonaro, Nikolas Ferreira”. O parlamentar exerceu o mandato na vaga de Guilherme Derrite (PP-SP) entre 2023 e 2025. Derrite havia se licenciado para assumir a Secretaria de Segurança Pública de São Paulo, mas retomou o cargo no fim de novembro. Com o retorno, Barroso voltou à condição de suplente.

Do G1.

Veja a programação completa do aniversário de 64 anos de Nina Rodrigues

Aniversário de Nina Rodrigues.
Por Blog do Alpanir Mesquita.

O prefeito de Nina Rodrigues Jones Braga divulgou, por meio de suas redes sociais, a programação completa do aniversário de 64 anos de emancipação política do município. A agenda oficial abrange quatro dias e inclui inaugurações, shows, cultos e missas.

Confira:

26 de dezembro - culto em ação de graças com o pastor e cantor Silvan Santos;
28 de dezembro - shows dos cantores Wanderley Andrade, Júlio Nascimento, Lindomar Lins e bandas locais;
29 de dezembro - shows do cantor Luan Costa e da banda Brasas do Forró;
30 de dezembro - missa em ação de graças, inaugurações da UBS Dr. José Martins e do Centro Especializado em Reabilitação e shows dos cantores Bruno Shinoda e Thales Play.

Não perca!

'Tarzan' é preso pela Força Tática em Itapecuru-Mirim

Material apreendido.
Por Blog do Alpanir Mesquita.

Um indivíduo conhecido pela alcunha de 'Tarzan' foi preso por policiais militares da Força Tática na manhã deste sábado (13), por volta das 10h30, no bairro Rodoviária, em Itapecuru-Mirim.

Segundo informações apuradas pelo Titular do Blog, 'Tarzan' estava sendo procurado desde a noite anterior após efetuar disparos de arma de fogo nas imediações da Praça do Farol. Em sua residência, localizada na Rua Patrício Araújo, os policiais encontraram duas armas de fogo, ambas de fabricação artesanal calibres 20 e 38, e munições.

Desta forma, 'Tarzan' foi apresentado na delegacia regional, sem lesões corporais, juntamente com todo material apreendido, onde foi autuado em flagrante delito pelo crime de posse ilegal de arma de fogo.

Lula e Janja visitam Roseana Sarney durante tratamento contra câncer

Lula e Janja com Roseana.
Internada no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, a deputada federal Roseana Sarney (MDB) recebeu, neste sábado (13), a visita do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e da primeira-dama, Rosângela Lula da Silva, a Janja. A parlamentar está em tratamento contra um câncer de mama triplo negativo, diagnóstico tornado público em agosto deste ano.

O encontro ocorreu de forma reservada e foi marcado por manifestações de solidariedade, carinho e confiança na recuperação da ex-governadora do Maranhão. A presença do presidente e da primeira-dama reforçou o apoio público que tem acompanhado Roseana ao longo do tratamento.

A deputada foi internada no início de dezembro após apresentar um quadro de baixa imunidade. À época, ela informou, por meio das redes sociais, que se sentia bem e que havia iniciado acompanhamento médico com a equipe do hospital, referência nacional em tratamentos de alta complexidade.

Com trajetória consolidada na política brasileira, Roseana é deputada federal pelo MDB do Maranhão e entrou para a história ao se tornar a primeira mulher eleita governadora de um estado no país. Filha do ex-presidente José Sarney, ela governou o Maranhão por quatro mandatos, foi senadora da República e exerceu funções de liderança no Congresso Nacional.

Do Correio Braziliense.