domingo, 19 de setembro de 2021

Vulcão que pode causar tsunami em São Luís entra em erupção nas Ilhas Canárias

Vulcão em errupção.
Um vulcão entrou em erupção neste domingo (19) em La Palma, uma das ilhas do arquipélago espanhol Ilhas Canárias, lançando uma nuvem de fumaça e cinzas a partir do parque nacional Cumbre Vieja, no sul da ilha.

As autoridades já haviam começado a retirar os moradores enfermos e alguns animais de aldeias vizinhas antes da erupção, que ocorreu em Cabeza de Vaca, em El Paso, às 15h15 do horário local (11h15 no horário de Brasília), de acordo com o governo das Ilhas Canárias.

Antes da erupção, os cientistas registraram uma série de terremotos de magnitude 3,8 no parque nacional, de acordo com o Instituto Geográfico Nacional Espanhol (ING). Logo após a erupção, o governo local pediu aos moradores que "tenham extrema cautela" e fiquem longe da área e das estradas.

A televisão espanhola mostrou fontes de lava sendo lançadas, e nuvens de fumaça podiam ser vistas do outro lado da ilha. Enormes plumas vermelhas cobertas com fumaça preta e branca dispararam ao longo da crista vulcânica. Um fluxo de lava negra com a ponta em chamas deslizava em direção a algumas casas na vila de El Paso.

O Vulcão ganhou destaque no Brasil, na semana passada, por, em caso de erupção explosiva, provocaria deslizamentos e tsunamis com força suficiente para chegar aos litorais do Norte e Nordeste brasileiro, inclusive São Luís (saiba mais), porém o risco desse cenário acontecer é mínimo. O mesmo vulcão já entrou em erupção outas vezes e nunca provou um tsunami.

Do G1 MA e Portal MA10.

Um comentário:

  1. Nos temos um vulcão a k vg , chama se iluminação pública, muito caro a taxa, k passa despercebido pelo os usuários...

    ResponderExcluir