Vulcão em errupção. |
As autoridades já haviam começado a retirar os moradores enfermos e alguns animais de aldeias vizinhas antes da erupção, que ocorreu em Cabeza de Vaca, em El Paso, às 15h15 do horário local (11h15 no horário de Brasília), de acordo com o governo das Ilhas Canárias.
Antes da erupção, os cientistas registraram uma série de terremotos de magnitude 3,8 no parque nacional, de acordo com o Instituto Geográfico Nacional Espanhol (ING). Logo após a erupção, o governo local pediu aos moradores que "tenham extrema cautela" e fiquem longe da área e das estradas.
A televisão espanhola mostrou fontes de lava sendo lançadas, e nuvens de fumaça podiam ser vistas do outro lado da ilha. Enormes plumas vermelhas cobertas com fumaça preta e branca dispararam ao longo da crista vulcânica. Um fluxo de lava negra com a ponta em chamas deslizava em direção a algumas casas na vila de El Paso.
O Vulcão ganhou destaque no Brasil, na semana passada, por, em caso de erupção explosiva, provocaria deslizamentos e tsunamis com força suficiente para chegar aos litorais do Norte e Nordeste brasileiro, inclusive São Luís (saiba mais), porém o risco desse cenário acontecer é mínimo. O mesmo vulcão já entrou em erupção outas vezes e nunca provou um tsunami.
Do G1 MA e Portal MA10.
Nos temos um vulcão a k vg , chama se iluminação pública, muito caro a taxa, k passa despercebido pelo os usuários...
ResponderExcluir