domingo, 3 de setembro de 2017

São Luís 405 anos: Entregues Praça do Foguete e obra de despoluição da Lagoa

Segunda etapa de urbanização da Praça da Lagoa foi entregue
na tarde de sábado em ritmo de festa.
Uma tarde festiva, com atrações culturais e esportivas, foi realizada na tarde deste sábado (2), na Praça da Lagoa, para marcar mais uma das importantes inaugurações promovidas pelo Governo do Maranhão, em alusão aos 405 anos de São Luís. No local, o governador Flávio Dino entregou um novo espaço público, a praça que abriga o brinquedo Foguete; obras de asfaltamento e sinalização do Mais Asfalto, e a histórica intervenção do Mais Saneamento que retirou mais de 70 pontos de lançamento de esgoto in natura do ambiente.

Além de secretários, autoridades e parlamentares, o prefeito Edivaldo Holanda Junior e a população de São Luís também participaram das festividades, momento em que também ocorreu a assinatura de ordem de serviço para realização de drenagem profunda no entorno da Praça. 

“Só se é cidadão pleno em espaços públicos. Se a cidade só é boa para quem pode pagar, ela não é uma cidade cidadã. A cidade cidadã pressupõe bens e espaços públicos para todos, e nós estamos mostrando isso aqui na prática”, declarou Flávio Dino sobre a entrega, que é a terceira praça inaugurada nos últimos dias. Além da Odorico Mendes, localizada na Rua Rio Branco e que foi totalmente reformada, as obras de urbanização realizadas nas Vilas Gorete e Veleiros, levaram saneamento, a praça Maria Firmina dos Reis, uma quadra e um novo prédio do Conselho Tutelar, mudando a vida da comunidade. 

Foguete

'Foguete' de 10 metros é nova atração da Lagoa da Jansen.
Foto: Erly Silva.
Na Praça da Lagoa, que também ganhou um novo letreiro de São Luís, a obra de ampliação do espaço conta com o ‘Foguete’, brinquedo de 10 metros de altura e 25 metros de extensão que teve fila de espera e promete ser um novo ponto turístico de São Luís.  As obras foram realizadas pela Secretaria de Estado de Infraestrutura (Sinfra) e agradaram quem correu para ser o primeiro a utilizá-lo.  

Juntamente com a recuperação da Concha Acústica, a ampliação da Praça da Lagoa, o recapeamento asfáltico e a sinalização representaram um investimento de R$ 6 milhões do 
Governo do Estado para a criação do Complexo de Lazer do Parque Estadual da Lagoa, que agora tem o Foguete como mais um brinquedo público que estará disponível 24h para a população. 

Despoluição

Governador assinou ordem de serviço para realização
de drenagem profunda no entorno da Praça.
Com as obras realizadas pela Companhia de Saneamento Ambiental do Maranhão (Caema) foram retirados 70 pontos de lançamento de esgoto in natura. Os dejetos agora são interceptados e recolhidos pela rede construída, que, com emissários, rede coletora e duas novas estações elevatórias, direciona o fluxo para a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) do Jaracati. 

Para se ter ideia do impacto das construções serão 100 litros por segundo de esgoto a menos despejados na Lagoa. “Nós vamos continuar, porque nós conseguimos cumprir a primeira grande etapa com vitória, que é retirar os pontos que despejavam esgoto diariamente “, explicou Flávio Dino.  

Sobre a continuidade do trabalho de despoluição, o governador informou que será complementado pela recuperação da estrutura que permite a oxigenação das águas, a partir da comunicação com o mar. 

“Agora que nós conseguimos eliminar esse ciclo de contaminação e alimentação de esgoto na lagoa, vem a outra etapa, que é a recuperação da infraestrutura que nós estamos concluindo. Ela faz a ligação da lagoa com o mar, o que vai permitir que a barragem volte a funcionar, inclusive evitando uma tragédia, porque da forma como nós a encontramos, a 
barragem corria o risco de desabamento”.

A obra de construção de uma nova barragem está sendo realizada pela Sinfra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário