segunda-feira, 18 de setembro de 2017

Governo incentiva campanha de doação de órgãos no Maranhão

Árvore da Esperança estimulou colaboradores e visitantes a sinalizarem
interesse em doar órgãos.
No mês dedicado à campanha nacional de incentivo a doação de órgãos, tecidos e córnea, o Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES), intensificou a realização de palestras e ações educativas para elevar o número de doadores de órgãos no estado. 

No Hospital Dr. Carlos Macieira (HCM), ações educativas fazem parte do dia a dia da unidade. Com o Dia D de Sensibilização ao Setembro Verde, na última quarta-feira (13), a Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante (CIHDOTT) do HCM reuniu profissionais de várias áreas para o circuito de palestras. 

A palestra ‘Como lidar com a morte enquanto profissional de saúde’ foi ministrada pelo psicólogo da Central de Transplantes do Maranhão, Eudes Oliveira de Alencar e ‘Banco de Olhos: Reflexo das Notificações’ foi conduzida pela enfermeira Loutegards Carvalho Pereira, do Banco de Olhos do Hospital Universitário da Universidade Federal do Maranhão (HU-UFMA). Também houve apresentação do Coro Terapêutico da Fundação Antônio Dino, com a regência do maestro Vilcimar Garcez. 

A nova sede da Central Estadual de Captação e Doação de Órgãos foi entregue na segunda-feira (11) pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da saúde (SES). A central, que antes funcionava no Hospital Universitário da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), agora está localizada no Hospital Dr. Carlos Macieira. Com a reestruturação, a central passa a ser de responsabilidade do poder público estadual. 

Setembro Verde 

Segundo a enfermeira Luiza Nóvoa, da CIHDOTT do HCM, o balanço das ações do Setembro Verde foi positivo. “Os colaboradores, inclusive da área administrativa, conhecem o trabalho desenvolvido na área de doação no hospital e apoiam o processo. A equipe se sente envolvida na causa, propagando a ideia com facilidade. E com a campanha, multiplicamos o número de pessoas que querem ser doadoras, além de termos ganhado multiplicadores da informação”, contou.   

Árvore da Esperança

Durante a última semana, em uma das entradas do Carlos Macieira, a equipe do hospital ‘plantou’ a Árvore da Esperança. Nela, colaboradores e visitantes sinalizaram o interesse em serem doadores com a inclusão do nome em uma das folhas da árvore. 

“A ação é simbólica e chama atenção para a causa. As pessoas passam a entender melhor como funciona a doação e que ela tem o poder real de salvar vidas”, disse Luiza Nóvoa, que destacou também o apoio de estudantes de enfermagem como multiplicadores da ação.

Para ser doador

Para ser doador no Brasil só é necessário avisar à família. Quando a pessoa não avisa, a família costuma ficar em dúvida e a doação de órgãos e tecidos só acontece após a autorização familiar. No caso do doador vivo, qualquer pessoa saudável que concorde com a doação de rim ou medula óssea e, ocasionalmente, com o transplante de parte do fígado ou do pulmão para um de seus familiares é uma potencial doadora. Para doadores não parentes, há necessidade de autorização judicial.

Nenhum comentário:

Postar um comentário