segunda-feira, 25 de setembro de 2017

Fábio Braga pede urgência ao governo na conclusão do Hospital Regional e do Centro de Hemodiálise de Chapadinha

Deputado Fábio Braga.
O deputado Fábio Braga – SD, voltou à tribuna da Assembleia nessa quinta-feira, 21, para falar sobre suas andanças pelo interior do Maranhão e contar das conversas que vem tendo com os mais variados grupos sociais, ouvindo sugestões e queixas sobre o que mais inquieta as comunidades onde vivem e, com base nisso, tem procurado ajudar no encaminhamento ou no equacionamento de algumas dessas questões, como tem acompanhado o trabalho que o governo do estado e as prefeituras desenvolvem em prol das comunidades.

Há poucos dias, na sua passagem por Balsas - disse o parlamentar, viu o crescimento da cidade e a importância que tem o agronegócio dentro do processo. Constatou a satisfação do povo pela recente inauguração do Hospital Macrorregional feita pelo governo do estado, em atendimento a um sonho que era acalentado há tempo pela população da cidade e do entorno, tal a importância que Balsas desempenha no contexto da região sul do estado, não apenas em relação à economia ou a educação, mas, principalmente em relação a saúde.

O parlamentar disse, também, que a ação do governo nessa área alcançou outros municípios, como Pinheiro, na baixada, que em 2015 teve seu Macrorregional entregue à população e que desde então vem desempenhando um importante papel.

Em 2016 foi a vez de Caxias inaugurar sua unidade Macrorregional, possibilitando que depois disso, houvesse um aumento na oferta de consultas, de cirurgias e uma melhoria considerável na qualidade do atendimento. Ainda em 2016, Santa Inês, Imperatriz e Bacabal, receberam do governador suas unidades de saúde, melhorando, também, os serviços médico-hospitalares oferecidos à população.

Fábio Braga, entretanto, disse que já no caso de Chapadinha, havia necessidade de um esforço maior de todos nós, para que o hospital regional fosse concluído. Isso porque, cada vez que ele vai à cidade, o que ocorre com frequência, é sempre cobrado pela população e pelo prefeito, para que ajude o governo no esforço que desenvolve para finalizar as obras que foram inclusive iniciadas na gestão anterior, mas que, concluí-las “é um compromisso assumido pelo governador Flávio Dino junto à população e que temos certeza será cumprido, porque o caso da UPA foi semelhante:  ela iniciou-se na gestão passada e foi concluída e entregue à população poucos meses atrás” - justificou.

O deputado ressaltou que na sua última passagem pela cidade, esteve com várias lideranças, como o ex-prefeito Isaías Fortes, quando conversaram sobre diversos temas de interesse da cidade, mas, principalmente, sobre a importância do Hospital Regional no contexto em que ela se coloca dentro do Baixo Parnaíba, já que é referência em saúde, educação – inclusive superior -  comércio, serviços, mas é referência, sobretudo, no agronegócio, uma atividade que vem transformando de forma crescente seu perfil socioeconômico e da região e por isso mesmo cobra melhorias na sua infraestrutura social, até mesmo como forma de atrair novos investimentos.

Fábio Braga abordou, também, uma questão crucial no âmbito da saúde que é o tratamento das pessoas que precisam fazer sessões de hemodiálise. Sobre esse assunto ele chamou a atenção para a necessidade de se concluir as obras da unidade de Chapadinha, porque “a vida dessas pessoas é uma verdadeira maratona de sofrimento em razão dos deslocamentos cansativos que precisam fazer duas e até três vezes por semana” - disse.

Lembrou que “essa questão da hemodiálise, vinha sendo mostrada nos noticiários nacionais onde eram comoventes as dificuldades enfrentadas pelas pessoas mais carentes aqui mesmo no Baixo Parnaíba e do Itapecuru, de onde elas partem desde as cidades de Araioses, Brejo,  São Bernardo, Santa Quitéria, Magalhães de Almeida, Santana, Anapurus, em direção a São Luís, viajando em vans ou carros alugados pelas prefeituras, para que façam hemodiálise na capital e em seguida retornem às suas cidades, numa maratona longa e desumana” - disse.

Fábio Braga concluiu mostrando a imperiosa necessidade de “lutarmos para a conclusão das obras do centro de hemodiálise de Chapadinha, que afinal é um objetivo que vem sendo perseguido por mim, e por diversos outros parlamentares da Casa que lutam por essa região” - finalizou o deputado confiante.

Um comentário:

  1. Sofrimento e descaso por parte das altridades competentes com quem precisa fazer hemodiálise três vezes por semana.principalmete em vargem grande.

    ResponderExcluir