sexta-feira, 15 de setembro de 2017

DNIT começa reparo em buraco na Ponte do Estreito dos Mosquitos

Buraco que causava transtorno na Ponte Marcelino Machado.
Um buraco em cima da Ponte Marcelino Machado, que dá acesso à Ilha de São Luís, estava dando dor de cabeça a muitos usuários que se dirigiam para a capital maranhense. O buraco se formou a partir da degradação do concreto sobre a ponte, tornando-se perigoso por conta dos ferros à mostra, que furavam pneus, e dos "beiços" contundentes, que chegaram a rasgar pneu e a empenar aro de roda de veículo. O momento crítico foi na volta do feriado, por conta do grande fluxo, quando facilmente se viam dois ou três automóveis trocando pneu no local. 

Reparo 

O DNIT e a PRF se reuniram para traçar a melhor estratégia para o conserto, vez que em razão do local ser perigoso, por ser em declive, um remendo sobre concreto é diferente de um tapa buraco no asfalto. E a questão mais importante era exatamente a segurança dos trabalhadores e dos usuários da rodovia.

Buraco que causava transtorno na Ponte Marcelino Machado.
A princípio, cogitou-se bloquear a ponte por até três dias, a fim de se obter um melhor resultado, para isso o fluxo decrescente (quem entra na Ilha) seria desviado para a outra ponte. Mas depois, por conta da logística de sinalização a ser empregada, conclui-se pelo reparo sem a necessidade de bloqueio da Ponte Marcelino Machado. Os trabalhos foram iniciados na quinta-feira (14) e devem ser concluídos nesta sexta-feira (15). 

Um pouco de história

Faz um pouco mais de uma década que a Ponte apresentou problemas estruturais e corria risco de cair. O DNIT interditou a mesma e o acesso e saída passou a ser feito pela ponte sobre a estrada de ferro Benedito Leite, posto que a ponte de saída ainda não estava concluída. Foram dias e meses de muito sofrimento para ludovicenses e maranhenses que precisavam entrar e sair da Ilha. A Polícia Rodoviária Federal montou uma base móvel no local e fez o trabalho de orientação do trânsito naquele período. 

A Ponte Marcelino Machado foi construída na década de Sessenta. Até então, o acesso e saída de veículos de São Luís acontecia pela ponte da estrada de ferro Benedito Leite, construída na primeira metade do século passado.

Fonte: PRF

Nenhum comentário:

Postar um comentário