quarta-feira, 19 de julho de 2017

Com apoio do Governo do Estado, agricultores familiares comemoram aumento na produção de feijão

“Tirei uma produção que a gente fica admirado de ver", todo animado contou seu João Cícero do povoado Lago do Baiano do Município de Poção de Pedras. “Pra mim esse programa foi uma bênção de Deus. Fico emocionada porque a gente nunca tinha sido enxergada por nenhum governo. Tudo chegou no tempo certo, o dinheiro para arar e preparar a terra, a semente ainda no período chuvoso, acompanhamento dos técnicos e batedeira para debulhar o feijão”, emocionada declarou dona Maria Tereza do povoado Poço de Dentro do município de Igarapé Grande.

A felicidade estampada no rosto de seu João e de dona Maria tem nome, chama-se apoio à produção. Eles e mais 300 famílias em 16 municípios das regionais de Pedreiras, Bacabal e Presidente Dutra, estão sendo beneficiados com a cadeia produtiva do feijão, programa executado pelo governo do Estado por meio do Sistema de Agricultura Familiar, composto pela Agência Estadual de Pesquisa agropecuária e Extensão Rural (AGERP), Instituto de Colonização e Terras do Maranhão (ITERMA) e pela secretaria de Estado da Agricultura Familiar (SAF).

O objetivo da cadeia é dinamizar e fortalecer a agricultura familiar diminuindo o trabalho árduo dos agricultores familiares, por meio de técnicas muito simples, com introdução de inoculante, (para a fixação biológica de nitrogênio) que é responsável por aumentar a produção em até 30%. Cada beneficiário recebe fomento de R$ 2.700 reais para compra de adubo, calcário, plantadeira, análise de solo e o pátio de secagem.

Além do acompanhamento técnico os agricultores receberam batedeira para descascar o feijão. O equipamento tem melhorado a vida deles. Seu José, por exemplo, falou que a batedeira tem ajudado bastante. Antes do equipamento o trabalho era manual, demorado, além de ter muitos desperdícios. “Agora em poucas horas temos dez sacos de feijão batido e limpinho. Nossa vida melhorou muito”, enfatizou.

“A produção é um dos principais caminhos para o desenvolvimento do nosso estado. É dessa forma que o governo do Maranhão trabalha para dar dignidade e qualidade de vida aos agricultores familiares”, enfatizou o secretário da SAF, Adelmo Soares.

DIA DE CAMPO

Nesta segunda, 24, o governo do Estado, por meio do Sistema SAF, realizará um Dia de Campo da Cadeia produtiva do feijão - caupi, no município de Poção de Pedras para 200 agricultores.

O objetivo do evento é disponibilizar aos produtores tecnologias de fácil implantação na produção do feijão caupi como o uso do inoculante com estirpes da bactéria rizóbio, que misturados as sementes do feijão caupi, aumenta sua produtividade, não polui o meio ambiente, colaborando assim para a conservação dos recursos naturais. E também divulgar os resultados preliminares na Pesquisa com o inoculante, bem como integrar outros agricultores não beneficiários, abrangendo o maior número de pessoas e tendo um importante papel na vida do futuro desses agricultores.

Os municípios que fazem parte da cadeia do feijão são Bernardo do Mearim, Esperantinópolis, Igarapé Grande, Lima Campos, Pedreiras, Poção de Pedras, São Raimundo do Doca Bezerra, São Roberto, Trizidela do Vale, Joselândia, Santo Antônio dos Lopes, Capinzal do Norte, São Luís Gonzaga do Maranhão, Lago da Pedra, Lago do Junco e Lago dos Rodrigues. 

O Sistema Estadual de Produção e Abastecimento (Sepab) está conduzindo 10 cadeias produtivas no Maranhão, feijão, mel, caprinos e ovinos, mandioca, avicultura caipira, hortifruticultura (Baixo Parnaíba e Turiaçu), arroz, leite, mandioca e couro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário