quinta-feira, 9 de outubro de 2025

Ministro Barroso anuncia aposentadoria do STF oito anos antes do prazo; veja os cotados para vaga

Luís Roberto Barroso.
O ministro Luís Roberto Barroso anunciou, nesta quinta-feira (09), sua aposentadoria do Supremo Tribunal Federal (STF). O anúncio foi feito no fim da sessão do STF, que presidiu nos últimos dois anos, até a semana passada, quando passou o comando para o ministro Edson Fachin. Pela lei, ele poderia ficar na Corte até 2033, quando completará 75 anos — idade limite do funcionalismo público.

O ministro fez a declaração com voz embargada, se interrompeu algumas vezes para tomar água e brincou dizendo que, apesar disso, tinha se preparado para este momento. O ministro afirmou que é hora de tomar novos rumos, que ele não sabe quais são, mas indicou, por exemplo, que quer dedicar mais tempo à literatura.

DISPUTA

Os petistas e os ministros palacianos endossam o nome do advogado-geral da União Jorge Messias. Ele tem o respaldo de praticamente todo o PT. Já na cúpula do Senado, inclusive do presidente Davi Alcolumbre (União Brasil-AP), e entre alguns ministros do Supremo, o nome preferido é do senador Rodrigo Pacheco (PSD-MG). Outro concorrente é o ministro do TCU Bruno Dantas. O governo reconhece que haverá pressão para indicar uma mulher, mas esse não deve ser fator primordial para Lula porque ele não tem um nome para indicar agora.

APOSENTADORIAS

Após a saída de Barroso, o próximo ministro a deixar o Supremo por idade deve ser Luiz Fux, em 2028. Depois dele vêm Cármen Lúcia (2029) e Gilmar Mendes (2030).

Do G1.

Nenhum comentário:

Postar um comentário