![]() |
Momento da prisão do empresário. |
Além dele, também foram cumpridos mandados de prisão contra Leonardo Oliveira, conhecido como “Leo Gordim”, e contra Alandilson Cardoso Passos, namorado da vereadora Tatiana Medeiros. Os dois já se encontram no sistema penitenciário dos estados do Ceará e de Minas Gerais, respectivamente (saiba mais).
O ex-dono de uma revendedora de veículos, identificado como Marcus Vinícius, se apresentou à polícia nesta manhã e foi preso. Ao todo, foram cumpridos 42 mandados judiciais, entre prisões e buscas, em diferentes regiões de Teresina e em outros estados do país. Cerca de dez pessoas foram presas.
Em relação ao empresário preso, o delegado Samuel Silveira ressaltou que ele tinha forte ligação com a estrutura financeira da facção e vínculo direto com Alandilson Cardoso. “O Deivison seria envolvido com a lavagem de capitais, teria um envolvimento ainda com outro investigado, que é o Marcus Vinícius, ex-dono de uma empresa. Eles teriam sidos sócios, teria havido até uma situação de um planejamento um homicídio que acabou não se concretizando, por intervenção de outros integrantes do Bonde dos 40. Deivison é apontado como um dos que teriam vinculação direta com o Alandilson, encarregado da parte lavagem de dinheiro pertencente a essa organização criminosa”, acrescentou.
HIERARQUIA DA FACÇÃO
Preso desde setembro de 2024, Leonardo Oliveira da Costa, vulgo “Léo Gordim”, é apontado como o líder da facção criminosa Bonde dos 40 em três estados: Piauí, Maranhão e Ceará. Segundo o delegado Samuel Silveira, ele é fundador do B40 em Teresina. Na sequência da hierarquia está Alandilson Cardoso Passos, namorado da vereadora Tatiana Medeiros, que está presa desde 3 de abril deste ano. Segundo o Denarc, ele atua como operador financeiro e líder da facção em Teresina, sendo responsável por um esquema de lavagem de dinheiro.
O terceiro na linha de comando, conforme as investigações, é Valdecir da Silva Lima, o “Brizola”, apontado como um dos chefes da facção na zona norte de Teresina, especialmente na região da Santa Maria da Codipi. Ele foi capturado em junho de 2024, durante a Operação Denarc 31. Abaixo dos três principais estão os chamados “laranjas”, empresários responsáveis por empresas usadas na lavagem de dinheiro, além de investigados por tráfico de drogas.
Veja mais detalhes na reportagem da TV Meio Norte:
Do Portal Cidade Verde.
Nenhum comentário:
Postar um comentário