terça-feira, 11 de fevereiro de 2025

Polícia Civil do Maranhão apreende 75kg de cartilagens de barbatanas que seriam enviadas para China e outros países asiáticos

Material apreendido.
Um trabalho realizado pela polícia civil do Maranhão, através da Delegacia de Meio Ambiente (DEMA), resultou na apreensão de 75 quilos de cartilagens de barbatanas de tubarão e de 16 quilos de bexigas natatórias, que estavam por vários cômodos de um imóvel situado no bairro Jardim Turu, em São Luís. Todo o material estava acondicionado em sacos de fibra e caixas de isopor.

Segundo o delegado Lúcio Reis, da Delegacia de Meio Ambiente (DEMA), a prática do finning, que constitui na captura e extração apenas da barbatana e abandono do peixe mutilado, configura crime ambiental. As investigações preliminares apontaram que as barbatanas de tubarão estavam sendo enviadas à China e outros países asiáticos, onde o quilo, segundo dados, pode variar entre 200 e 500 dólares.

No imóvel, foram encontrados produtos químicos e petrechos o que leva a crer que o local era usado como base clandestina para beneficiamento das barbatanas e outros produtos de pesca, além anotações apreendidas dando conta de altos valores que podem estar por trás do suposto esquema ilegal. Ainda segundo o delegado, foram identificados e qualificados até o presente momento, dois responsáveis pelo material, que abandonaram a residência sem deixar paradeiro.

O Instituto de Criminalística (ICRIM) foi acionado para efetuar a incursão em conjunto com a equipe da DEMA, onde todo o material de origem marinha foi recolhido e encaminhado para os exames nos laboratórios da Perícia Oficial. Somente após o laudo da perícia complementar a ser emitido pelo ICRIM será possível a identificação das espécies mutiladas. Após liberado pelos peritos, todo material foi encaminhado para descarte/incineração.

Da Ascom PCMA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário