Kiara e Ernane, ao centro, exibem reconhecimento de paternidade. |
Um dos casos atendidos foi o de Kiara Freitas, de 31 anos. Ela descobriu recentemente que um homem morador da cidade vizinha de Nina Rodrigues era seu pai, Ernane Costa Goulart, e o convidou para participar de uma audiência de conciliação para reconhecimento espontâneo de paternidade. Após o reconhecimento com a homologação do acordo pela Justiça, pai e filha voltaram para casa felizes por solucionarem uma questão familiar com mais de 30 anos de espera. “A partir de hoje me chamo Kiara Freitas Goulart, já com o sobrenome do meu pai. É um dia muito feliz, só tenho a agradecer esse projeto maravilhoso que é a Conciliação Itinerante”, pontuou.
Ernane Goulart disse que encontrou um novo propósito para reconstruir o relacionamento com sua filha e fazer a diferença na vida dela. “Quando soube que ela era minha filha não pensei duas vezes em participar da audiência e fazer o reconhecimento espontâneo. Foi tudo muito rápido, já vou voltar para casa com toda a demanda solucionada”, disse.
A classe empresarial também aproveitou a presença da conciliação para buscar acordos com os clientes em atraso com as parcelas de crediário. David Aguiar representou uma loja de móveis e eletrodomésticos de Vargem Grande e elogiou a ação realizada pelo TJMA. “Trouxemos mais de 80 demandas que não tinham processo na Justiça e alcançamos quase 100% de acordos que garantem não apenas o valor do pagamento, mas restitui o crédito para o cliente voltar a comprar, movimentando a economia da cidade”, avaliou.
O projeto Conciliação Itinerante é coordenado Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (Nupemec/TJMA). Para o presidente do núcleo, desembargador José Nilo Ribeiro Filho, a ação efetivada em Vargem Grande foi exitosa com a resolução de diversas demandas que ainda não tramitavam na Justiça, bem como em audiências pré-agendadas em processos do fórum local. “Nossa avaliação é muito positiva em relação ao trabalho realizado durante os dois dias de Praça da Justiça”, disse.
O juiz coordenador do Nupemec/TJMA, Rodrigo Nina, explicou que uma parceria com a Câmara de Dirigentes Lojistas - CDL de Chapadinha, viabilizou a realização de audiências em demandas das lojas filiadas de Vargem Grande. “Com essa parceria conseguimos celebrar acordos, restabelecer crédito dos clientes e reduzir a inadimplência nas lojas, de modo a movimentar a economia local eliminando uma demanda que em breve poderia virar um processo judicial”, explicou.
Siga o canal do "Blog do Alpanir Mesquita" no WhatsApp
Nenhum comentário:
Postar um comentário